Novena, lavagem e Festa do Bonfim!


Divulgação (PMS)

“Jesus, o amado Senhor do Bonfim”. Este é o tema escolhido para a Festa do Senhor do Bonfim 2019, cuja novena teve início no dia 10 passado e só termina na véspera, sábado, da grande festa que será no próximo domingo. Mas antes tem a tradicional lavagem, quinta-feira, 17 de janeiro, em que baianos e turistas rendem homenagens ao Nosso Senhor do Bonfim seguindo em procissão, num percurso de 8 km, saindo da Igreja Conceição da Praia até a Basílica, que fica na “Colina Sagrada”, no bairro do Bonfim.

Neste ano que completa 265 anos, estimulados pela temática da paz, a festa do Bonfim 2019 trará novidades. Uma delas é uma bandeira branca, com cerca de 100 metros de comprimento, que será levada pelos fiéis durante todo o cortejo que acontece na quinta-feira do período festivo, próximo ano dia , data em que ocorre a Lavagem do Bonfim. Na ocasião, ao saírem da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, os devotos carregarão a bandeira e também poderão adquirir bandeirinhas semelhantes à maior, que serão vendidas na Basílica pelo valor de R$ 5.

Para o reitor da Basílica, padre Edson Menezes, “o tema escolhido para a Festa do Bonfim 2019 tem três motivações: primeiro uma motivação espiritual, rezar pela paz da cidade do Salvador, do estado da Bahia, do Brasil e do mundo inteiro; segundo, uma motivação cultural e procedimental: nós queremos valorizar a tradição do povo baiano de vestir branco para subir a ladeira da Colina Sagrada. Assim, vestiremos branco durante toda a programação da festa para participar das atividades pedindo, suplicando ao Senhor do Bonfim a paz”.

Os devotos que desejarem um Kit  Lavagem para acompanhar a procissão podem adquirir na Basílica do Bonfim, pois o dinheiro arrecadado com as vendas será destinado para o Projeto Bom Samaritano e para a manutenção desta festa. O kit completo para a 6ª edição da Caminhada de Corpo e Alma, que sairá da Conceição da Praia, antes do cortejo das baianas é composto pela camisa, boné, suporte e garrafa de água e custa R$ 38.

“Temos uma motivação solidária para ajudar na manutenção do nosso projeto social, a obra de misericórdia da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, que é a venda do ‘kit lavagem’, composto por uma camisa, um boné e uma garrafinha de água, que será abençoada quando nós chegarmos aqui na Colina”, completou o padre.

Programação

Prosseguem as novenas iniciadas no dia 10/01

14/01 – Segunda-feira – 14h – Concentração dos Enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 15h, presidida por Dom Estevam dos Santos Filho, Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

19h – Novena – 5º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, oferece-nos a sua paz (“A paz esteja convosco” – Jo20,2)

Pregador: Pe. Edmilson Santos da Costa, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ó, Paripe, Salvador-Bahia.

15/01 – Terça-feira – 14h – Concentração dos ministros extraordinários da comunhão eucarística de toda Arquidiocese para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 17h.

19h – Novena – 6º Subtema: Permanecendo em Jesus, o Senhor do Bonfim e amando –nos uns aos outros, teremos paz interior e cultivaremos a alegria de viver (“Amai-vos uns aos outros – Jo 15,12)

Pregador: Pe. Gilson Magno dos Santos, capelão da Capela Nossa Senhora da Vitória, Canela, Salvador-Bahia.

16/01 – Quarta-feira – 19h – Novena – 7º Subtema: Somente Jesus, o Senhor do Bonfim, concede-nos serenidade e a plena paz (“Jesus acordou, repreendeu o vento e disse ao mar: ‘Silêncio! Calma!’” (Mc 4, 40)

Pregador: Mons. Ademar Dantas dos Santos, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia.

Dia da Lavagem

Quinta-feira

17/01/2017 – Quinta-feira – Dia da Tradicional lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

8h – 6ª Caminhada da Conceição da Praia (Lavagem de Corpo e Alma).

Local de saída: Ao lado da Igreja de N. S. da Conceição da Praia

9h – Show de músicas religiosas no Adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção que será dada para o povo.

