O Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2018 celebra seus 11 anos com a realização de uma mostra de espetáculos, do VII Colóquio Internacional Cênico da Bahia – CICBAHIA e do NORTEA- Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste, de 1º a 8 de setembro, em sete espaços teatrais de Salvador e um em Ilhéus. Concebido e realizado pelo Coletivo Oco Teatro Laboratório, o FilteBahia coloca em cena espetáculos de artes cênicas da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas e, a partir desta edição, com o objetivo de conhecer mais de perto as produções dos países latino-americanos, dará início a uma coletânea de mostras centradas em um país de América Latina.
No FilteBahia 2018 o país escolhido é o Uruguai, que ganha uma Mostra de Teatro Uruguaio com quatro espetáculos, acompanhada de leituras dramáticas dos próprios textos que serão encenados, debates sobre dramaturgia uruguaia, venda de livros de dramaturgia, mesa discussão sobre o papel da mulher no teatro uruguaio e sobre gestão e produção em artes cênicas e cultura no país.
O FilteBahia vem se destacando no cenário nacional e internacional pelo seu alto conceito e valor de formação, atrelando a prática cênica com o pensamento sobre o teatro, juntando os esforços de instituições artísticas e educacionais e publicando obras de relevância no cenário latino-americano.
Espetáculos em cartaz
Do Uruguai – “Simone Mulher Partida”, “Outros Problemas de Humanidade”, “Litost” e “A Teoria do Eterno Retorno Aplicada à Revolução no Caribe”.
Da Bahia – R$1,99 (BA), “A Persistência das Últimas Coisas”, “Titus, uma reverberação da Obra de Shakespeare”, do grupo Reverbere Território Cênico, “Frida”, e “Medeia Negra”, do Vilavox, um solo da atriz Marcia Limma. Na Mostra do Oco Teatro, o anfitrião do evento, os espetáculos “Cartografia do Abismo: Diálogos com Artaud” e “O Galo”, este último com a consagrada atriz Claudia Di Moura.
Do Rio de Janeiro – “Cartas de Rodez”, do Amok Teatro, que celebra 20 anos de fundado com sua apresentação no Filte.
Do Rio Grande do Sul – “Ícaro”, com Luciano Mallmann e a desmontagem/espetáculo “Evocandos os Mortos”, do grupo Ó Nóis Aqui Traveiz, que celebra 40 anos também no Filte.
De Alagoas – A performance “O Problema é Porque sou Lúcido!?”, de Felipe Monteiro
As apresentações cênicas do FilteBahia 2018 terão ingressos a preços populares, R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia), e serão realizadas nos espaços : Teatros Vila Velha, Gregório de Mattos, Martim Gonçalves, Molière, Xisto Bahia, Espaço Cultural da Barroquinha e Centro Cultural Plataforma, em Salvador, e na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus.
Colóquio Internacional Cênico da Bahia
VII Colóquio Internacional Cênico da Bahia – CICBAHIA – “70 anos despindo Artaud. O teatro e seu Corpus social: corpo, política e voz” – Como a cada ano, o Colóquio Internacional Cênico da Bahia é realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Bahia – PPGAC UFBA.
O VII Colóquio tem como tema central os 70 anos da morte de Antonin Artaud, ator, poeta e dramaturgo francês que, junto a outros pensadores e realizadores das artes cênicas, deixou um importante legado que colaborou para o surgimento de um novo teatro, que acabou por reverberar em novas formas de pensar que estruturam esta arte.
Na programação do Colóquio haverá a presença de importantes figuras do cenário da pesquisa teórica e prática a nível mundial, com representantes internacionais e nacionais. Dentre eles, a renomada pesquisadora e autora de livros de Artaud, Florence de Merdieu (França) e o representante do Instituo Rodez de Artaud em Paris, Theophile Choquet.
