Festival da Primavera acontece em vários bairros da cidade


O Festival da Primavera será em diferentes pontos da cidade, de 21 a 24 de setembro, com destaque para espaços públicos de grande importância para os soteropolitanos, a exemplo do Parque da Cidade, Rio Vermelho e Centro Histórico. Um festival com muita música, esporte, gastronomia, lazer, teatro, dança, artesanato, bikes, feiras e qualidade de vida para soteropolitanos e turistas.

O evento mantém como objetivo a dinamização dos espaços públicos e a diversificação em sua programação, que conta com shows, ações para crianças, eventos gastronômicos, esporte, ginástica, dança, feiras ao ar livre, ativações de bicicleta e muito mais. Entre os bairros escolhidos para receber a programação estão o Rio Vermelho, Campo Grande, Centro Histórico, Barra, Ribeira, Boca do Rio e Stella Mares, além de pontos de lazer como Parque da Cidade e da Avenida Professor Magalhães Neto.

Shows – A programação celebrará o rock, o sertanejo, o axé, a música instrumental, o clássico e muito mais. A cantora Fernanda Abreu, que também estará no Rock in Rio, traz para Salvador seu novo show “Amor Geral”. O show “Amor Geral” promete levar para Salvador, além de muito suingue e balanço, uma mensagem de tolerância no convívio social e respeito às liberdades individuais. A cantora sobe ao palco localizado no Largo da Mariquita no sábado (23).

Ainda no dia 23, também no Rio Vermelho, outro show que vem com tudo é o do músico e multi-instrumentista, Luciano Calazans. Para o Festival, Luciano projetou um show instrumental, que celebra 30 anos de sua carreira. Ele é o protagonista da apresentação, mas será acompanhado por músicos de primeira linha numa formação original que criou para a data.

Foto divulgação de Rafael Mattei

Para essa edição do Festival da Primavera uma surpresa para as crianças. o cantor Saulo sobe ao palco com seu show “Pé de Maravilha”, no domingo (24). Com o tema “A Floresta” o público poderá curtir canções que vão desde Saltimbancos até cantigas populares, passando por composições próprias e agraciando a garotada e também os adultos de todas as idades. O show também será realizado no Rio Vermelho.

O Anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade, também recebe imperdíveis apresentações. A exemplo do espetáculo “És tu Brasil ”, encenado pelo Ballet Acadêmico da Bahia. És tu Brasil passeia pelas manifestações e danças das diversas etnias formadoras do país. O espetáculo foi criado para um intercambio Luso-brasileiro em Portugal, e passou pelas cidades de Cascais, Porto e Lisboa, retornando ao país para apresentação desse grandioso show. A apresentação acontece no sábado (23).

E para deixar essa programação ainda mais versátil, Salvador vai receber o sertanejo do mineiro Humberto Morais que se apresenta também no sábado no Anfiteatro do Parque da Cidade.

A banda Duas Medidas vai levar ao palco todo seu Eletrobalance – movimento criado pelo grupo para demonstrar o som moderno feito por eles, com mistura de diversos ritmos como reggaeton, funk e música eletrônica. E a dupla Raffa e Pipo Marques levará todo seu axé ao palco do Festival. Ambos tocam na Praça Dodô e Osmar, Ribeira, no sábado (23).

O festival ainda levará para os palcos o show da banda Faustão e os Mongas, com repertório de grandes clássicos do pop rock nacional dos anos 80, que vão de Erasmo Carlos a Titãs, o grupo vai agitar o público. Assim como o show impecável do grupo Quabales, conhecido pelas apresentações marcantes. As apresentações encerram os shows musicais no Anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade, no domingo (24).

O Rio Vermelho pode se preparar também para um super “Cortejo” que sairá da praça Brigadeiro Lima em direção ao Largo da Mariquita. Compõe o cortejo a Filarmônica Filhos de Apolo, o grupo LifeCirco, os Caballeros de Santiago, a turma do Povo Pediu, o Samba de Dona Dalvao e o Teatro Infantil Gil Santana. Vão ser três horas de muita folia pelas ruas do bairro na sexta-feira (22).

A cantora Carla Visi também se apresenta neste Festival da Primavera. A bela vai levar sua voz doce e marcante para comemorar a chegada da nova estação com soteropolitanos e turistas. Assim como o músico Paulinho Oliveira e também a banda Flor Serena. As apresentações acontecem em palco montado na Vila Caramuru, também na sexta-feira (22). Entre os shows ainda está programado esquetes teatrais do grupo Caratapa.

Na sexta-feira (22) outro palco será ativado no Largo de Santana, no Rio Vermelho:show “Eu e Ele”, realizado pelos músicos e compositores J. Velloso e Luciano Bahia. O show que levará a tona toda musicalidade que envolve a amizade desses dois grandes cantores baianos vai contar com a participação de Mario Ulloa. O público neste palco contará ainda com a apresentação do cantor Gerônimo e do grupo Gafieira do Dadá. O Grupo de Teatro Sitorne Cia de Teatros também fará esquetes no local.