Após a chegada da Caminha, Pe. Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário, transmitirá da janela central da Basílica, uma mensagem, rezará com os fiéis uma oração pela paz e concederá a todos uma bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim. Lavagem do Adro da Igreja.

Sexta-feira

18/01 – 19h – Novena – 8º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim ensina que devemos perdoar sempre para experimentar e promover a paz (“ Devemos perdoar até sete vezes? Não te digo até sete vezes, mas setenta e sete vezes” – Mt 18, 22).

Pregador: Pe. Raimundo Mário de Santana, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Santo Amaro (BA).

Sábado

19/01 –19h – Novena – 9º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, prometeu e deu-nos a sua paz (Deixo-vos a minha paz, eu vos dou a minha paz” (Jo 14,27)

Pregador: Dom José Ruy Gonçalves Lopes, Bispo da Diocese de Jequié (BA)

DIA DA FESTA

20.01.19 – Domingo

5h – Alvorada

Horários das missas: 5h, 6h, 10h, 11h e 15h.

7h30 – Missa Solene presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj – Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil

No final da missa, o Arcebispo Metropolitano dará a Bênção Apostólica, com Indulgência Plenária.

Atenção: Não haverá celebração de batizados

16h – Procissão dos três pedidos.

Local de saída: Igreja dos Mares.

Na chegada à Colina, ritual para que os fieis façam seus três pedidos. Encerramento com oração pela paz, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

História e Requalificação na Colina Sagrada

Foto Oquefazernabahia

Quem for demonstrar a fé e devoção na tradicional Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (17), na Cidade Baixa, vai encontrar um ambiente diferente na Colina Sagrada. A Praça do Largo do Bonfim, que fica próxima ao Santuário da Basílica do Bonfim, está completamente repaginada após as obras de requalificação da Prefeitura Municipal de Salvador.

As mudanças vão ressaltar ainda mais a beleza e a história de uma festa que, ao completar 265 anos, é considerada a maior manifestação popular religiosa da Bahia e uma das maiores do Brasil. De acordo com historiadores, o culto ao Nosso Senhor do Bonfim começou em 1745, quando a imagem do santo foi trazida pelo capitão português Teodósio Rodrigues de Farias, ao cumprir uma promessa que fez depois de ter sobrevivido a uma forte tempestade. As homenagens, no entanto, iniciaram de fato em 1754, ano em que a imagem foi transferida da Igreja da Penha, em Itapagipe, para a sua própria igreja, construída na Colina Sagrada.

A lavagem do adro da Basílica teria começado a partir dos moradores da região, como preparação para a Festa do Bonfim. Por achar que o ato tinha assumido um caráter festivo exagerado e não-condizente com o local santo, a lavagem no interior do templo foi proibida em 1890 pelo Marquês de Santa Cruz, Dr. Manuel Victorino Pereira, chefe do governo provisório na época. Após a decisão, adeptos do candomblé começaram a fazer o cortejo para lavar as escadarias, reverenciando Oxalá – orixá correspondente ao Senhor do Bonfim.

A tradição acontece sempre na segunda quinta-feira após a Festa de Reis (6 de janeiro). Antes realizada apenas no Bonfim, a festa foi transformada em cortejo que parte da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, com a realização de uma celebração ecumênica. Em seguida, por quase 8 quilômetros, católicos e adeptos do candomblé fazem a caminhada até a Colina Sagrada, puxada pelo grupo das baianas, animada por grupos culturais e colorindo de branco as ruas da Cidade Baixa .

Depois da cerimônia religiosa, é a vez da parte profana entrar em cena, com as barracas montadas no entorno do Bonfim, muita música e manifestações culturais. Os festejos são encerrados com a também tradicional Segunda-Feira Gorda, no bairro vizinho da Ribeira.

Divulgação. Max Haack (Secom)

Serviços municipais – Para garantir o conforto e o ordenamento da festa, a Prefeitura monta um esquema especial que envolve serviços de diversos órgãos municipais. Durante o período da festa, são realizadas ações de ordenamento do trânsito e transporte, proteção ao patrimônio público, saúde, credenciamento de grupos culturais, ordenamento do comércio informal, controle da poluição sonora, combate à publicidade irregular, vistoria de aspectos estruturais no percurso do cortejo, limpeza, proteção ao patrimônio público e combate à violência.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.