Haverá também palestras e desmontagens cênicas com profissionais consagrados do mundo das artes cênicas como a professora Cleise Mendes, Tânia Farias, do Oi Nós Aqui Traveiz, Stephane Brodt e Anna Teixeira, do Amok Teatro, Wilson Coelho, tradutor brasileiro de obras de Artaud, Nara Salles, pesquisadora brasileira e Renata Berenstein, diretora do grupo Os Insênicos.
Além disso, três residências/laboratórios, cursos com importantes pesquisadoras no trabalho de voz : Anna Murath, do Chile e do Brasil Paula Molinari e Meran Vargens e uma defesa de tese de doutorado dentro do FilteBahia, uma novidade a mais atrelada à formação acadêmica.
NORTEA – Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste – A Coordenação de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb, em parceria com o FilteBahia, tem trabalhado desde a edição passada no intuito de estabelecer uma relação cada vez mais estreita entre as produções e os artistas de teatro de todo o estado, fazendo circular os espetáculos entre o interior e a capital baiana.
Este ano serão selecionados 14 integrantes dos macroterritórios da Bahia, que participarão do Colóquio Internacional, de oficinas, palestras, conferências, laboratórios e residências, tendo acesso dentro do Festival aos espetáculos nacionais e internacionais. Uma forma de desenvolver a arte que a cada ano cresce mais no interior baiano.
Organizado pelo Oco Teatro Laboratório, com a direção de produção de Rafael Magalhães – Carranca Produções Artísticas, e direção artística de Luis Alonso – Aude Produções, o Filte conta com a parceria do Governo do Uruguai, Ministério da Educação e Cultura e Instituto Nacional de Artes Cênicas do Uruguai.
PROGRAMA FILTEBAHIA 2018
DE 1º A 8 DE SETEMBRO
1º, 2 e 8 SET
MEDEIA NEGRA (Solo de Marcia Limma) ESTREIA
Grupo Vilavox
Bahia.
Espaço Cultural Barroquinha.
19:00 horas
Duração. 60 minutos
Idade. 16 anos
SINOPSE. Medeia é vista, por nós, como a fundação de uma exclusão fundamental: a invisibilização da voz feminina. Sob o nome de “bárbaro” se justifica o exílio e a divisão do mundo entre civilização e barbárie. A peça vai então revelar, para o público, outras possíveis leituras do mito. É uma montagem que não desenvolve propriamente uma história ou um drama, no sentido aristotélico do termo. A história imposta pelo patriarcado é uma metáfora das mortes que as mulheres negras são obrigadas a carregar. Ela nos serve, aqui, como um mito de referência. No tempo passado, presente e futuro a personagem desconstrói o mito para convocar as mulheres à retomada do poder. A ancestralidade e a evocação aos cânticos negros de libertação disparam um embate entre público e personagem sobre as reflexões levantadas.
FICA TÉCNICA.
Concepção e Atuação: Márcia Limma
Direção: Tânia Farias
Assistente de Direção: Gordo Neto
Dramaturgia: Márcio Marciano, Daniel Árcades
Direção Musical e Execução: Roberto Brito
Cenografia e Adereços: Márcia Limma
Coordenação de Produção: Vitor Barreto
Produção Executiva: Márcia Limma, Vitor Barreto e Ramona Gayão
Assistência de Produção: Joker Guiguio
Produção Artística: Bruno Guimarães
Figurino e Visagismo: Rino Carvalho
Assistente de Figurino: Angélica Paixão
Luz: Nando Zâmbia
Assistência em Iluminação e operação: Milena Pitombo
Operação de Som: Ivo Conceição
Preparação Vocal: Marcelo Jardim e Meran Vargens
Desenho de Canto e ação vocal: Márcia Limma.
Assessoria de Comunicação: Mônica Santana
Artísta Gráfico: Caio Sá Telles
Fotografia: Adeloyá Magnoni
1º e 2 SET
CARTAS DE RODEZ
Grupo Amok Teatro
Rio de Janeiro
Teatro Gregório de Matos.
20:00 horas (01 de setembro)
19:00 (02 de setembro)
Duração. 60 minutos
Idade. 14 anos.
