Israel Barreto volta com o solo “O Avô e o Rio”


Foto divulgação Anderson Moreira

Após o sucesso da temporada de estreia em janeiro e fevereiro, com todas as sessões cheias, o solo O Avô e o Rio, baseado no conto homônimo do escritor baiano Aleilton Fonseca – membro da Academia de Letras da Bahia, volta a cartaz nas terças e quartas de maio, de 7 a 29, às 19h, na Casa d’A Outra, no bairro do Politeama.

Nesta temporada, A Outra Companhia de Teatro realizará uma ação de mediação cultural com escolas, faculdades, instituições e grupos que desejam assistir ao solo. Quem participar desta ação pagará o valor de meia entrada. O solo de Israel Barreto, o primeiro do ator, tem direção e adaptação dramatúrgica de Roquildes Junior.

O espetáculo versa sobre a relação de um rapaz com o avô e o rio que margeia a casa onde vivem, as vazantes e as cheias que levam e produzem com elas as histórias de um neto e o avô. O narrador-personagem conta lembranças da infância, mergulha fundo nas questões e entranhas da sua biografia – a morte da mãe, desvenda mistérios a respeito da própria história e acompanha a batalha diária do avô para aterrar o rio.

O rio é rito de passagem, metáfora para contar uma convivência marcada por ensinamentos, respeito, de amor mútuo, ainda que em muitos momentos falte o afago, o carinho desse avô endurecido. Neste enredo, a peça nos leva a refletir em temas que envolvem a interferência do homem na natureza: a transposição dos rios; o desmatamento das vegetações às margens dos rios impactando no seu ecossistema; a subsistência das populações ribeirinhas.

Israel Barreto conta que, em 2017, enquanto circulava com A Outra Companhia pelo Palco Giratório do Sesc, com os espetáculos Ruína de Anjos e O Que De Você Ficou em Mim, Roquildes Júnior apresentou o livro Jaú dos Bois, do Aleilton Fonseca, e o pediu que olhasse com carinho ao conto O Avô e O Rio.

“Fiquei encantado na primeira leitura. Esse conto fala de determinação, de coragem e de saudade. Daí Roque fez o desafio: Vamos montá-lo?! Não pensei duas vezes e aceitei o convite”, acrescenta o ator.

A visualidade terrosa concebida por Luiz Buranga – responsável pela iluminação, cenário, figurino e maquiagem – nos conduzem a adentrar a casa, o quintal, o rio e todo ambiente ribeirinho cheio de metáforas. Buranga explica que o cenário compõe um lugar onde as recordações se fundem entre o passado e o presente interligados pelas lembranças entranhadas nas tábuas, nas cordas e nas paredes de uma cabana que avança rio a dentro.

O vestuário da personagem partiu das referências dos oleiros, em que a cor do barro domina a segunda pele surrada e carcumida. Já a iluminação parte pelo mesmo viés compondo o ambiente com tons quentes do dia, a água e o entardecer, buscando ambientar um lugar que o real e a lembrança se entrelaçam fazendo as nossas lembranças mais remotas emergir.

A montagem tem a direção musical assinada por Roberto Cândido e é ambientada em canções com ambiente ribeirinho que transportam o espectador para um universo interiorano.

Ficha técnica – O Avô e O Rio

Baseado no Conte de Aleilton Fonseca

Ator – Israel Barretto

Direção e adaptação dramatúrgica- Roquildes Jr.

Direção musical – Roberto Cândido

Cenário, figurino e iluminação – Luiz Buranga

Produção Executiva – Eddy Veríssimo

Fotos – Anderson Moreira

Realização – A Outra Companhia de Teatro

O Avô e o Rio – um solo com Israel Barreto

Quando: 07, 08, 14, 15, 21, 22, 28, 29 de maio, às 19h – terças e quartas

Onde: Casa d’A Outra – Centro Comercial Politeama, Rua Politeama de Cima, n°114

Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) – venda de ingressos na bilheteria do evento uma hora antes do espetáculo

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.