“As Musas do Amado Jorge” desfilam no Centro Histórico


Foto: Divulgação/Secom-PMS

Dona Flor, Teresa Batista, Gabriela, Tieta e Perpétua vão ganhar as ruas do Centro Histórico, na última semana de janeiro. As personagens, que fazem parte das obras do saudoso escritor baiano Jorge Amado, dão vida ao espetáculo teatral itinerante “As Musas do Amado, Jorge”

Em uma apresentação interativa e cheia de movimento, elas prometem colocar todo mundo para andar, dançar e cantar, nos largos e ladeiras do Pelô. A partir desta quarta (24) até o sábado (27), o grupo se apresenta sempre a partir das 19h.

Esta é a segunda montagem do Circuito Jorge Amado, concebido pela produtora cultural Eliana Pedroso em 2017 e que faz parte da programação do Viva o Centro, da Prefeitura de Salvador. “O projeto Circuito Jorge Amado foi criado dentro da ideia de produzir espetáculos que unissem a linguagem do teatro, da dança e da música em encenações itinerantes, que preenchessem as ruas, sacadas e janelas do Pelourinho.

Com um elenco de alto nível profissional, agregamos durante três verões um grande público que se encantou com as apresentações. Estamos voltando com uma segunda montagem, enaltecendo importantes personagens da literatura amadiana, com criatividade, humor e uma encantadora trilha sonora”, declara Eliana Pedroso.

Cenas famosas – O espetáculo reúne um elenco com mais de 30 integrantes entre artistas, atrizes, atores, produção e direção. Tudo começa com a chegada das musas no Terreiro de Jesus, gloriosas, em carro aberto.

De lá, seguem para as sacadas do Casarão 17, onde o narrador, que estará presente durante todo o percurso, dá início ao espetáculo. Em cortejo, elas e os homens das suas vidas – Vadinho, Teodoro e Nacib – seguem pelas ruas descendo a ladeira até o Largo do Pelourinho, onde as musas são devidamente apresentadas ao público.

Do Largo do Pelourinho, o grupo de artistas sobe à Rua Gregório de Mattos, sempre puxando o público. Quatro cenas ícones são realizadas, tendo como foco cada uma das personagens: na primeira, Dona Flor, Teodoro e Vadinho e os conflitos desta traição paranormal; na segunda, a força de Teresa Batista cansada de guerra; na terceira, Gabriela, em toda sua formosura; e, na quarta, Tieta, num embate fenomenal com Perpétua.

Dançarinos e cantores – Acompanhado do público, o cortejo segue para encerrar a apresentação no Largo do Cruzeiro do São Francisco. Além dos intérpretes, um elenco de dançarinos e grandes nomes da música baiana também integram a montagem. O som fica por conta da batucada dos Meninos da Rocinha do Pelô, regidos pela maestrina Elem Silva, com participação da cantora Denise Correia cantando músicas temas das musas, e alguns músicos tocando instrumentos de sopro.

Para o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo (Secult), Gegê Magalhães, a peça tem forte relação com a história do Centro Histórico. “A vida de Jorge e Zélia se confunde com o Pelourinho, frequentemente citado em suas obras”, disse ele, lembrando que o legado dos escritores permanece vivo na região através da Fundação Casa de Jorge Amado, localizada no Pelô, e ainda nas praças que carregam nomes em homenagens às obras de Jorge Amado. O gestor destaca que o Centro Histórico, além de ser um ponto turístico atrativo, tem sido palco de apresentações culturais durante toda a semana, gerando grande movimentação de visitantes e baianos.

Elenco e produção – O texto da trama é de Cleise Mendes, com direção de Elisa Mendes, direção musical de Luciano Salvador Bahia, coreografia de Sonia Gonçalves e os figurinos e adereços são de Maurício Martins. Em cena estarão quatro consagradas atrizes baianas: Cristiane Mendonça (Dona Flor e Perpétua), Mariana Freire (Teresa Batista), Dani Souza (Gabriela) e Márcia Andrade (Tieta). No elenco masculino, estão os atores Paulo Borges (Vadinho), Eddie Marques (Teodoro e delegado), Joseph Caio (Bafo de Bode) e Saulus Castro (Nacib e narrador).

Também integram o espetáculo os dançarinos Angel Martins, Laiane Carmo, Jennie Costa, Maju Passos, Dudé Conceição e Clodô Santana, além da cantora e atriz Denise Correia, que estará puxando o cortejo cantando ao vivo. A produção executiva é de Ila Vita e Cris Correia, sonorização e iluminação assinadas pela M2 Soluções Audiovisuais e a realização é do Núcleo de Ações Culturais Estratégicas (Nace).

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.