Bonfim, religião e festa tomam grande dimensão nacional


Foto: Site https://www.santuariosenhordobonfim.com

As novenas tiveram início no dia 4 e a programação encerra no domingo, dia 14. Mas o ponto alto da festa que atrai turistas e baianos é o dia 11, tradicionalmente em uma quinta-feira, quando se une o religioso e o profano, na Lavagem das escadarias da igreja. O cortejo religioso sai da Igreja da Conceição da Praia, bairro do Comércio, com a imagem centenária de Nosso Senhor do Bonfim em procissão que percorre 8 km até a Basílica no bairro do Bonfim.

Paralelo a isto, no sincretismo religioso baianas vestidas a rigor, carregam potes de água, flores e perfumes para lavar as escadarias antes da imagem chegar na igreja, percorrendo o mesmo caminho. O branco e azul é a cor preferida tanto dos católicos como de outras religiões, mas para o sincretismo é uma alusão às cores do orixá Oxalá. Terminada as celebrações religiosas as pessoas se espalham entre centenas de barracas, instaladas no largo e ao redor, bares e restaurantes, com música, bebidas e comidas típicas.

A partir do tema “Com Jesus, o amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos”, a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim deu início aos festejos em honra ao Senhor do Bonfim, dia 4 de janeiro. Em 2024, toda programação fará menção ao jubileu de 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim mediante o lema “Ao teu lado sempre unidos, somos teu povo Senhor.” (Hino oficial do Senhor do Bonfim).

De acordo com o reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, padre Edson Menezes, as comemorações deste ano serão especiais pois homenageará o templo religioso construído em 1754. “Nós estamos preparando uma programação especial […] Cada noite será realizada uma homenagem destacando uma característica e uma qualidade da Igreja do Bonfim.”, disse.

Foto: Divulgação/Aquivo Arquivo de O Que Fazer na Bahia

Para o juiz da Devoção do Nosso Senhor do Bonfim, Fernando José Máximo Moreira, os festejos são oportunos para trabalhar em conjunto. “A programação é longa, são muitos dias, mas é um conjunto de trabalho entre a Devoção, o nosso reitor padre Edson, as instituições públicas, em especial as municipais, que têm sido grandes parceiros nossos, como a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado da Bahia e outros organismos de natureza privada, todos trabalhamos juntos em prol dos devotos do Senhor do Bonfim.”, ressaltou.

Em 2024, o juiz da festa será o membro dignitário e 1º tesoureiro da Devoção, Marcus Peleteiro. “Já vemos alguns dias cuidando desta festa que é a novena, que tem o momento da lavagem e o grande dia festivo […] principalmente neste ano que tem como marco a celebração dos 270 anos da Igreja.”, destacou.

A programação contará com momentos como uma Missa no mar, a 9ª edição da Caminhada Lavagem de Corpo e Alma e a Procissão dos Três Pedidos, além do programado, nos finais de semana da novena solene (06, 12 e 13/01), a partir das 18h, acontecerá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após o rito da novena, acontecerá apresentações musicais e culturais. Confira:

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA FESTIVA
Primeiro dia – 04/01/2024 | Quinta-feira:

18h30: Hasteamento da bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim em frente à Basílica Santuário, dando início à programação da festa 2024.

19h: Primeira noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos, a ser  Igreja adoradora, serva de todos e dos últimos.” (Lc 22,24-30)

Pregador: Padre Manoel da Paixão Gomes do Prado, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Mares (Salvador)

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim – Mansão da Misericórdia

Paraninfo (s): Bruno Soares Reis (Prefeito de Salvador) e secretários municipais

Convidados: Representantes das Secretarias do Governo Municipal de Salvador

Segundo dia – 05/01/2024 | Sexta-feira:

19h: Segunda noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos e a não condenar.” (Jo 8, 1-11)

Pregador: Padre Jailson Jesus dos Santos, Pároco da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo (Salvador)

