Com entrega de certificado, o curso é oferecido para mulheres negras, em formato híbrido e aborda desde concepção à execução de produção cultural.
O ‘ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras: A presença feminina negra no matrigestar do futuro’ que acontece de 18 a 26 de julho, em quatro equipamentos culturais de Salvador, Espaço Xisto Bahia, Teatro Gregório de Mattos, Café-Teatro Nilda Spencer, Espaço Cultural da Barroquinha e com parceria com escolas públicas. Além de uma programação diversificada com espetáculos, oficinas e mesas temáticas, abriu inscrições para o curso de Produção Cultural. Em formato híbrido, a quarta edição do evento oferece essa capacitação gratuita destinada exclusivamente a mulheres negras com objetivo de qualificá-las para que possam ter autonomia em suas criações e produções.
O curso propõe um conteúdo programático com referências desde à concepção, organização e atuação com produção cultural e executiva, elaboração de projetos e economia coletiva negra. As inscritas terão a oportunidade de participar de atividades complementares presenciais, além do curso prever a seleção de participantes para uma vivência prática na produção do Festival ÌYÁ’S e poderão aprender com profissionais experientes no setor artístico e cultural.
Iniciativas como estas fomentam a participação, capacitação e empoderamento de mulheres negras, segundo Juliana Monique, “a produção cultural é um universo essencial para tirar sonhos do papel, construir autonomia e autoestima, nosso curso não visa somente instrumentalizar, mas sobretudo aproximar, conectar, acolher e gestar no coletivo”, completa a artista, produtora cultural e também mediadora do curso.
Com carga horária de 40 horas, as participantes receberão certificado que será válido para contar como horas complementares e para profissionalização na área. As inscrições estarão abertas até o dia 03 de julho e podem ser realizadas através da linklist do ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. (Texto: Scila Brito/Divulgação)
Serviço
O quê? ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras oferece capacitação gratuita em Produção Cultural
Quando? Até 03 de julho
Onde? Em quatro equipamentos culturais de Salvador, Espaço Xisto Bahia, Teatro Gregório de Mattos, Café-Teatro Nilda Spencer, Espaço Cultural da Barroquinha e com parceria com escolas públicas. Consulte as datas aqui: https://linklist.bio/festivaliyas