Lavagem de Itapuã nesta quinta


Foto divulgação de Mateus Pereira (Setur-BA)

Há  112 anos baianas vestidas a caráter com seus potes de cerâmica, perfume e flores lavam a escadaria da igreja para homenagear Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, mesclando o catolicismo com os rituais afro.É a tradicional Lavagem de Itapuã, última festa de largo, antes do Carnaval que acontece nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro. (Por Noemi Flores)

Antes da lavagem, as homenagens começam na madrugada quando o Bando Anunciador, grupo formado por percussionistas e pessoas da comunidade que percorrem as ruas do bairro para anunciar a festa e, ainda de madrugada, tem a alvorada de foguetes.

E por volta das 9 horas da manhã, as baianas e o cortejo, formado por pescadores, moradores do bairro, artistas, saem do bairro de Piatã e desfilam pela orla até a igreja, na Praça Caymmi, onde acontece a lavagem, com participação de blocos como o Malê de Balê, A Lenda do Pássaro do Abaeté,que se formaram neste bairro, e os Filhos de Gandhy, .Depois disto, começa a festa profana  nas diversas barracas espalhadas pelo local com música, comida e bebidas típicas.  .

O Malê de Balê foi fundado em 1979 quando moradores afrodescendentes  sentiram a necessidade de formar uma agremiação para que seu bairro pudesse participar do Carnaval de Salvador. Escolheram este nome, inspirados na população descendente dos Malês, povo de origem africana de religião muçulmana que lutaram na Revolta dos Malês contra o sistema escravocrata brasileiro.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.