Cachoeira celebra Festa da Boa Morte


Foto Joõ Ramos (Bahiatursa)

A Festa da Boa Morte, uma tradição secular em que se comemora a Assunção de Nossa Senhora, celebrada pela Irmandade da Boa Morte, formada por mulheres negras, descendentes de escravas africanas, que fundaram a instituição há mais de 200 anos, continua em Cachoeira, a 117 km de Salvador, até sábado (17). Considerada Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, a celebração da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte destaca-se como uma das mais importantes do calendário religioso da Bahia, o que garante intenso fluxo turístico para Cachoeira.

Esta festa é um espetáculo de devoção e cores com muitas rendas brancas e faixas vermelhas sempre usando várias joias e levando muitas flores para Nossa Senhora da Boa Morte, a santa que elas prestam homenagem. A festa desde 2010 é considerada Patrimônio Imaterial da Bahia. Para fazer parte, as irmãs precisam descender de escravos africanos e possuir mais de 50 anos de idade.

Contam os historiadores que a confraria surgiu quando um grupo de ex-escravas reuniu-se para conseguir a alforria de outros escravos ou facilitar-lhes a fuga. E que as irmandades proliferaram com o país independente, mas ainda escravocrata. Atualmente, a Irmandade da Boa Morte se encontra sem recursos para arcar com a festa.

Programação 

Neste ano a programação começou em 13 de agosto com saída do Corpo de Nossa Senhora da Boa Morte às 18h30 da Capela de Nossa Senhora D´Juda e seguiu em procissão pelas ruas da cidade. Dia 14, às 19h a missa de corpo presente de Nossa Senhora na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte e às 21h procissão do enterro da Nossa Senhora da Boa Morte.

Na quinta-feira (15) às 5h tem alvorada com fogos de artifício, às 10h missa de Assunção à Nossa senhora da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, às 11h a procissão festiva em homenagem à Nossa Senhora e posse da Comissão organizado 2019. Ao meio-dia tem Valsa e Samba de Roda no Largo D´Juda, às 13h almoço das irmãs e às 16h Samba de Roda no Largo D´Juda. Na sexta-feira (16) será servido às 18h um suculento cozido regado a muito Samba de Roda no Largo D´Juda. E no sábado (17), encerramento da Festa é servido às 18h o tradicional caruru com muito Samba de Roda.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.