Desde sexta (06) até dia 14, acontece em Salvador o DiALAB Festival, evento internacional que conecta talentos negros, profissionais da indústria criativa e amantes do audiovisual de diversas partes do mundo. As celebrações foram abertas pela Banda Afrocidade com suas canções cheias de energia, mel e dendê representando a força da cultura afro-brasileira, no Wish Hotel da Bahia, após a apresentação da DJ Lunna Montty que levou o seu set eclético e vibrante. Os ingressos custam a partir de R$30, à venda no Sympla.
O evento tem o objetivo de transformar a capital baiana no epicentro do audiovisual negro e conta com diversas atividades, entre elas: o painel “Negócios entre a música e o audiovisual”, com os empresários Evandro Fióti, da Laboratório Fantasma, e Emerson Dindo, da Portátil, o famoso quadro “Acerte e Ganhe” do comunicador Raoni Oliveira, workshop sobre pesquisa em projetos musicais com Felipe Choco (pesquisador dos Racionais MC’s, KondZilla e AmarElo, de Emicida), workshop sobre processos criativos com a diretora de cinema Juh Almeida, além de workshops gratuitos e mostras de cinema.
O encerramento do festival será marcado pelo show da cantora Melly, de voz marcante e estilo único, que foi indicada ao Grammy Latino deste ano com o “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”. A apresentação acontecerá no sábado (14), às 22h, com abertura do DJ Pivomann, artista baiano que tem um vasto repertório de música eletrônica e ritmos tradicionais da Bahia.
Workshop e cinema gratuitos
Dentre as atividades gratuitas e abertas ao público, haverá o workshop “Desenhando Caminhos: Processos Criativos” com a diretora de cinema Juh Almeida, no Impulse Day, programa dedicado a inspirar e empoderar a nova geração de talentos que irá transformar a indústria do audiovisual. As inscrições estão abertas no site e são limitadas a 50 vagas.
O público também poderá conferir, de 10 a 13, a Mostra DiALAB com os filmes “Ilha do Açúcar”, de Johanné Gómez Terrero (premiado no Festival de Veneza), “O Dia que te Conheci”, do premiado cineasta André Novais Oliveira, “Pepe”, do cineasta Nelson Carlo de los Santos Arias (ganhador do Urso de Prata de Melhor Direção no Festival de Berlim); e a premier do filme “O Céu Não Sabe Meu Nome”, de Carol Aó – todos serão exibidos gratuitamente no Cine Glauber Rocha, com retirada prévia de ingressos no Sympla.
SERVIÇO:
DiALAB FESTIVAL 2024
Data: até 14 de dezembro
Local: Wish Hotel da Bahia (Av. Sete de Setembro, 1537) e Cine Glauber Rocha (Praça Castro Alves, 5 – Centro de Salvador)
Programação completa: www.dialab.me
Ingressos para shows e painéis: https://linktr.ee/dialab.me
Redes sociais: @dialab.me
Mais sobre a DiALAB:
Somos uma plataforma internacional de desenvolvimento de lideranças, networking e conteúdo para amantes do audiovisual focada em criatividade, negócios e inovação. Desde a nossa criação, em 2018, a DiALAB tem feito um trabalho de articulação com os mais variados estados do Brasil e países da América Latina, Europa e África, impulsionando o desenvolvimento de projetos como os premiados “Açucena”, de Isaac Donato, vencedor de melhor filme da Mostra de Cinema de Tiradentes.
“Nós, Povos das Ilhas”, de Elson Santos, premiado no Hot Docs Canadian International Documentary Festival e Blue Ice Docs (Canadá), e “Miraildes Mota – A Lendária Formiga”, de Taís Amor Divino, uma co-produção com a HBO que narra a história da jogadora de futebol da seleção brasileira Formiga com estreia prevista ainda para 2024. Ao longo dos anos, a DiALAB já recebeu representantes de mais de 15 países, e promoveu cursos de formação e atividades que alcançaram mais de 5.000 pessoas, tornando-se uma das principais aceleradoras de projetos audiovisuais do Brasil.