SINOPSE. Cartas de Rodez é baseado nas cartas do ator, poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud à seu psiquiatra, Doutor Ferdière, durante o período em que esteve internado como louco no manicômio de Rodez. As cartas são um diálogo de Artaud com seu médico e, através dele, com toda a sociedade.
FICHA TÉCNICA
Direção e texto: Ana Teixeira (a partir da obra de Antonin Artaud)
Elenco: Stephane Brodt
Tradutor: Lilian Escorel
Cenário e Figurino: Amok Teatro
Iluminação: Wilson Reiz / Stephane Brodt
Operação de Luz: Andreia Teixeira
Música: Montagem de Stephane Brodt a partir das obras de Shostakovich (Suite de Hamlet, montagem Op. 116), Concerto n 2 para Violino e Orquestra Op.129), Charles Ives (The Unanswered Question para trompete, flauta e quarteto cordas.
Produção: Amok Teatro
2 SET
EVOCANDO OS MORTOS
Grupo Ói Nóis Aqui Traveiz
Rio Grande do Sul
Teatro Martim Gonçalves
17:00 horas
Duração. 60 minutos
Idade. 16 anos.
SINOPSE.. A desmontagem “Evocando os mortos – Poéticas da experiência” refaz o caminho do ator na criação de personagens emblemáticos da dramaturgia contemporânea. Constitui um olhar sobre as discussões de Gênero, abordando a violência contra a mulher em suas variantes, questões que passaram a ocupar centralmente o trabalho de criação do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz.
Seguindo a linha de investigação sobre teatro ritual de origem artaudiana e performance contemporânea a desmontagem de Tânia Farias propõe um mergulho num fazer teatral onde o trabalho autoral do ator condensa um ato real com um ato simbólico, provocando experiências que dissolvam os limites entre arte e vida e ao mesmo tempo potencializem a reflexão e o autoconhecimento.
Desvelando os processos de criação de diferentes personagens, criadas entre 1999 e 2011, a atriz deixa ver quanto as suas vivências pessoais e do coletivo Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz atravessam os mecanismos de criação. Através da ativação da memória corporal, a atriz faz surgir e desaparecer as personagens, realizando uma espécie de ritual de evocação de seus mortos para compreensão dos desafios de fazer teatro nos dias de hoje.
3 e 4 SET
SIMONE, MULHER PARTIDA
MOSTRA URUGUAI
Teatro Gregório de Matos
19:00 horas
Duração. 70 minutos
Idade. Livre
SINOPSE. Um Tributo a Simone de Beauvoir. È no desconcerto, na tristeza, quando a gte se sente quebrantado ou despossuído de si mesmo e tem a necessidade de narrar-se. Aqui se apresenta a voz de uma mulher partida que se debate com palavras numa situação sem saída. Um grito frenético de solidão e uma celebração das mulheres que têm assumido sua vida entregando-se a alcançar seus ideais, às vezes apaixonadas por eles.
FICHA TÉCNICA.
Atriz.Gabriela Iribarren
Cenário e Iluminação. Fernando Scorsela /Cecilia Mieres.
Figurino e maquiagem. Victoria Falkin.
Assistente de figurino. Tamara Sancristóbal.
Elaboração de figurino. Nilda Rodríguez.
Trilha sonora. Rafael Massa:
Pablo Sánchez: Diseño de sonido
Apoio vocal no idioma franês. Ernesto Naishtat:
Escultura e desenho 3D. Javier Ribeiro “RendeRboy”:
Desenho gráfico e fotografía.
Comunicação e imprensa.Mercedes Martín:
Assistente de Produção e Direção.Gabriela Pintado:
Distribuição de Artes C~enicas. Andrea Silva & Verónica Mato Trillo.
Dramaturgia. Beauvoir /Iribarren/Dodera.
Direção. María Dodera.
3 SET / SEGUNDA
CARTOGRAFIA DO ABISMO: DIÁLOGOS COM ARTAUD
MOSTRA OCO TEATRO
Grupo Oco Teatro e Terceira Margem.
