Programação especial virtual dos 40 anos do BTCA


DesFace. Foto Paula Berbert/Divulgação

Há quatro décadas, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) vem marcando seu nome nas artes da Bahia e do Brasil. No dia 1º de abril, justo no mês em que se aclama o Dia Internacional da Dança (29 de abril), a companhia oficial de dança do estado completa 40 anos de trajetória, com um portfólio que inclui uma série de espetáculos de sucesso, turnês nacionais e internacionais, além de importante contribuição para a formação e qualificação de gerações de artistas da dança.

Num momento tão difícil da pandemia da Covid-19, o BTCA realiza, durante o mês de abril, as suas comemorações na internet e televisão, com exibições de espetáculos e documentário no YouTube e TVE Bahia, além de bate-papos especiais com os bailarinos-fundadores do BTCA e uma ação que festeja a companhia junto com o público, bem como a manutenção de suas tradicionais aulas abertas e do LAB BTCA.

Criado no ano de 1981, o BTCA é um corpo artístico estável mantido pelo Teatro Castro Alves (TCA), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Para Wanderley Meira, diretor artístico do BTCA desde 2019, os 40 anos são uma idade com senso de maturidade, de reflexão sobre o lugar da companhia enquanto instituição pública.

“Para além desse histórico de realização de grandes espetáculos que representam a Bahia e o Brasil em circulações nacionais e internacionais, o que é muito importante, o BTCA busca ampliar suas relações com os artistas baianos independentes e com o interior do estado, compartilhando seus produtos artísticos, mas também a experiência construída ao longo desse tempo”, reflete.

Moacyr Gramacho, diretor geral do TCA, aponta que, de todas as transformações que acompanhou neste corpo, uma das mais revolucionárias foi a tomada de consciência da importância social que o Balé possui. “Estes anos recentes de atividades do BTCA, inclusive neste momento da pandemia, deixam claro que o TCA e o seu corpo artístico querem ver a casa atravessada por artistas de todo o país, principalmente da Bahia, compartilhando e vivenciando os conhecimentos construídos coletivamente”, comenta ele.

“Ser uma companhia pública é algo que exige responsabilidades guiadas pela democratização e pelo posicionamento de vanguarda. Isto vem sendo assumido de forma muito sólida e comprovada”, completa. Nas ações online, por exemplo, o BTCA atingiu todos os macroterritórios da Bahia, expressando sua força e potencial. Antes da interrupção pandêmica, em 2019, a companhia também circulou para além de Salvador, em cidades baianas a exemplo de Itabuna, Feira de Santana, Morro do Chapéu, Igaporã e Vitória da Conquista.

Pés a Pés. Foto por Aline Valadares/Divulgação

Já Rose Lima, diretora artística do TCA, que também atuou como diretora do BTCA no ano de 2009, vê a chegada aos 40 anos como a expressão da solidez e consistência do trabalho desenvolvido pelo Balé ao longo da sua história. “Vários bailarinos e coreógrafos passaram por esse corpo artístico, que sempre está assimilando muitas perspectivas artísticas para apresentá-las numa coerência de trabalho. Coreografias de sucesso, reflexões criativas, parcerias institucionais, atividades formativas para outros artistas da dança: tudo isso compõe a maneira com que o BTCA instiga a criação de dança na Bahia e no Brasil”, sintetiza.

VOLTANDO AOS PALCOS – A TVE Bahia vai exibir os espetáculos que a companhia oficial de dança da Bahia e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) encenaram dentro do projeto “Voltando aos Palcos”, do TCA. Os dois corpos artísticos se uniram para a criação de seis obras inéditas, realizadas na Sala do Coro do TCA e transmitidas ao vivo entre outubro e dezembro. As montagens voltam à programação televisiva para ofertar arte aos telespectadores na temporada de celebração do #BTCA40anos. Durante o mês de abril, as peças poderão ser vistas sempre aos sábados, 18h30, com reprise aos domingos, às 20h, pelo canal e pelo portal www.irdeb.ba.gov.br/tveonline.

