AFÉTO: exposição sobre Candomblé na Casa do Benin


A mostra fotográfica AFÉTO vem percorrendo o país e chama a atenção para as relações de afeto constituídas dentro dos terreiros de Candomblé, a partir do olhar do fotógrafo paulista Roger Cipó, com curadoria de Marco Antonio Teobaldo. A  exposição fotográfica itinerante, que revela as relações de afeto nos terreiros de Candomblé, está desde janeiro na Casa do Benin, espaço cultural gerido pela Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador  e ficará até 3 de março de segunda a sexta, das 10h às 17h – aberta ao público, gratuita..

AFÉTO foi lançada no Festival de Fotografia do Rio de Janeiro, Galeria Pretos Novos de Arte Contemporânea. Em seguida, promoveu uma temporada na Aparelha Luzia – quilombo urbano de circulação de artes pretas em São Paulo.

Ao percorrer dezenas de terreiros no estado de São Paulo e Rio de Janeiro, e vivenciar as diferentes manifestações de fé afro-brasileira, Cipó apresenta raras e delicadas imagens revelando a interação dos fiéis entre si, como uma família ao redor de suas obrigações sagradas, e durante as cerimônias, quando os orixás manifestam seu afeto por meio de suas sacerdotisas e sacerdotes.  Um novo olhar para as práticas pretas de fé, sob a ótica de um fotógrafo, que no candomblé, é Alabê (responsável pela orquestra dos atabaques).

Exposição AFÉTO na Casa do Benin

Visitação: até 3 de março de 2018 – de segunda à sexta, das 10h às 17h

Rua Padre Agostinho Gomes, 17 – Pelourinho – Salvador- fone: (71) 3202-7890

GRATUITO

Ficha técnica:

Fotografia: Roger Cipó

Curadoria: Marco Antonio Teobaldo

Parceiros institucionais: Instituto dos Pretos Novos,  FOTORio,

Apoio: Casa do Benin, IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Prefeitura de Salvador,  Secult – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Realização:  Gestão e Salvaguarda dos Terreiros Tombados e CEN – Coletivos de Entidades Negras

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.