‘Uma Noite para João…Donato’ celebra obra do compositor acreano


Espetáculo tem Alexandre Leão, Joatan Nascimento, Jussara Silveira, foi criado exclusivamente para a Temporada 2023 da Estação Rubi e volta a cartaz

Em outubro de 2019, nasceu o projeto Uma Noite Para João para reverenciar a obra do baiano de Juazeiro, João Gilberto, que revolucionou o mundo com seus acordes, a bossa nova e um repertório inigualável. A apresentação reuniu dois artistas baianos, o cantor, compositor e músico Alexandre Leão e o professor da Ufba, integrante da Osba e trompetista Joatan Nascimento.

Agora, o projeto ganha adaptação especial para a obra de outro João, acreano, músico e compositor de inúmeros sucessos brasileiros: João Donato. O novo show, que conta também com a participação da cantora Jussara Silveira, foi pensado especialmente para a pauta da Estação Rubi.

Depois de um fim de semana de casa cheia, Uma Noite Para João…Donato volta aos palcos nos dias 20 e 21 de outubro, às 20h, na Estação Rubi, no Wish Hotel da Bahia, com um repertório de clássicos de Donato, como A Paz (João Donato/Gilberto Gil), Até Quem Sabe (João Donato/Lysias Ênio), A Rã (João Donato/Caetano Veloso), Naquela Estação (João Donato/Caetano Veloso/Ronaldo Bastos), Surpresa (João Donato/Caetano Veloso), Emoriô (João Donato/Gilberto Gil), Simples Carinho (João Donato/Abel Silva), Nasci para Bailar (João Donato/Paulo André Barata), dentre outras.

Andrezão Simões, produtor e diretor artístico do espetáculo, conta que era para o projeto acontecer uma única vez, mas as apresentações se multiplicaram ao longo dos anos. “Veio novo convite do Rubi para 2023 e com a partida de João Donato, em 17 de julho deste ano, resolvemos seguir na mais nobre essência, de João para João e convidamos a elegância da querida intérprete Jussara Silveira para se unir ao grupo e seguirmos em tributo à memória da música brasileira”.

Os três ressaltam a importância de Donato para a música brasileira. Um “grande melodista, de balanço sem igual”, evoca Jussara. “João Donato une o simples e o sofisticado, Brasil e Cuba, o antes e o pós bossa nova”, ressalta Leão, seguido de perto pelo olhar do companheiro de palco, que complementa garantindo que este aspecto de João prescinde de erudição desnecessária. “O simples, na sua música – que não significa fácil -, é de uma expressividade que impacta, emociona e cativa” – explica Joatan.

Nesta segunda adaptação do espetáculo, João Américo, renomado profissional da sonorização baiana, segue convidado para abrir as noites, como ilustre mestre afetivo de cerimônias. No palco – para acompanhar Alexandre, Jussara e Joatan -, Will Wagner Waguinho (bateria), Israel Ramos (baixo) e Isaias Rabelo (piano).

Estação Rubi – O projeto Estação Rubi está de volta com a Temporada 2023, mostrando a pluralidade da sua curadoria, sempre com propostas musicais sofisticadas e diferenciadas, e desta vez concentrando sua programação nos meses de setembro a dezembro deste ano.

A seleção de shows tem também uma semana internacional, que vai do grupo canadense The Payadora Tango Ensemble, com o show Silent Tears: The Last Yiddish Tango – uma apresentação poética baseada em testemunhos e escritos de mulheres que foram vítimas de violência durante o holocausto – ao jazz refinado da italiana Mafalda Minnozzi, que comemora 35 anos de carreira e estará acompanhada pelo guitarrista novaiorquino Paul Ricci.

A Estação Rubi traz ainda o encontro de dois virtuoses: o guitarrista baiano Armandinho Macêdo e o violonista franco-brasileiro Marcel Powell, que se reúnem para homenagear Baden Powell, pai de Marcel e considerado o maior violonista brasileiro de todos os tempos.

A ideia da dupla é misturar as linguagens musicais, onde a fantástica escola violonística de Baden, habilmente trazida com maestria por Marcel, se funde com a linguagem dos trios elétricos da Bahia criada por Dodô e Osmar, e continuada com genialidade por Armandinho.

O projeto Estação Rubi é uma produção da Nace – Núcleo de Ações Culturais Estratégicas e conta com apoio da Eletromidia Salvador, TV Bahia, GFM 90.1, ibahia, Shopping Barra, Nova Brasil e Wish Hotel e Resorts.

Toda a programação – com dias, horários e valores – pode ser encontrada no site estacaorubi.com.br.

*Vendas pelos telefones WhatsApp: (71) 9922-4545 e 9692-4546.

Serviço:

O quê: Uma Noite para João…Donato – Alexandre Leão, Joatan Nascimento, Jussara Silveira

Onde: Estação Rubi – Wish Hotel da Bahia

Quando: 20 e 21 de outubro de 2023

Horário: 20h

Valor: couvert-artístico R$ 130

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.