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim – Basílica Menor

Paraninfo (s): Cláudio Cajado Sampaio (deputado federal) e Guilherme Carmo Sampaio de Araújo (empresário)

Convidados: Lucas Radel (empresário)

Momento cultural: A partir das 18h, haverá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após o rito da novena, acontecerá apresentações musicais e culturais.
Terceiro dia – 06/01/2024 | Sábado:

19h: Terceira noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos; assim como a não discriminar ninguém.” (Lc 4,16-24)

Pregador: Padre Manoel de Oliveira Filho, Pároco da Paróquia da Ascensão do Senhor (Salvador)

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim – Ponto turístico de relevância nacional

Paraninfo (s): Luís Maurício Bacellar Batista (Secretário de Turismo do Estado da Bahia) e Pedro Tourinho (Secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador)

Convidados: Conselho Baiano de Turismo, Roberto Duran (Presidente do Conselho Baiano de Turismo), Diego Rodrigues Medrado (Superintendente de Fomento do Turismo do Estado da Bahia), Isaac Chaves Edington (Presidente da Saltur) e Gegê Magalhães Pinto (Diretor de Turismo da Cidade de Salvador).

Quarto dia – 07/01/2024 | Domingo:

A Basílica permanecerá aberta com Missas nos horários normais:

06h, 07h30, 09h, 11h, 15h e 17h

Às 07h, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim em carreata em direção à Marina Ribeira (Rua Clóvis de Almeida Maia, n° 7, bairro Ribeira). Ao chegar no local, a imagem embarca sozinha em direção à Igreja da Penha, onde as pessoas e embarcações devem estar esperando.

Às 08h, inicia-se a Missa no mar em frente à Igreja Nossa Senhora da Penha (Ribeira).

Após a Celebração Eucarística, terá início a procissão marítima em direção ao Porto da Barra, retornando para ao Cais da Praça Cairu, onde a imagem será recebida pelos fiéis e seguirá para a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia (bairro Comércio – Salvador).

16h: Concentração do Apostolado da Oração, encerrando com a Missa campal às 17h.

Foto: Adenilson Nunes/Secom-BA/Arquivo de O Que Fazer na Bahia

19h: Quarta noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos, amando-nos uns aos outros.” (Jo 15,9-12)

Pregador: Padre Rogério Rosa da Silva, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Cia (Simões Filho)

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim – Santuário criado pelo povo

Paraninfo (s): Desembargador Nilson Castelo Branco (Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia) e Desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano (Corregedor Geral Tribunal Magistrados da Bahia – AMAB e membro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ)

Convidados: Desembargador Júlio Cezar Lemos Travessa (Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia – AMAB), Desembargador Valtercio Ronaldo de Oliveira (mesário da Devoção do Senhor do Bonfim), Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho (mesária da Devoção do Senhor do Bonfim) e Desembargador Baltazar Miranda Saraiva (mesário da Devoção do Senhor do Bonfim).

Quinto dia – 08/01/2024 | Segunda-feira:

14h: Concentração dos enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com a realização da Santa Missa às 15h.

19h: Quinta noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos e a superar todo tipo de preconceito.” (Jo 4,4-30)

Pregador: Cônego Lázaro Silva Muniz, Reitor do Santuário Coração Eucarístico de Jesus (Igreja de São Raimundo – Salvador)

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim – lugar de experiência do ecumenismo e do diálogo inter-religioso

Paraninfo (s): Dr. João Felipe de Souza Leão (deputado federal) e Dr. José Luiz Sobreira (advogado)

Convidados: Conselho Inter-religioso da Bahia (CONIRB), Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Devoções, Irmandades, Confrarias e Ordens Terceiras existentes na Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Sexto dia – 09/01/2024 | Terça-feira:

14h: Concentração dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística da Arquidiocese de São Salvador da Bahia para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com a realização da Santa Missa às 17h.