O primeiro espetáculo escalado, nos dias 3 e 4, é “desFace”, com criação coreográfica de Fátima Berenguer e que reúne no elenco os bailarinos Douglas Amaral, Fernanda Santana, Joely Pereira, Mirela França e Ruan Wills junto aos músicos Francisco Roa (violino) e Serghei Iurcik (viola). O trabalho mergulha nas diversas proteções que usamos para distrair os que nos cercam, frutos de desejos reprimidos e abafados por medo do julgamento. Em “Atravessar”, nos dias 10 e 11, amor e presença surgem numa concepção coreográfica de Dina Tourinho, com assistência de Rosa Barreto e Dayana Brito, tendo no elenco os bailarinos Cristian Rebouças, Dayana Brito, Fátima Berenguer, Fernanda Santana, Mônica Nascimento e Rosa Barreto e o violoncelista Thomaz Rodrigues.

Para os dias 17 e 18, “Cria” é palavra pequena que carrega uma mágica: além de ser verbo e sujeito, tem o poder de mudar o mundo. Tem criação e interpretação das dançarinas Dayana Brito e Mirela França, acompanhadas de quarteto de cordas da OSBA – Francisco Roa e Eduardo Salazar (violinos), Laís Guimarães (viola) e Guilherme Venturato (violoncelo). Além disso, o espetáculo “Pés a Pés” também compõe a programação destes dois dias, numa homenagem aos griôs tropicalistas, com coreografia dos dançarinos Jai Bispo e Paullo Fonseca e quinteto de cordas da OSBA: Thiago Neres (viola), Luiz Daniel Sales (violoncelo), Gabriel Couto (contrabaixo), José Fernandes e João Campos (violinos),

Atravessar. Foto por Inara Rosas/Divulgação

Fechando a temporada, nos dias 24 e 25, uma dobradinha de “Entre a minha mão e a sua há mais que um abraço” e “Umbigo”. O primeiro trabalho expande o sucesso de “Um Concerto para o Guarda-Roupa”, em que o maior equipamento de cultura da Bahia realizou um vídeo, com já mais de 33 mil visualizações apenas no YouTube, para homenagear artistas, profissionais e públicos das artes, como um abraço de acolhimento e reverência para todos que escreveram e escrevem a história do TCA e da cultura da Bahia. O elenco é o mesmo: os bailarinos Jai Bispo e Luiza Meireles e os músicos Eduardo Torres, piano, e Mário Soares, violino, desdobram este abraçar.

Já “Umbigo”, com criação de Wanderley Meira e Rosa Barreto e assistência de coreografia de Mônica Nascimento e Ticiana Garrido, tematiza a maternidade: uma investigação sobre o corpo feminino, que é passagem para a vida e, por esse motivo, cheio de mitos, mistérios e conceitos sociais, religiosos e culturais. No elenco, estão os bailarinos intérpretes Cristian Rebouças, Joely Pereira, Maria Ângela Tochilovsky, Marcos Napoleão, Lila Martins e Rosa Barreto, sob a perspectiva musical da spalla e violinista da OSBA Priscila Plata Rato, com participação do artista Marcelo Jardim.

DOMINGO NO TCA: MEMÓRIAS EM MOVIMENTO – O Domingo no TCA de abril, no dia 4, será especial #BTCA40 anos, com a exibição do documentário “Memórias em Movimento – A História do Balé Teatro Castro Alves”. O filme, com direção de Giovani Lima, ficará disponível a partir das 11h, no canal do TCA no YouTube (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial) e, nesta mesma hora, será exibido na TVE Bahia, que fará reprise em 9 de abril, sexta, às 20h, pela televisão e pelo portal www.irdeb.ba.gov.br/tveonline.

