16ª edição do Comida di Buteco!


Bar Koisa Nossa. Foto Aline Loureiro/Divulgação

Vem aí mais uma edição do maior e mais importante concurso de butecos do Brasil. Com o mote ‘Somos Todos Buteco!’, a 16ª edição do Comida di Buteco, acontece de 5 de abril a 5 de maio, em Salvador. Para 2024 estarão presentes 56 bares, distribuídos entre as regiões de Salvador e Lauro de Freitas – que marca a sua estreia esse ano no concurso.

Tendo a criatividade como guia, a organização lança aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática livre na criação dos petiscos, deixando os ingredientes e a inovação por conta de cada um. Para aguçar o paladar de baianos e turistas que amam um bom buteco, os cozinheiros e cozinheiras devem colocar em ação toda a sua criatividade, identidade e originalidade.

Reconhecida como uma competição gastronômica que desenvolve a economia local, promove a geração de empregos e fortalece em todo país a transformação de vidas através da cozinha raiz, este ano os pratos participantes terão valor fixo de R$ 35,00.

Superando expectativas há 16 anos, o CDB mais uma vez bate o próprio recorde de participantes na capital soteropolitana. Os 56 estabelecimentos que concorrem ao prêmio de melhor buteco, estão distribuídos em diversos bairros ao longo da cidade, são eles: Santo Antônio Além do Carmo, Resgate, Nazaré, Engenho Velho de Brotas, Pernambués, Armação, Itapuã, Stiep, Resgate, Barris, Federação, Stella Maris, Pituaçu, Trobogy, Baixa de Quintas, Jaguaribe, Cabula VI, Dois de Julho, Cajazeiras V, Pituba, Canabrava, Paripe, Capelinha, Vila Laura, Barra, Rio Vermelho, Cabula, Plataforma, São Caetano, além de Buraquinho e Centro, em Lauro de Freitas.

Segundo Max Rogers, coordenador regional do CDB, é extremamente gratificante ver o crescimento do concurso em Salvador. “As expectativas estão ainda mais altas para 2024, e o lema deste ano reitera mais uma vez esses espaços como um grande protagonista da sociabilidade brasileira, reafirmando a existência de uma ‘cultura de buteco’, que inclusive queremos implementar como uma data oficial no mês de abril”, conta.

Reforçando que a cultura raiz vive, o concurso vem para fortalecer a importância do negócio tão forte e representativo em todo o país, que são os butecos. Max explica que durante os 30 dias, a mecânica do concurso acontece da seguinte maneira: “o público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%”, destaca. O bar que alcançar a maior nota, ganha o título de vencedor da edição em nível local, e entra na competição nacional.

Sobre o Concurso

Funcionando como uma competição entre butecos, o concurso busca reconhecer o melhor entre as mais de 40 cidades brasileiras participantes, divididas em 25 circuitos, considerando pontos como petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Por isso, a cada ano é eleito o vencedor da cidade, que então participa da competição nacional, elegendo assim o melhor do país. Como forma de garantir a alta qualidade de produtos e atendimento entre os participantes, devido a votação do público e jurados, os últimos colocados são desclassificados para o ano seguinte gerando assim a oportunidade de outros estabelecimentos participarem do concurso.

Bar das Meninas Pula Cerca. Foto: Aline Loureiro /Divulgação

Reconhecido como um dos mais importantes e transformadores concursos gastronômicos do país, os bares participantes são selecionados com um ano de antecedência. Para participar, os butecos – que são indicados pelo público -, são convidados de acordo com os critérios do concurso e participam gratuitamente, criando um petisco autoral, seguindo as regras do ano. Com participação popular e júri especializado, que dão notas de 1 a 10 para 4 quesitos: petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida. O peso do júri e do público é de 50% cada.

Na segunda etapa, que ocorre no mês junho, uma nova comissão de jurados é escolhida para visitar os campeões em cada cidade. Neste momento, os vencedores recebem três jurados para a reavaliação das quatro categorias, onde então é escolhido o melhor buteco do país, em uma festa realizada em São Paulo, no mês de julho.

Com a missão de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso conta com Apresentação da Piraquê; Patrocínio da Santander/Getnet e Coca-Cola; Apoio da McCain, Zero Cal, Chadon e Delta; Cerveja Oficial Eisenbahn; Apoio Institucional da Abrasel, Sebre, NEOOH, BoxNet e Sympla; e Promoção da TV Bahia/Globo.

Sobre Comida Di Buteco

Nascido no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco tem o objetivo de resgatar os butecos autênticos, aqueles que todo mundo tem no coração.

Primeiro concurso do gênero no país, 2023 foi um ano de recordes para o CDB: foram mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente nos butecos e R$ 300 milhões de impacto na cadeia produtiva do ecossistema comida di buteco; mais de 1 milhão de votos válidos em cédula de papel através das visitas e experiência nos bares, 160 milhões de impressões nas redes sociais; e cerca de 10 milhões de pageviews no site.

Com o compromisso de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso tem como perfil de estabelecimentos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes, nem franquias.

Ao longo das suas 24 edições, o Comida di Buteco cresceu e hoje é uma fonte de geração de empregos, impostos, incentivo ao turismo e abrangência de grandes parceiros, mídia, jornalismo e influenciadores. Em 2024, serão mais 1.100 butecos participantes em todo o Brasil, de norte a sul, com renovação, criatividade, muito sabor e histórias de família.

Mas por que “Buteco”?

Buteco, com “U”, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Significa acima de tudo simplicidade e autenticidade. Sempre foi sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração, e esse formato não mudou nada! Ao longo dos anos, o Concurso foi caindo no gosto de outras regiões e conquistando espaço entre esses 25 circuitos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.