Jornada de Dança da Bahia em sua 10ª edição


Tombé em foto divulgação de Ana Reis

A Jornada de Dança da Bahia comemora a décima edição de sua história, explorando o tema “O artista é o espelho da vida”. O evento, realizado pela Escola Contemporânea de Dança, sob a direção da dançarina Fátima Suarez, ocupa, dentre outros espaços, a Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), que receberá seis espetáculos da programação entre 15 e 18 de novembro. Na quinta-feira, dia 15, às 19h, serão apresentadas duas peças numa única noite: “Tombé”, de Jorge Alencar, e “ZIRIGUIDUM – Ideias abertas para tocar e dançar”, do Grupo de Dança Contemporânea da UFBA.

Tombé – Você já tentou entender o sentido das coisas? Você já teve que inventar alguma teoria? Você já teve longas DRs com colegas de trabalho? Você já teve um chefe? Você já participou de dinâmicas de grupo? Você já perdeu o controle? “Tombé” é um espetáculo para você. Uma espécie de ‘stand up dance comedy’, um sitcom coreográfico, uma sessão de terapia coletiva que faz jogos de espelho entre ficção e realidade, riso e desespero, artista e público. Numa companhia de dança ficcional (e hiperreal), a cena se constrói entre diversos vocabulários corporais, teorias cabeludas, desabafos de Facebook, citações de obras de autores variados. “Tombé” coreografa movimentos, discursos e absurdos da arte e da vida. E ri de si.

ZIRIGUIDUM – Ideias abertas para tocar e dançar – Estreado em dezembro de 2017, o espetáculo busca enaltecer a cultura popular e carnavalesca e entender como a movimentação corporal se relaciona com as músicas de massa. Apresenta um trabalho baseado na dança afro e em ritmos como frevo e maracatu, além de ritmos do carnaval como o pagode e o axé. A peça foi inspirada no trabalho autoral do Núcleo de Percussão da UFBA, que, além da faixa-título, assina toda a trilha sonora do projeto e conta com a direção musical de Jorge Sacramento e Gilberto Santiago.

X Jornada de Dança da Bahia

Tombé + ZIRIGUIDUM – Ideias abertas para tocar e dançar

Quando: 15 de novembro (quinta), 19h

Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Classificação indicativa: Não informado

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.