Corveta Barroso aberta à visitação pública no domingo


Uma ótima opção de lazer para toda a família é visitar no domingo (15), das 14h às 17h, a  Corveta Barroso (V34), que atracará no Porto de Salvador, no sábado (14), às 13h, após cumprir seis meses de missão no litoral do Líbano, mas só estará aberta à visitação pública no domingo.

A capital baiana é o primeiro porto brasileiro na viagem de volta da Corveta Barroso que, de agosto de 2017 a abril de 2018, foi o navio capitânia da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (United Nations Interim Force in Lebanon – UNIFIL).

No Líbano, a Barroso atuou em operações de interdição marítima, com o objetivo de impedir a entrada de armas ilegais, drogas e contrabando naquele país. A FTM da UNIFIL também contribui para o treinamento da Marinha libanesa, de modo que, no futuro,
a mesma possa conduzir suas atribuições de forma autônoma.

Em sua primeira viagem ao Líbano, em 2015, a Corveta Barroso resgatou cerca de 220 emigrantes, dentre eles 94 mulheres, 37 crianças e quatro bebês de colo (muitos deles debilitados) que estavam em uma embarcação com risco de afundar no mar mediterrâneo.

Corveta Barroso – A Corveta Barroso é o primeiro exemplar da Classe Barroso, designado como V-34, foi construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e entrou em serviço no ano de 2008. O barco é uma homenagem ao herói nacional Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, Barão do Amazonas, que serviu na Marinha Imperial do Brasil e teve importante
papel na Batalha do Riachuelo, na Guerra do Paraguai. Seu deslocamento carregado é de 2.350 ton e suas dimensões são: 103.4 m de comprimento, 11.4 m de boca e 5.3 m de calado.

A Missão da FTM-UNIFIL – A FTM-UNIFIL foi criada em 15 de outubro de 2006, em atendimento à Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por solicitação do governo libanês, tendo a peculiaridade de ser a única Força Naval componente de missão de paz da ONU.

Desde fevereiro de 2011, a Marinha do Brasil comanda a FTM-UNIFIL, que possui um Estado-Maior multinacional e sete navios, de seis diferentes nacionalidades: Alemanha, Bangladesh, Brasil, Grécia, Indonésia e Turquia.

Visitação da Corveta Barroso

Quando:Dia 15 de abril

Onde: Porto de Salvador

Horário: das 14h às 17h

Ingresso: aberto ao público

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.