Feiras e Arte – No sábado e no domingo (22 e 23 de setembro), a Praça 2 de Julho, no Campo Grande, recebe a “Feira de Arte e Antiguidade”. O espaço reúne móveis antigos, objetos de arte, decoração retrô, santos esculpidos e lojas de raridades em um mesmo espaço. O projeto reúne comerciantes, lojistas, expositores e intervenções artísticas diversas. Também no Campo Grande acontecerá a “Feira das Artes na Primavera”.

No Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, o fim de semana será com a “Feira de Arte Cidade Mãe”. No local, os expositores diversos levam originalidade e muita arte ao Rio Vermelho, a partir das 10h.

Além desses locais, o Parque da Cidade recebe uma edição do “Coreto Hype”. Feira ao ar livre com mais de 100 empreendedores. Lojinhas, moda, música, gastronomia e diversão em família garantida, também no sábado e no domingo do Festival. E a ‘Feira de Artes e Talentos” que também deixará a programação do Parque da Cidade ainda mais completa.

Gastronomia -No dia da abertura do Festival da Primavera, 21 de setembro, o público pode conferir de perto as primeiras aulas do “Cozinhas Show”. Em sua segunda edição o projeto volta a promover uma agenda positiva em torno da gastronomia soteropolitana, convidando a todos a conhecer um pouco mais da diversidade e qualidade gastronômica da cidade. O evento consiste em três dias de apresentações públicas e gratuitas com chefs renomados de Salvador.

Os shows acontecem, das 16h às 20h. E o público poderá conferir dicas especiais dos chefs Theo Tapioca, do Teco Food Fusion, Gabriel Lobo do restaurante Sagaz, Celso Vieira do Pasta em Casa e Forneria, Arthur Barbosa do RV Lounge, Albert Vernedas da Perine, Beto Pimentel do Paraído Tropical, Leka Hattori do Leka Food Truck, Georgia Cirilo do Bolo das Meninas, José Morchon do La Taperia e Shanti, Ricardo Brito do Al mare e um chef do Senai.

Ciclismo – Como não poderia deixar de ser, essa edição do Festival conta também com o Passeio Cicloturístico da Primavera. Centenas de ciclistas se reúnem em um passeio fora do comum pelos principais pontos turísticos da cidade. Com largada às 8h da entrada do Colégio IMEJA na Boca do Rio, as bicicletas vão passar pela orla atlântica da cidade, passando pela cidade baixa até chegar na Igreja do Bonfim. O evento acontece no domingo (24) e percorrerá 25 km passando por dezenas de monumentos e locais históricos e culturais.

Parcialmente fechada, a Avenida Professor Magalhães Neto também será um ponto de encontro entre os amantes da bike, no domingo. O espaço ficará interditado das 7h às 17h e o público poderá ir com suas bikes, patins e skates para diversão.

Além da Magalhães Neto, os pequenos terão a chance de pedalar bastante na Barra. Das 9h às 17h, também no domingo, será montado um Minicircuito Infantil de bike a lado do Farol. Diversão garantida para a criançada.

Uma novidade também vai deixar os usuários de bike contentes. O Concurso CicloFotográfico Salvador Vai de Bike que levará 60 ciclistas para uma visita guiada no Centro Histórico de Salvador. Os participantes terão que formar duplas e produzir belas imagens para concorrer a prêmios. Todas as informações e link para inscrição podem ser encontradas nas Redes Sociais do Movimento Salvador Vai de Bike (@salvadorvaidebike).

Centros Culturais – A Casa do Benin, o Teatro Gregório de Mattos e o Espaço Cultural da Barroquinha contam com programação especial. Sob a coordenação da Fundação Gregório de Mattos (FGM), os espaços produzem e realizam ações culturais que garante a aproximação à cultura e a arte, importante para toda família. Entre as ações estão lançamentos de um livro, diálogo com escritoras, exposições, peças, festival sonoro e circuito de rima.

Parque da Cidade – A partir das 7h da manhã o parque já estará com Cama Elástica, Pula Pula, Moto Elétrica e Recreação Infantil montadas e esperando por elas. Para quem não sabe, o Parque da Cidade conta também com um circuito fixo de minibike, o que vai deixar os pequenos ainda mais animados.

Além disso, ainda pela manhã o espaço contará com aulas de Alongamento, Ginástica e Treinamento Funcional, em um tablado montado no gramado do Parque. No mesmo espaço o professor de dança Jaguar e o Dj John Oliver fazem o público suar a camisa e se divertir em aula de dança ao ar livre.

No domingo (24), das 13h às 17h, o público vai poder curtir gratuitamente os trabalhos dos Djs Charles Carvalho (13h), Oliver Dom Jack (14h), Kairo San (15h) e Santz (16h), em uma iniciativa que promove música, dança e experiências recreativas para todas as idades. O evento que recebe o nome de Pick-Nick com DJs é um chamado para que as famílias e os amantes da música eletrônica possam interagir ao som dos grandes artistas da terra. Esse projeto conta com a iniciativa do Coletivo DJs da Bahia.

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.