4º Festival de Teatro Interior da Bahia, em Jequié


Fotos divulgação

O público jequieense prestigiou com casa cheia ontem (10/02) a abertura do 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia. A cerimônia aconteceu no Centro de Cultura ACM e deu início à mostra competitiva que acontece na cidade de hoje (11/02) até a próxima sexta (14/02), num total de oito apresentações teatrais, além de mesas redondas, oficinas, rodas de conversa e lançamento de livro.

Jequié foi escolhida, juntamente com Barreiras e Camaçari, para ser sede da circulação desta edição do festival, etapa em que os doze espetáculos selecionados apresentam-se a preços populares – quatro montagens em cada cidade – e são avaliados pela comissão julgadora, a fim de que cinco sejam escolhidos como finalistas para o Prêmio Braskem na categoria “Espetáculo do Interior”.

Uma exposição no foyer do Centro de Cultura ACM, espaço cultural administrado pela SecultBA, reforça as boas-vindas ao festival. A mostra faz uma homenagem ao teatro de Jequié, representado pelas trajetórias do produtor cultural Astro Brayner, do diretor de teatro Ricardo Barnabé e da atriz Virgínia Pimentel. Brayner e Barnabé foram homenageados durante a cerimônia de abertura, após a apresentação do espetáculo O Teatro é de Cordel, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2018

O 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia tem patrocínio da Braskem e Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura, e apoio institucional do Sindicato dos Artistas e Técnicos (Sated) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Realização Polo Cultural Marketing e Produções e marketing cultural da Caderno 2 Produções Artísticas.

Programação – Das doze montagens selecionadas, a mostra competitiva em Jequié recebe quatro delas, Quebranto (Juazeiro), Rosas Negras (Alagoinhas), Festa na Fé (Vitória Da Conquista) e Construção (Lauro De Freitas).

Quebranto se apresenta hoje (11), 16h, e amanhã (12), 19h. Já Construção abre as cortinas hoje (11) 19h, e amanhã (12), 16h. Quinta e sexta-feira (13 e 14), entram em cena Rosas Negras (dia 13, 16h e dia 14, 19h) e Festa na Fé (dia 13, 19h e dia 14, 16h).

Mesas redondas, debates e rodas de conversa convidam a comunidade de atores e produtores da cidade a refletir sobre temas importantes, como Dramaturgia Contemporânea, Sistema Municipal de Cultura – Realidade e Desenvolvimento e Formação e Produção de Teatro no Interior da Bahia.

Programação

Mostra Competitiva I Centro de Cultura ACM

Quebranto I 11/02 | 16h e 12/02 | 19h

Construção I 11/02 | 19h e 12/02 | 16h

Rosas Negras I 13/02 | 16h e 14/02 | 19h

Festa Na Fé I 13/02 | 19h e 14/02 | 16h

DEBATES I Centro de Cultura ACM

11 de fevereiro | 14h30

Mesa Redonda: Dramaturgia Contemporânea

Prof. Uendel Silva (UESB) e Prof. Hayaldo Copque (UESB)

12 de fevereiro | 14h30

– Roda de Conversa: Formação e Produção de Teatro no Interior da Bahia

Representantes da UNEB, UESB, UFBA, UFOB e Sated

– Lançamento do Livro “Dionísio pelos trilhos do trem – Circo e Teatro no Sertão do Brasil”

Prof. Reginaldo Carvalho da Silva (UNEB – Senhor do Bonfim)

13 de fevereiro | 14h30

Mesa Redonda: Sistema Municipal de Cultura – Realidade e Desenvolvimento

Representantes da Prefeitura Municipal, UESB e SATED Bahia

14 de fevereiro | 14h30

Ações Artísticas: Performances dos alunos da UESB

OFICINAS:

Oficina Teatro Físico

Período: 11 a 13 de fevereiro – 9h as 13h

Facilitador: Fábio Vidal

Oficina En.Cena.Ação

Período: 11 a 13 de fevereiro – 9h as 13h

Facilitador: Luis Antônio Sena Jr

Oficina de Produção Cultural

Período: 11 a 13 de fevereiro – 9h as 13h

Facilitadora: Lú Barretto

Oficina Teatro Físico Período: 11 a 13 de fevereiro – 9h as 13h

Facilitador: Fábio Vidal

SINOPSES:

Quebranto (Juazeiro)

A performance Quebranto é um monólogo, inspirado na seleção de poemas do livro, feita pelo ator e diretor teatral Elder Ferrari, que trará aos palcos uma apresentação visceral, carregada de símbolos poéticos, numa profusão de sentimentos que vão arrebatar o público. O projeto conta ainda com a participação musical de Mariano Carvalho e pinturas de Iehoshua Iahueh.

Grupo Abordagem Teatral I Classificação: 12 anos

Construção (Lauro de Freitas)

Espetáculo livremente inspirado no dia a dia dos operários da construção civil, seus conflitos, peripécias e contradições colocados em cena por meio da linguagem do teatro-circo. O espetáculo traz uma estética aproximada aos tons de cinza presentes no processo das grandes obras brasileiras, Construção visa aprimorar a técnica de palhaçaria no mergulho aos tempos do cinema mudo e toda sua graça e poesia. A montagem quer revelar ao público todo o colorido existente neste universo cinza e duro do cotidiano das construções.

Grupo Revolução Teatral I Classificação: Livre

Rosas Negras (Alagoinhas)

O monólogo traz histórias de vida de algumas mulheres negras com relevantes contribuições para a luta contra a discriminação e a violência contra a mulher – principalmente contra a mulher negra. O espetáculo visa pôr em cena a beleza, o vigor, a inteligência, a sensualidade e sensibilidade da mulher negra, lutando contra os estigmas e os estereótipos imputados a elas pelo processo de colonização.

Grupo Nata I Classificação: 12 anos

Festa Na Fé (Vitória da Conquista)

Uma trupe de brincantes chega em cortejo. Encenam a cultura popular em histórias fantásticas, inspiradas na sabedoria dos povos ancestrais.

Grupo Olaria I Classificação: Livre

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.