Carnawê, o carnaval com lazer, arte e cultura indígenas


Em Porto Seguro acontece um carnaval diferente à beira mar com tranquilidade e muita cultura milenar, o Carnawê 2018– Integração de Arte, Cultura e Tradições Ancestrais, na Prainha, no Território Indígena Pataxó de Barra Velha do Extremo Sul da Bahia, Aldeia do Xandó, em Caraíva, no período de 9 a 11 de fevereiro.

Durante o Carnaval de 2018, uma comunidade ancestral está viva na região de Caraíva, Porto Seguro, Brasil. Ali outros valores são apresentados ao buscador dos conhecimentos que valorizam o fortalecimento da simplicidade, humildade e alegria de viver em família, com os amigos e em total harmonia com os elementais.

A Caraíva é Nativa e seus valores são apresentados por um receptivo que agrega valores e co-criações e quem contempla contribui com a geração de renda nos moldes da Economia Criativa e Solidária.

Danças Rituais, Medicinas da Floresta, Culinária Tradicional, Bioconstruções, Alimentação Viva, Grafismos Indígenas, Artesanato Tradicional, Ciclos de Palestras, Intervenções, Roteiros e Vivências Ancestrais, muita música de boa qualidade.

Buscando a interação de visitantes com a cultura tradicional Pataxó, do Extremo Sul da Bahia, a Família Prainha, no dia 10 de fevereiro de 2018 (sábado de carnaval) convida a todos no sagrado sentimento de proporcionar um espaço de interação étnica com programação elaborada em torno dos Saberes Tradicionais da Etnia Pataxó, promovendo, desta forma uma grande Integração de Arte, Cultura e Tradições Ancestrais.

 

Programação
Extensa programação de vivências tradicionais da Etnia Pataxó, Variedade de sons, oficinas, rituais, rodas de ações colaborativas.

#Awê Ritual
Ritual com cantos e danças tradicionais em Fogueira Sagrada.

#Artesanato Tradicional Pataxó
Exposição e venda de colares, brincos, maracás, apitos e artefatos típicos da Etnia.

#Pintura Corporal
Acesso a Pintura Corporal com grafismos e significados indígenas;

#Banhos no rio Caraíva e interação com os saberes ancestrais

Durante todo o dia famílias pataxós ocupam este território para prática de etnoturismo através dos seus conhecimentos tradicionais e a interação com todos os participantes desta proposta.
#Jogos e brincadeiras
Demonstrações da educação tradicional indígena com seus cantos, vivências de arco e flecha, corridas de maracás, zarabatana, patxmiukay, cabo de força entre outros.

#Terapias Naturais , Defumação de amesca, cachimbo sagrado, rapé, limpezas energéticas, práticas xamanicas e argila medicinal.

#Degustação de alimentos tradicionais pataxó.
Degustação de diversos alimentos oriundos da tradição Pataxó, também será possível interagir com as cozinheiras sagradas durante o servir.

#Som ambiente
Condução sonora com Dj’s tocando sons tradicionais, samba, regionais e propostas rítmicas experimentais.

#Oficinas criativas Exposições
Atividades co-criativas e abertas durante todo o dia com educadores parceiros, rodas

Carnawê 2018
9  a 11 de fevereiro – 9 h
Prainha, Território Indígena de Barra Velha
Aldeia Pataxó do Xandó

Realização: Família Prainha/Caraíva Nativa

Mais informações no site: carnawepataxo.eco.br
Venda de ingressos: https://www.sympla.com.br/carnawe-2018—integracao-de-arte-cultura-e-tradicoes-ancestrais-pataxo

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.