Um dos eventos mais importantes do calendário de turismo religioso da Bahia é a Festa da Boa Morte na histórica Cachoeira (Recôncavo Baiano), a 120 km da capital, que acontece de 13 a 17 de agosto. Por ser uma tradição secular celebrada somente por mulheres pertencentes à Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, fundada há mais de 200 anos, vive em amor a Nossa Senhora.
Esta festa é um espetáculo de devoção e cores com muitas rendas brancas e faixas vermelhas sempre usando várias joias, herdadas de suas ancestrais, passando de mãe para filha, as mulheres levam muitas flores para Nossa Senhora da Boa Morte, a santa que elas prestam homenagem. A festa desde 2010 é considerada Patrimônio Imaterial da Bahia. Para fazer parte, as irmãs precisam descender de escravos africanos e possuir mais de 50 anos de idade.
Contam os historiadores que a confraria surgiu quando um grupo de ex-escravas reuniu-se para conseguir a alforria de outros escravos ou facilitar-lhes a fuga. E que as irmandades proliferaram com o país independente, mas ainda escravocrata. Em 2010 a festa se tornou Patrimônio Imaterial da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
Com vasta programação a festa além das tradições religiosas como procissões, missas, alvoradas, há também o lado profano como o tradicional samba de roda (o qual tem como raiz a cidade), capoeira, e as comidas típicas como caruru, acarajé, vatapá e cozido.
Programação da Festa da Boa Morte em 2024
13 de agosto
• 18:30: Uma missa acontece e posteriormente a imagem que representa o corpo da Nossa Senhora da Boa Morte sai da Igreja da Ajuda em procissão pelas ruas de Cachoeira até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. As mulheres seguem vestidas de branco, levando velas nas mãos em homenagem às irmãs falecidas e recordando seus nomes.
14 de agosto
• 19:00: Missa de corpo presente de Nossa Senhora, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte.
• 21:00: Procissão do enterro de Nossa Senhora da Boa Morte pelas ruas de Cachoeira. As irmãs realizam o enterro simbólico, a “dormição de Maria”, e lindamente vestidas e com velas às mãos, saem da sede da irmandade em direção à Igreja da Boa Morte.
15 de agosto – Dia de Nossa Senhora da Glória
• 05:00: Alvorada com fogos de artifício.
• 10:00: Missa solene da Assunção de Nossa Senhora da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
• 11:00: Procissão em homenagem à Nossa Senhora da Glória, saindo da sede da irmandade e seguida pela filarmônica de Cachoeira. A procissão é longa e passa pela Casa da Estrela, pela feira, pelo pavilhão da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), pela entrada da Ponte D. Pedro II e chegando na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
• 12:00: Valsa e samba de roda no Largo d’Ajuda.
• 13:00: Almoço das irmãs, com convidados e pessoas da comunidade na sede da Irmandade da Boa Morte.
• 16:00: Samba de roda no Largo d’Ajuda.
16 de agosto
• 18:00: Distribuição do delicioso cozido regado a muito samba de roda no Largo d’Ajuda.
17 de agosto
• 18:00: Caruru regado a muito samba de roda, quando ocorre o encerramento da festa.