X Festival de Dança de Itacaré até dia 11



A décima edição do Festival de Dança Itacaré tem início neste sábado (05) e segue até a próxima sexta-feira (11) celebrando o tema “Experiências dançantes”. Na programação, totalmente gratuita, estão oficinas, espetáculos e performances de artistas da Bahia, Piauí, Ceará, Minas Gerais e São Paulo, que irão trazer as suas expressões por meio de diferentes estilos de dança.

O evento terá início em Ilhéus, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, onde acontecerá o lançamento presencial do documentário “Tenho ouvido pra dançar” (direção: Victor Quixabeira e Souza), no dia 05 às 18h, e a apresentação do espetáculo resultante da oficina-espetáculo “Estrutura: Espaço em processo(s)”, facilitada por Bel Souza e Cecília Carvalho (Palmeiras/BA), no dia 06, às 20h.

A partir do dia 07, Itacaré se torna palco do Festival, iniciando a programação com a exibição do mesmo documentário e seguindo com a realização de duas oficinas-espetáculos – que criarão suas apresentações finais durante as aulas – além de mais cinco trabalhos cênicos e de três performances de rua ou espaço alternativo. O Centro Cultural Porto de Trás, ruas, praças e praias de Itacaré serão cenário da programação, ampliando as possibilidades de ocupação de novos espaços da cidade.

Este ano, o evento volta à modalidade presencial, depois de ter sido realizado duas vezes no formato on-line. A comemoração das 10 edições começou já em setembro, quando, graças ao potencial do Festival, a idealizadora Verusya Correia foi a única brasileira no Programa Internacional de Visitantes Internacional Tanzhaus NRW 2022, organizado pela NRW Landesbuero Tanz, na cidade de Düsseldorf, na Alemanha.

“Há de imaginar, eu imaginei. Porém para que a nossa imaginação se transforme em projeto real, são necessárias várias articulações. Nesses 14 anos de realização, agradeço a cada pessoa, instituição, local, profissional, artistas, espaços que acreditaram, que esteve junto com o Festival em algum momento. O nosso evento mostra que é possível imaginar e realizar”, comemora Verusya.

Acesse a programação completa em https://festivaldedancaitacare.com.br/ANO-X/. O X Festival de Dança de Itacaré é uma realização da Associação Comunidade Tia Marita, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Itacaré e da Casa Ver Arte. Tem apoio financeiro do do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Acompanhe as redes sociais em @festivaldedancaitacare.

Serviço

O quê: X Festival de Dança Itacaré.

Onde: Ilhéus e Itacaré, Sul da Bahia.

Quando: De 05 de 11 de novembro de 2022.

Saiba mais: Mais informações em https://festivaldedancaitacare.com.br/ANO-X/ e nas redes sociais @festivaldedancaitacare.

Realização: Associação Comunidade Tia Marita.

Apoio institucional: Casa Ver Arte.
Apoio: Prefeitura Municipal de Itacaré.

Apoio financeiro: Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.