19h: Sexta noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos e a não julgar.” (Mt 7,1-6)

Pregador: Padre Edmilson Santos da Costa, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ó – Paripe

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim – Lugar de convivência pacífica com o sincretismo religioso

Paraninfo (s): João Carlos Bacelar Batista (deputado federal), Marcio de Araújo dos Santos (empresário) e Ariosvaldo de Andrade Nunes (empresário).

Convidados: Associações do Bairro de Itapagipe

Sétimo dia – 10/01/2024 | Quarta-feira:

09h: Missa devocional do Santíssimo Sacramento presidida por Dom Marco Eugênio, bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

19h: Sétima noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos, sendo solidários com os mais necessitados.” (Lc 10,30-35)

Pregador: Padre Gabriel dos Santos Filho, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Valéria

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim – Lugar onde se cultiva a cultura do encontro

Paraninfo (s): Coronel Aviador Vinicius Guimarães Nogueira (comandante da Base Aérea de Salvador), Dr. Antônio Carlos Cambra (comandante do 2° Distrito Naval)

Convidados: Forças Armadas e de Segurança da Sociedade, Dr. Marcelo

Werner Derschum (Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia), Coronel Paulo José de Azevedo Coutinho (comandante da Polícia Militar do Estado da Bahia) e General André Ribeiro (comandante da 6ª região Militar do Exército)

Oitavo dia – 11/01/2024 | Quinta-feira | Dia da Tradicional lavagem do adro da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim

07h: Saída da 9ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma” da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.

Após a chegada da Caminhada, padre Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário, transmitirá da janela central do templo religioso uma mensagem e concederá a todos uma bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim. Chegando o cortejo das baianas, acontecerá o ritual da lavagem das escadarias  da Igreja.

Nono dia – 12/01/2024 | Sexta-feira:

19h: Oitava noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos, anunciando a Paz, como fruto do perdão,  da reconciliação e da justiça.” (Jo 20,19-23)

Pregador: Padre Alberto Montealegre Vieira Neves, Reitor do Seminário São João Maria Vianney

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim – Chamada a ser uma “Igreja” e “hospital de campanha”

Paraninfo (s): Dr. Otto Roberto Mendonça de Alencar Filho (senador) e Dr. José Eduardo Mendonça de Alencar (deputado estadual)

Convidados: Órgãos da Imprensa Baiana

Momento cultural: A partir das 18h, haverá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após o rito da novena, acontecerá apresentações musicais e culturais.

Décimo dia – 13/01/2024 | Sábado:

19h: Nona noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos, como Igreja Sinodal.” (Jo15,1-8)

Pregador: Padre Gilson Magno dos Santos, Capelão da Capela de Nossa Senhora da Vitória – Canela

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim – Coração da fé do povo católica da Bahia

Paraninfo (s): Dr. André Fufuca (Ministro do Esporte do Brasil), João Carlos Bacelar Filho (deputado federal), Dr. Otoney Alcântara (advogado) e Arnaldo Lessa Silveira (vereador de Salvador)

Convidados: Dr. Arialdo Boscolo (presidente da Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES) e Dr. Francisco Elieser Pimenta de Oliveira (Presidente do Sindicato dos Clubes do Estado da Bahia)

Momento cultural: A partir das 18h, haverá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após o rito da novena, acontecerá apresentações musicais e culturais.
Dia festivo – 14/01/2024 | Domingo
05h: Alvorada

05h, 06h, 07h30, 09h e 15h: Santa Missa

10h30: Santa Missa Solene presidida por Dom Sérgio da Rocha, Cardeal Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

No final da Celebração Eucaristica, Dom Sérgio dará a Benção Apostólica com Indulgência Plenária.

Convidados especiais: Dr. Jerônimo Rodrigues Souza (Governador da Bahia e Secretários) e Dr. Bruno Soares Reis (Prefeito de Salvador)

16h: Procissão dos Três Pedidos

Local de saída: Igreja Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares)

Chegando na Colina Sagrada, os fiéis serão convidados a dar três voltas em torno da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, fazendo três pedidos. O momento será finalizado com a benção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.