Mateus Aleluia relembra os Tincoãs com convidados: Margareth, Saulo e Badu


Mais de 15 anos após o fim de  Os Tincoãs, o qual Mateus Aleluia fazia parte, no dia 6 de dezembro, Teatro Castro Alves, o grupo terá sua obra revisitada sob a narrativa do próprio cantor e compositor de muitos sucessos em show comemorativo com convidados especiais: Saulo, Margareth Menezes e do ex-integrante Badu,que mora nas Ilhas Canárias e não vem ao Brasil desde os anos 1990.

A trajetória do grupo será relembrada em um projeto com múltiplas linguagens, contemplando também lançamento de livro de memórias e o relançamento dos três principais discos do grupo em versão física. Pela primeira vez, após 40 anos do lançamento do último álbum, Os Tincoãs terão CDs dos álbuns: “Os Tincoãs” (1973), “O Africanto dos Tincoãs” (1975) e “Os Tincoãs” (1977).

“O inovador d’Os Tincoãs é a temática. A quebra de paradigmas dentro da música popular brasileira. Essa questão de trazer à baila o candomblé, a identidade de uma forma digerível, talvez tenha sido o grande diferencial. E trazido de uma forma harmônica. O candomblé deixou de ser apenas uma música exótica. Passou a ser vista também como música de conservatório”, resume Mateus Aleluia.

Mateus, Dadinho e Heraldo em Foto de Anibal Philot / Agência O Globo

O grupo surgiu às margens do Rio Paraguaçu, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, no final dos anos 1950, como um trio vocal que marcaria a história da música afro-brasileira. Temas, conceitos e cantos de religiões de matriz africana eram interpretados pel’Os Tincoãs com perfeita harmonia vocal, em uma sonoridade enraizada, mas bastante sofisticada.

“Estou bastante ansioso para este momento. Esse encontro vai ser a realização de um sonho! Venho esperando por isso há muitos anos! Fazer parte de Os Tincoãs foi tudo na minha vida. Tudo que eu aprendi, toda a base que eu tenho artisticamente, foi no período em que participei do grupo”, conta, emocionado, Badu.

O reencontro dele com Mateus Aleluia no palco não acontece há 36 anos. Na plateia, foram convidados os filhos angolanos de outro integrante, Dadinho, que nunca vieram ao Brasil. O espetáculo contará com os músicos Alex Mesquita, Maestro Bira Reis e Luizinho do Gêgê e terá direção musical de Mateus Aleluia Filho. A cenografia será assinada por Gringo Cardia.

SERVIÇO

Os Tincoãs

Quando: 6 de dezembro (quarta-feira), 20h

Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves

Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), das filas A a Z11

VENDAS

Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou pelo site www.ingressorapido.com.br.

MEIA ENTRADA

A concessão da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para o evento.

Estejam atentos! O Teatro Castro Alves cumpre a Lei Federal 12.933 de 29/12/2013, que determina que a comprovação do benefício de meia-entrada é obrigatória para aqueles que gozam deste direito. Estudantes devem apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), não sendo aceitos outros documentos.

Data: 06/12/2017

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.