Mulher-Dama: mostra de fotógrafo que ilustrou livros de Jorge Amado


Exposição Mulher-Dama, do fotógrafo gaúcho Flávio Damm, que fez diversos trabalhos em Salvador, com publicações nos livros do escritor Jorge Amado, está em exibição até 10 de março, com entrada franca, no Museu da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), Rua do Tesouro, no centro da capital baiana.

Com retratos do universo da prostituição no Centro Histórico de Salvador na década de 60, a Exposição Mulher-Dama possui 42 fotografias inéditas da Rua do Maciel, no Pelourinho, e uma projeção com outras 53 fotos do Cabaré Meia-Três, na Ladeira da Montanha, que marcam a primeira mostra individual do fotógrafo gaúcho,

“Foram fotos feitas em 1966 para um livro que seria chamado Mulher-Dama, com fotos de Flávio Damm e texto de Jorge Amado. Foi um ensaio proposto pelo próprio Jorge. Nesse intervalo, entre fazer as fotos e publicar o livro, aconteceu o Ato Institucional nº 5. A partir dali seria muito complicado fazer um livro simpático à prostituição, então Jorge desistiu do projeto e ficaram essas fotos guardadas e que pouquíssimas pessoas conheciam”, explicou a curadora da exposição, a arquiteta Silvana Olivieri.

Exposição Mulher-Dama
Quando: visitação até 10 de março. De terça à sábado, das 10 às 18h
Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) – Rua do Tesouro- Centro Histórico
Entrada Gratuita


 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.