Festival Internacional Capão in Blues na Chapada Diamantina


Divulgação

O Vale do Capão, na deslumbrante Chapada Diamantina, será palco da 1ª edição do Festival “CIB – Capão in Blues” ,nos dias 10 e 11 de maio. O evento aberto ao público, adiciona uma nova dimensão à cena cultural e turística da região e promete unir as vibrantes harmonias do blues às belas paisagens locais. O objetivo maior do projeto é proporcionar aos moradores e visitantes uma experiência única e enriquecedora, e fazer o público descobrir a magia por trás do festival, onde a paixão pela música e pela arte se fundem criando momentos memoráveis. O CIB não visa apenas o entretenimento, mas também a promoção turística do Capão como um polo cosmopolita, impulsionando cultura, inclusão, emprego e renda.

O festival não é apenas um encontro para os amantes da música. Sob a experiente curadoria do guitarrista, cantor e compositor Eric Assmar, o festival celebra o talento e a criatividade tanto dos artistas quanto da equipe dos bastidores. Com um lineup cuidadosamente selecionado para encantar a alma dos ouvintes, o CIB abrange diversas vertentes do blues, refletindo uma ampla diversidade demográfica e musical. A criteriosa seleção considerou bandas com atuação consistente no âmbito local, nacional e internacional, garantindo uma experiência enriquecedora ao longo dos dois dias do evento.

Com apoio da Prefeitura de Palmeiras, o festival Capão In Blues é produzido e organizado pelo Grupo A TARDE e Viramundo Produções, com patrocínio do Fazcultura, Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Informações, expectativas e estrutura

O Diretor de Marketing do Grupo A TARDE, Eduardo Dute, revela suas expectativas para a primeira edição do festival Capão in Blues: “Estamos muito ansiosos por esse momento. Há muito o Grupo A TARDE deseja fazer um evento dessa natureza. Contemplando boa música, desenvolvimento turístico sustentável e contato com a natureza. Ao promover um festival dessa grandeza na Chapada Diamantina, o A TARDE contribui para fortalecer a identidade cultural da região. O blues, embora seja um gênero musical de origem estrangeira, se adapta bem à cultura local, gerando uma conexão entre o estilo musical e o ambiente da Chapada”.

Ildazio Tavares Jr., CEO da Viramundo Produções, compartilha a inspiração por trás do festival. “O Capão in Blues vai além de um evento musical, sendo uma oportunidade de transformação positiva para a comunidade local. Temos a responsabilidade de trazer turismo sustentável, emprego e renda sempre respeitando e preservando as características únicas do Vale”, diz Ildázio.

Para José Alves, também produtor do evento, a proposta é fazer um festival com o que há de melhor em termos de atrações e infraestrutura. “Associado a isso, contamos com uma equipe experiente e engajada para fazer um evento especial. E nossa ideia é que esse seja o primeiro de muitos festivais, que serão realizados anualmente no Vale do Capão”, acrescenta.

A organização e realização Capão In Blues requer uma logística complexa, desde a seleção do local, gestão de equipamentos, segurança, transporte, estratégias de marketing eficazes, até a seleção do lineup de artistas. O Capão in Blues foi muito bem pensado e estruturado para que a distância de Salvador seja compensada com um planejamento detalhado e participativo com a comunidade local.

O CIB convida a todos a se juntarem a essa celebração, onde o som envolvente do blues ecoará pelas montanhas, unindo a paixão pela música à beleza natural da Chapada Diamantina.

Capão in Blues – uma experiência única para a alma e os sentidos.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO CAPÃO IN BLUES

 SEXTA, 10/05:

 

CANDOMBÁ BLUES (BA): Abrindo a primeira noite do Capão In Blues, o projeto traz a apresentação do grupo Candombá Blues, trio composto por músicos residentes no Vale do Capão. O grupo conta com a presença dos músicos Brian Duhay (voz e guitarra), Alex Kobs (bateria), além do pesquisador musical e etnomusicólogo Cássio Nobre (baixo). O Candombá Blues traz uma proposta musical calcada no blues/rock e é uma referência no cenário atual desses estilos no Vale do Capão.

