Exposição com peças de jovens de escola pública


Quesia Brito. Divulgação

Vinte e cinco peças em mosaico criadas por jovens de escola pública de Salvador estarão em exposição até 3 de maio (de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h40), na Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa (Rua Nossa Senhora do Resgate, Cabula). Os criativos trabalhos retratam paisagens, símbolos e baianas, entre outras imagens, e foram produzidos durante a Oficina de Arte, que ao longo de dois meses capacitou gratuitamente 30 adolescentes, com idade de 12 a 18 anos, na técnica decorativa milenar do mosaico. Aberta ao público e com entrada gratuita, os itens estão à venda, com toda a renda obtida direcionada para os alunos integrantes do projeto.

Realizado pela Expoart através do edital Viva Cultura, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador e com patrocínio da Frutosdias, o programa promoveu, além do aprendizado da técnica do mosaico, vários outros benefícios junto aos jovens, como socialização, incentivo aos estudos, fortalecimento da autoestima e possibilidade de inserção no mercado de trabalho e de geração de renda. As aulas foram ministradas durante os meses de fevereiro a abril, por uma equipe coordenada pelo artista plástico italiano Antonello L´Abbate, autor de diversos painéis em mosaico que decoram Salvador. Entre as variadas peças criadas pelos integrantes durante a oficina, também foram produzidas placas de sinalização para os banheiros da Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa.

Trabalho do aluno Ithan França, 16 anos

“O conhecimento da técnica do mosaico é uma forma de desenvolver e engrandecer esses jovens. As crianças e adolescentes passam a perceber e reconhecer a arte nas fachadas, igrejas e templos, por exemplo, e assim se relacionam com a cultura da cidade”, destacou Antonello L´Abbate. O aprendizado do mosaico, que tem como base o encaixe de pequenos pedaços de cerâmica ou pedras formando desenhos, também vai possibilitar aos jovens criar e atuar na construção civil, com a composição de murais e painéis.

Exposição de mosaicos da Oficina de Arte

Período: de 26 de abril a 3 de maio (de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h40) – abertura no dia 26, às 15h

Local: Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa (Rua Nossa Senhora do Resgate, Cabula)

Realização: Expoart através do edital Viva Cultura, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador

Patrocínio: Frutosdias

Informações: (71) 9 9972 7474 – www.expoart.com.br

Entrada gratuita

Este projeto é realizado pela Frutosdias, Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda – SEFAZ, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT e Fundação Gregório de Mattos – FGM, por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Viva Cultura.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.