Bertrand Duarte participa da sessão do filme “Pau Brasil”, em Lençóis


Foto do acervo pessoal do ator

O ator Bertrand Duarte, diretor da Dimas (Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia), é o convidado especial da sessão de encerramento do Cineclube Fruto do Mato, que acontece dis 16 de agosto (quarta-feira), às 19h30, no Teatro de Arena, centro de Lençóis, na Chapada Diamantina. Bertrand apresenta ao público o filme que contracenou, “Pau Brasil”, primeiro longa-metragem do diretor Fernando Belens, lançado em 2014, adaptado do romance homônimo da escritora Dinorath do Valle. No elenco também os atores Osvaldo Mil, Fernanda Paquelet, Arany Santana, Fernanda Belling e Milena Flick .

O filme, disponível em DVD, trata, de forma pungente, da fragmentação de duas famílias, que moram lado a lado e convivem de maneira muito diferente com as normas sociais. É um drama trágico, onde cada personagem carrega suas contradições, onde o bem e mal na maioria das vezes convivem no mesmo corpo físico e no mesmo espírito. Como transfundo desses personagens coexistem vários mitos clássicos e afro-brasileiros. O tempo da narrativa se perde no espaço da memória, afinal, no nosso país convivem vários brasis ao mesmo tempo: O Brasil quase Bélgica e o Brasil muito Índia (descrição em https://www.facebook.com/filmepaubrasil).

 

Filme em outros países

Bertrand Duarte contracena com Osvaldo Mil

“Pau Brasil” foi exibido em diversos festivais no país e no exterior, entre eles a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o VI Panorama Internacional Coisa de Cinema e o Los Angeles Brazilian Film Festival. A projeção do filme marca a última sessão do Cineclube Fruto do Mato, que desde fevereiro deste ano, vem exibindo os mais importantes e premiados filmes da cinematografia baiana. A população de Lençóis e os turistas que visitam a região tiveram a oportunidade de conhecer obras de cineastas
consagrados do cinema feito por baianos, na Bahia, como Glauber Rocha e Roberto Pires, e também dos novos diretores que fazem parte do cinema contemporâneo da Bahia.

O cineclube é uma realização da Cinepoètyka e Grãos de Luz e Griô, através do Edital Setorial de Audiovisual 2016, com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura da Bahia. A iniciativa tem ainda o apoio da Dimas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.