Exposição “As Cores no Cangaço” do artista iraraense João Martins


Fotos: Divulgação

A capital baiana recebe a exposição “As Cores no Cangaço”, do artista plástico iraraense João Martins, com 21 obras inéditas que apresentam o lado humano e antropológico da cultura do Cangaço, com seus hábitos e costumes, roupas e utensílios que conferem aos cangaceiros e cangaceiras uma imagem ao mesmo tempo forte e colorida. A exposição fica até 15 de outubro,  na Sala Carlos Bastos, no Teatro Módulo, no bairro da Pituba, aberta para visitação com entrada gratuita.

Conhecido como “O Poeta da Cor”, João Martins desenvolveu as peças desta coleção a partir de pesquisas realizadas em obras e documentos de diversos historiadores que retratam essa importante parte da história e cultura nordestinas. “É a partir desse sentimento poético, inspirado no Cangaço, que procurei mostrar o aspecto figurativo do Sertão de sempre, tanto histórico, quanto festivo, numa linguagem colorida e alegre, entre bandeirolas, sanfonas e mandacarus, que compõem o bonito e típico cenário da Caatinga, com suas frutas e passarinhos”, destaca João Martins.

As obras retratam esse universo do Cangaço, formado por homens e mulheres comuns que se insurgiram, por volta da primeira metade do século XX, contra a opressão, os latifúndios, a injustiça social, e a dura realidade do Sertão nordestino. Porém, a coleção apresenta outro lado dos temíveis cangaceiros, que eram também vaidosos, gostavam de festas, danças, e demonstravam muita religiosidade, apesar do banditismo rural que amedrontava os fazendeiros e todo o povo sertanejo. “É esse o meu contexto artístico e onírico sobre o Cangaço, que apresento nessa exposição com todas as cores da minha poesia”, concluiu o artista João Martins.
Entre os destaques da exposição, como não poderia deixar de ser, estão as duas figuras mais emblemáticas desse movimento sertanejo: Lampião e Maria Bonita. Líder do bando, o corajoso alfaiate Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, era também um homem ligado às artes, que tinha bom gosto, criatividade e um estilo próprio nas costuras e bordados, roupas e utensílios, figuras e símbolos que ele criava com muito apuro estético, e que viraram marca registrada de seu bando.

A exposição destaca também a presença marcante de Maria Bonita, a musa e companheira de Lampião, que foi a primeira mulher a entrar para o bando de cangaceiros, transformando-se numa figura notável do Cangaço. Além de bonita, ela era também muito vaidosa, gostava de jóias, enfeites e perfumes. Tão valente quanto afeiçoada, submissa e empoderada, ela entrou para a história como a Rainha do Cangaço.

Sobre João Martins – Artista Plástico, João Martins nasceu em Irará-BA, e estudou Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da UFBA. Fez sua primeira exposição individual intitulada “A Poesia das Cores”, em 1998, e no ano seguinte fez a exposição “Cores Poéticas”, ambas na Galeria da Casa do Comércio, em Salvador. Ainda em 1999, fez a exposição “Irará em Mim”, em Irará.

Em 2001, fez a exposição “Calendários”, em Salvador. Em 2002, representou o Brasil na Itália no XXII FESTIVAL LATINO AMERICANO DE ARTE, em Milão, com a Coleção “Cores do Brasil”, e na exposição coletiva COLORI IN FESTA AREZANO, em Gênova. Em 2007, fez parte do projeto Arte Sofitel-Galeria Prova do Artista, com a exposição “Curumins e Passarins”, em Costa do Sauípe, depois na Aliança Francesa de Brasília (2007) e em Irará (2009). Em 2009, fez a exposição “As Cores dos Orixás”, no Teatro XVIII, no Pelourinho, também na capital baiana, e levou a exposição “A Poesia das Coisas” para Feira de Santana-BA.

João Martins participou também de inúmeras exposições coletivas, dentre as quais “O Encontro dos Sete Caminhos” (2001), na Galeria do Farol da Barra, Salvador-BA; Exposição Comemorativa aos 500 anos do Descobrimento da Baía de Todos os Santos (2001), em Salvador-BA; exposição coletiva “Arte Contemporânea”, na Galeria Prova do Artista, em Salvador-BA (2007).

Também pela Galeria Prova do Artista, participou da Exposição Coletiva “A Mão Afro da Bahia” (2008), no IRDEB; exposição coletiva “Grandes Artistas da Bahia em Pequenos Formatos no Museu Regional de Arte”, em Feira de Santana-BA; exposição em homenagem ao escritor baiano JOÃO UBALDO, em Itaparica-BA; e, em 2019, participou da Semana Nacional nos Museus com a Coleção “Mãos ao Barro”, na exposição “Saberes e Sabores de Irará”, no Museu Udo Knoff, em Salvador.

Serviço

O quê: Exposição da Coleção AS CORES NO CANGAÇO, do artista João Martins

Visitação: 06 a 15 de outubro de 2023

Terça a sábado: 15h às 19h

Domingo: 9h às 13h

Onde: Sala Carlos Bastos, Teatro Módulo (Avenida Magalhães Neto, 1177, Pituba, Salvador/BA)

Quanto: Gratuito

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.