Mostra Sesc de Artes no Pelourinho


Mimicalado Show em foto de Cristiane da Silva

A Mostra Sesc de Artes – Aldeia Pelourinho chega ao seu 14º ano, e afirma-se como uma das mais significativas ações artístico-culturais realizadas no Centro Histórico de Salvador. O evento acontece entre os dias 16 e 20 de outubro, no palco e arena do Teatro Sesc-Senac Pelourinho.

A programação da Mostra Sesc de Artes – Aldeia Pelourinho é composta por 13 atrações artísticas voltadas para os diversos públicos. Na programação voltada para as crianças, no dia 19, às 15 horas, o Coletivo Duo apresenta o espetáculo “O Barão nas árvores”, estória do menino Cosme, um filho de nobres que sobe numa árvore e jura nunca mais descer, num universo híbrido de música e teatro. No sábado, 20, às 16 horas, o palhaço Leandro Calado, traz dos Estados Unidos o espetáculo circense “Mimicalado Show”, com números de malabarismo, mágica e mímica, contando as histórias vivenciadas pelo artista nos bastidores do circo.

Estimulando a produção de jovens bailarinos, a “Mostra de Solos em Dança” integra a programação da Aldeia, trazendo ao palco sete solos interpretados por diferentes artistas e com temáticas diversas, dia 18, às 19h30. O público adulto ainda pode conferir a surpreendente e emocionante vida de uma das primeiras transexuais da Bahia e do Brasil, interpretada pelo ator Fábio Vidal em “Joelma”, companhia Território Sirius, no dia 19, às 19h30.

E a La Cascata Cia Cômica de São Paulo apresenta o freak-show de humor ácido, “Animo Festas”, um espetáculo de palhaçaria para maiores, sucesso de público no circuito 2018 do Palco Giratório. Na trama, o palhaço Klaus sobrevive de performances em festas infantis, e narra suas memórias desses eventos, ao som de rock, música francesa e trilhas infantis dos anos 1980. Klaus é anti-herói da palhaçaria, reflete sobre questões como o valor do trabalho artístico, a felicidade e a sobrevivência, dia 20, às 19h30.

O evento promove também duas atividades formativas: o grupo La Cascata Cia Cômica (SP) realiza ainda o bate-papo “Pensamento Giratório – Da imagem à cena, um processo de criação”, sobre a criação artística na linguagem da palhaçaria, dia 19, às 19h30, e a Lua Cheia Produções ministra o “Workshop de Maquiagem Artística” para os iniciantes na prática, entre os dias 17 e 19, de 14h às 18 horas.

Ana Mametto em foto de Felipe Oliveira

Na programação musical podemos conferir no foyer do teatro, dia 19, às 18h, o concerto de piano “Emus no Palco Independente – Série Pianistas”, com repertório interpretado por pesquisadores da Escola de Música da UFBA. E encerrando a 14ª edição da Mostra Sesc de Artes – Aldeia Pelourinho, a arena Sesc recebe a presença marcante e o timbre inconfundível da Mametto e banda com show “Afrobrasileira”, misturando a raiz tradicional da cultura popular brasileira ao universo pop mundial, mesclando as forças dos tambores e ritmos da Bahia a elementos da música latina, africana e do pop, dia 20 de outubro, às 21 horas.

A Mostra Sesc de Artes – Aldeia Pelourinho oferece atrações gratuitas e com preços populares de R$20/ 10 e 16* (Cartão Sesc), confira a programação nas redes sociais @teatrosescsenacpelourinho e no site do Sesc Bahia www.sescbahia.com.br

SOBRE O PROJETO ‘PALCO GIRATÓRIO’

O Palco Giratório é idealizado e promovido pelo Departamento Nacional do Sesc em parceria com as unidades regionais, e é reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas. E contribui para a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, desde 1998.

Em Salvador, o projeto é realizado desde 2003, e foi ampliado para as unidades do interior gradativamente até estar em todas as cidades onde o Sesc possui instalações no estado da Bahia, são elas: Feira de Santana, Paulo Afonso, Barreiras, Santo Antônio de Jesus, Jequié e Vitória da Conquista. Em seus 20 anos de existência, o projeto promoveu mais de 9.526 apresentações de grupos de teatro de rua, circo, dança, intervenção urbana, dentre outras linguagens – em instalações do Sesc, praças e outros espaços.

SOBRE O PROJETO ‘ALDEIAS’

São mostras de Arte e Cultura organizadas pelos Departamentos Regionais do Sesc durante a passagem de espetáculos do Palco Giratório por seus territórios. Elas possibilitam que os trabalhos selecionados pela curadoria do Palco Giratório dialoguem com a produção dos estados. Estimulando a produção e o consumo de bens culturais. As aldeias reafirmam o compromisso com o fomento a uma política para produção e difusão das artes cênicas em âmbito nacional, durante todo o ano, elas fortalecem os laços comunitários de artistas, espectadores e produtores, buscando inovar e diversificar o circuito cultural brasileiro.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.