Radiocast: 1ª temporada concluída com 10 episódios


Luciano Matos. Foto de Aila Cabral/Divulgação

Neste ano de tantos desafios para o setor da cultura, o Radioca se aventurou a crescer. Combo de investigação da música brasileira, o selo baiano já se apresentava como um programa de rádio, no ar desde 2008 pela Rádio Educadora FM Bahia, e como um festival anual, realizado desde 2015, em Salvador, e expandiu em 2020 o seu lema, “A música que você ainda vai ouvir”, também para podcast, dando vida ao Radiocast.

Para ouvir (e ver) o Radiocast, o canal do YouTube do Radioca é o www.youtube.com/festivalradioca. Os links em variadas plataformas estão em https://anchor.fm/radiocastbahia.

Numa primeira temporada que perdurou de julho a dezembro, foram produzidos dez episódios, sempre lançados em transmissão de vídeo ao vivo via YouTube para depois virarem conteúdo de áudio nas plataformas de streaming. A cada edição, convidados especiais conversam com membros do time curador: o jornalista Luciano Matos, os músicos Roberto Barreto e Ronei Jorge e a produtora Carol Morena.

No propósito de vasculhar informações, novidades, produções e assuntos em debate da cena musical nacional, o Radiocast foi iniciado com o episódio #00, “Quem somos, o que somos e de onde viemos”, em que o quarteto dirigente conta sobre a nova proposta e sobre os planos desenvolvidos pelo Radioca.

A temporada se formou então com a edição #01, que recebeu a cantora, compositora, atriz e produtora Larissa Luz; a #02, que tematiza rádio e podcasts em “Nas ondas do dial e no mundo da nuvem”, recebendo Dani Souza, comunicóloga, locutora e professora, e Tony Alex, editor-chefe do portal e podcast “Tenho Mais Discos que Amigos!”; a #03, com a participação de Kiko Dinucci, músico, compositor e produtor, fundador dos grupos Metá Metá e Passo Torto; a #04, “Por onde anda o rock”, com a produtora, curadora e musicista Ana Morena e o músico Gabriel Thomaz, da banda Autoramanas;

A #05, com a multiartista Karina Buhr; a #06, com o tema “‘Link na Bio’: A influência das mídias sociais na carreira musical”, reunindo o comunicador Caio Braz, a cantora e compositora Josyara e o estrategista de marketing digital Martín Giraldo; a #07, com o cantor e compositor Teago Oliveira, líder da banda Maglore; a #08, “A música fora do mainstream nas primeiras duas décadas do século XXI”, com o cantor, compositor e produtor Rômulo Fróes e o jornalista e pesquisador GG Albuquerque; a #09, com o time curador falando de “Discos e artistas: um balanço da música brasileira contemporânea no início do século XXI”; e fechando com a #10, num bate-papo com a cantora e compositora Xenia França.

Os episódios, além dos convidados principais, incluem quadros que permitem intervenções de outros artistas e profissionais da cultura, a exemplo do “Interferências”, no qual fazem perguntas, relatos ou comentários a respeito do tema abordado ou do entrevistado do dia, e o “Dicas”, em que apresentam sugestões de músicas, discos, séries, podcasts, filmes, livros etc.

www.radioca.com.br

www.facebook.com/radiocabahia

www.instagram.com/radioca_

www.youtube.com/festivalradioca

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.