Bahia
Teatro Martim Gonçalves
20:00 horas
Duração. 60 minutos
Idade. 14 anos
SINOPSE.. Através da abordagem de textos de Antonin Artaud e de depoimentos pessoais do ator, a ação cênica propõe uma investigação dos espaços de fronteira entre os duplos Loucura/lucidez, ficção/realidade, linguagem/vida, provocando um constante questionamento sobre a matéria do discurso em nossos papéis artísticos, sociais, éticos. Um ritual em um universo imaginário que nos remete a um espaço de solidão , a procura de algo indefinido entre o ator e o autor, mas com certeza fugindo de uma realidade que os oprime e os copula de maneira insistentemente agressiva.
FICHA TÉCNICA.
Texto. Antonin Artaud, Caio Rodrigo, Luis Alonso e Hilda Nascimento.
Ator. Caio Rodrigo.
Assistente de Direção. Hilda Nascimento.
Cenário. Rodrigo Frota.
Desenho de Luz. Pedro Dultra.
Figurino. Hamilton Lima.
Fotografia e Projeto Gráfico. Cartaxocria.
Assessoria Administrativa, Isabela Silveira.
Produção. Socorro Naveda e Junior Oliveira.
Direção. Luis Alonso.
3 e 4 SET
A PERSISTÊNCIA DAS ÚLTIMAS COISAS.
Celso Jr.
Bahia
Teatro Molière
20:00 horas
Duração. 70 minutos
Idade. 16 anos
SINOPSE. A peça é a versão brasileira para o texto do autor argentino Juan Ignacio Crespo. “A persistência das últimas coisas” apresenta os conflitos de Federico (Vinicius Bustani), um jovem inconformado com término de seu namoro com outro rapaz, interpretado por Igor Epifânio. Ele conta com a ajuda de uma amiga e confidente, vivida por Paula Lice. Mesmo depois do fim de seu relacionamento, Federico continua obcecado pelo ex e contrata um detetive particular para o investigar. O ex surge como representação da memória e fruto da sua imaginação. Já a amiga é uma confidente e também uma espécie de consciência expandida da personagem principal. Um retrato fragmentado e não-linear da vida afetiva do jovem contemporâneo e urbano. A montagem original estreou em 2014 no Teatro Vera Vera, em Buenos Aires sob direção do próprio Juan Crespo. Essa é a primeira vez que o autor é montado no Brasil.
FICHA TÉCNICA.
Texto: Juan Ignacio Crespo
tradução: Celso Jr.
Elenco: Igor Epifânio, Paula Lice e Vinícius Bustani
Figurinos: George Vladimir
Iluminação: João Sanches
Sonoplastia e vídeo-projeções: Celso Jr.
Assessoria de comunicação: Daniel Silveira
Assistência de produção: Igor Nascimento
Produção e direção: Celso Jr.
4 e 5 SET
ÍCARO
Luciano Mallmann
Rio Grande do Sul
Teatro Vila Velha
20:00 horas
Duração. 70 minutos
Idade. 14 anos
Sinopse. Ícaro, é acima de tudo um espetáculo sobre a diversidade humana. Em cena um único ator e histórias que abordam temas universais, como relacionamentos entre pais e filhos, resiliência, relações amorosas, suicídio, preconceito, gravidez e maternidade. O ponto em comum: todas são depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes São homens e mulheres que contam para a plateia seus medos, frustrações, alegrias e conquistas. A inspiração partiu das próprias experiências do autor e de pessoas que conheceu depois que passou a usar cadeira de rodas quando sofreu um acidente com acrobacia aérea de circo em 2004.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e atuação: Luciano Mallmann
Direção: Liane Venturella
Trilha sonora: Monica Tomasi
Iluminação: Fabrício Simões
Preparação vocal: Ligia Motta
Produção: Luciano Mallmann
5 e 6 SET
LÍTOST
MOSTRA URUGUAI
Teatro Gregório de Matos
19:00 horas
Duração. 70 minutos