 

BLUES ETÍLICOS (RJ): Ainda na primeira noite, o palco do Capão In Blues tem a honra de receber a banda carioca Blues Etílicos. Uma das grandes pioneiras do blues no Brasil, a Blues Etílicos é banda de blues brasileira com mais tempo em atividade, em mais de 35 anos de carreira, com uma extensa discografia, além de participações frequentes nos principais festivais de blues brasileiros e incontáveis apresentações nos quatro cantos do país. O Blues Etílicos promete trazer ao festival um show recheado com sucessos de sua trajetória, com muitas improvisações, além de homenagens ao já saudoso Greg Wilson, um dos membros fundadores da banda, falecido em janeiro.

 

KEITH DUNN (EUA) & THE SIMI BROTHERS (SP): Fechando a primeira noite de Capão In Blues, o projeto recebe uma atração internacional! É o gaitista e cantor norte-americano Keith Dunn, que realiza sua turnê brasileira acompanhado pela banda paulista The Simi Brothers, atração já frequente nos principais festivais de jazz e blues do país. Keith é natural de Boston e ganhou reconhecimento mundial com o álbum “Alone With The Blues”, sendo muito premiado nos Estados Unidos e na Europa. Juntos, Keith Dunn e os Simi Brothers prometem trazer ao Vale do Capão um grande show, mesclando vertentes do blues tradicional com muita propriedade.

 

SÁBADO, 11/05:

 

CANDICE FIAIS (BA): A noite do sábado começa com o show da multi-instrumentista, cantora e compositora baiana Candice Fiais. Natural de Salvador, Candice vem apresentando um trabalho que funde muito bem blues, soul, jazz e country. A artista sobe ao palco do Capão In Blues com sua banda para apresentar o show que promove seu recém-lançado segundo álbum solo, o “Groovy Quimera”.

 

GUSTAVO ANDRADE (MG) CONVIDA ALMA THOMAS (EUA): Dando sequência à programação, o Capão In Blues recebe uma atração internacional! É a cantora e compositora nova-iorquina Alma Thomas, que vem como convidada do bluesman mineiro Gustavo Andrade, nome de destaque no blues brasileiro. Radicada no Rio de Janeiro, Alma tem uma larga experiência como cantora, desde seus estudos acadêmicos nos Estados Unidos, até sua atuação em incontáveis festivais brasileiros de blues e jazz. A artista foi vencedora do reality show The Four Brasil e, junto ao guitarrista, cantor e compositor mineiro Gustavo Andrade, apresenta no Capão In Blues um show visitando grandes clássicos, junto a uma super banda de apoio.

 

ERIC ASSMAR (BA) part. JEFFERSON GONÇALVES (RJ): Fechando a primeira edição do Capão In Blues, o guitarrista, cantor e compositor baiano Eric Assmar, curador do projeto, sobe ao palco junto à sua banda para apresentar o show que promove “Home”, seu terceiro álbum solo. O músico traz, ainda, a participação do carioca Jefferson Gonçalves, um dos principais nomes da gaita blues no Brasil, no que promete ser uma apresentação cheia de improvisações e surpresas, em um clima de confraternização e muita interação com o público.

SERVIÇO:FESTIVAL CIB – CAPÃO IN BLUES

DATAS: 10 e 11 de maio de 2024

LOCAL: Vale do Capão, Chapada Diamantina, Bahia

– ABERTO AO PÚBLICO –

ATRAÇÕES:

SEXTA, 10/05

Candombá Blues (BA), Blues Etílicos (RJ), Keith Dunn(EUA) & The Simi Brothers(SP)

SÁBADO, 11/05

Candice Fiais (BA), Gustavo Andrade (MG) convida Alma Thomas (EUA),  Eric Assmar (BA) convida Jefferson Gonçalves (RJ)

 

18 anexos • Anexos verificados pelo Gmail

Serviço

Festival CIB – Capão in lues

Datas: 10 e 11 de maio de 2014

Local: Vale do Capão, Chapada Diamantina, Bahia

Atrações: Serão divulgadas em breve

– Aberto ao público–

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.