Euclides da Cunha: Caravana da Música promove show e oficinas


Bando Velho Chico em foto divulgação

As tradições nordestinas revisitadas na interpretação do Bando Velho Chico chegarão a Euclides da Cunha no sábado (13), na Praça Duque de Caxias, com apresentação única às 20h. A iniciativa integra as ações do projeto Caravana da Música, realizado pela Maré Produções Culturais, com patrocínio da Vivo e Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, programa de incentivo fiscal da Secretaria da Fazenda e apoio da Prefeitura de Euclides daCunha, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município.

Além do show, os integrantes do Velho Chico ministrarão uma oficina na Casa da Cultura João Siqueira Santos, com os temas Vivências Pedagógicas e Musicais, num compartilhamento do conhecimento e experiência do grupo. A atividade é aberta a estudantes, músicos, produtores culturais e pessoas interessadas e será ministrada das 13h30 às 16h30. Para participar, as pessoas interessadas deverão enviar email, com dados (nome completo, RG, idade) para [email protected] até sexta (12).

Realizado pelo segundo ano, o Caravana da Música é uma iniciativa voltada para garantir a circulação de bandas baianas entre municípios, alcançando novos públicos e difundindo a diversidade da produção musical dentro do próprio estado. Já foram realizados shows em espaços públicos em Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Vitória da Conquista, Lençóis, Itacaré e Ilhéus. Ainda este mês, o projeto se encerrará em Cachoeira e Santo Amaro, com Grupo Botequim e Raimundo Sodré.

Bando Velho Chico – Nascido em Ibotirama, às margens do Rio São Francisco, o Bando Velho Chico revisita as tradições musicais nordestinas por meio da sonoridade do autêntico forró é a proposta do Bando Velho Chico. A formação com músicos oriundos das mais diversas regiões da Bahia confere estilo muito particular, pois agrega sotaques, gêneros e ritmos diversos. O Bando é marcado pela força do canto de todos os seus integrantes, pela preservação da cultura ribeirinha e difusão do forró pé-de-serra. Os arranjos vocais dos integrantes do Grupo em harmonia com instrumentos musicais típicos da tradição nordestina também é um diferencial na performance.

O Bando Velho Chico apresenta composições próprias sobre temas diversos da tradição musical brasileira, com ênfase na cultura nordestina. Apresenta repertório amplo que inclui os principais clássicos do forró, como samba-baião, xote, xaxado, arrasta-pé, dentre outros gêneros musicais que compõem o conhecido estilo. Inspirado em grandes mestres, como Jackson do Pandeiro, Gordurinha, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca, o Bando expressa uma sonoridade autêntica e oferece ao público grandes espetáculos.

 

 

Caravana da Música ano II – Edição Euclides da Cunha
Data: Sábado (13)
Local: Praça Duque de Caxias, Euclides da Cunha
Horário: 20h
Inscrição até sexta (12)
Atração: Bando do Velho Chico
Oficina Vivências Pedagógicas e Musicais
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Casa da Cultura João Siqueira Santos

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.