A narrativa de 90 minutos acompanha a trajetória da primeira companhia oficial de dança do Norte-Nordeste. “Memórias em Movimento” parte da contextualização da cena artística do final dos anos 1970, abordando a força da dança como expressão e o que representou o surgimento do BTCA para a cultural local, com a consolidação de um cenário de profissionalização em dança.

“Memórias em Movimento” tem produção da Malagueta Filmes, com roteiro de Eduardo Costa, direção de fotografia de Rogério Sampaio, montagem de Xande Mendonça, trilha sonora de Luizinho Assis e produção executiva de Cid Andrade, Gabriel Pires e Aline Fontes. A obra foi produzida para o Canal Curta!, financiada pela Ancine através do FSA/BRDE.

Audição BTCA 1981. Foto Acervo BTCA

BATE-PAPO DOS PÉS À CABEÇA: ESPECIAL 40 ANOS – A série “Bate-papo dos Pés à Cabeça” ganha edição especial #BTCA40anos com a participação dos quatro bailarinos-fundadores da companhia. Wanderley Meira, diretor artístico do BTCA, ficará à frente da mediação dos encontros online, nas sextas de abril, às 19h, com transmissão ao vivo no canal do Balé no YouTube (www.youtube.com/BaleTeatroCastroAlvesBTCA). A agenda seguirá a ordem alfabética de bailarinos, estreando em 9 de abril, com Anna Paula Drehmer; na semana seguinte, dia 16, será a vez de Evandro Macedo; já a terceira edição, no dia 23, conta com Konstanze Mello; encerrando a série, Paullo Fonseca, em 30 de abril.

Na proposição deste formato, os artistas engajam reflexões em conversas descontraídas ao vivo pela internet, discutindo aspectos técnicos da linguagem da dança, além de pensamentos e conceitos que compõem a estética ou a prática do BTCA. Durante a transmissão, o público tem a possibilidade de interagir, enviando suas perguntas que serão lidas pelo mediador.

MOMENTO #BTCA40anos – Ao longo de todo o mês de abril, a campanha “Momento #BTCA40 anos” ocupa os perfis do Balé nas redes sociais (@btca.oficial no Instagram e no Facebook). A iniciativa busca trazer à tona momentos afetivos do público com a companhia, além de declarações dos bailarinos do BTCA e pessoas que já trabalharam com o corpo artístico. O público poderá gravar depoimentos de até dois minutos de duração, que passarão por curadoria e entrarão na programação de homenagens que ocuparão as plataformas digitais do BTCA.

AULAS ABERTAS – Esta é uma atividade tradicional: todos os meses, os dançarinos do BTCA compartilham seus conhecimentos em aulas públicas, atualmente desenvolvidas em ambiente digital. As turmas são voltadas a pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, com 10 vagas cada, sempre iniciadas às 15h. Em abril, as segundas-feiras são de Balé Clássico, com Leonard Henrique. Nas quartas, mais uma vez Balé Clássico, com Anna Paula Drehmer. Nas quintas-feiras, Pilates com Ticiana Garrido. Para participar, é necessário garantir lugar, por ordem de inscrição, no dia de cada aula, através de link disposto das 9h às 11h nas redes sociais do BTCA.

LAB BTCA – O Laboratório BTCA de Criação e Realização em Artes Cênicas (LAB BTCA), projeto de extensão do Balé Teatro Castro Alves, acontece há mais de 10 anos e visa a contribuir com a formação empreendedora de artistas. As aulas proporcionam aos participantes a experiência de criação de um produto artístico, incluindo as dinâmicas de gestão e produção. Neste mês de abril, uma edição especial acontece com foco na cidade de Santo Antônio de Jesus, na Bahia, em parceria com a Coordenação de Dança da Funceb e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude de Santo Antônio de Jesus. Os bailarinos do BTCA orientam artistas do município em construções de pequenos solos com a temática “O Espaço do Eu”.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.