Tradicional Festa de Reis na Lapinha


Foto: Betto Jr./Secom PMS

Com o tema “Como os Santos Reis ofertamos ouro, incenso e mirra!” (Mt 2,11), a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Lapinha, realizará a tradicional festa de Reis, na Solenidade da Epifania do Senhor. O tríduo acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de janeiro, sempre iniciando às 19h, na Matriz. Como parte dos festejos, na noite do dia 5, logo após a Santa Missa, haverá o tradicional desfile do Terno Anunciação.

No dia festivo, 6 de janeiro, a programação terá início com a alvorada às 6h; e Missas às 8h (presidida pelo pároco, padre Romildo Pires) e às 19h (sob a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio Galrão). É importante ressaltar que, a cada noite durante as celebrações preparatórias, e também no dia festivo, os fiéis são conclamados a realizarem gestos concretos por meio da doação de copos descartáveis (3 de janeiro), água sanitário (4 de janeiro), sabão em pó (5 de janeiro) e desinfetante e detergente (6 de janeiro).

Festa dos Santos Reis

A Solenidade da Epifania do Senhor, também conhecida como “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Melchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela. Os três Reis Magos levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

A intenção dos evangelistas, ao mostrarem os magos do Oriente, foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular – também conhecida como Folia de Reis – foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.( Fonte:site Arquidiocese de Salvador)

Festa altera o trânsito entre Liberdade e Lapinha a partir desta sexta (5) 

A tradicional Festa de Reis, comemorada no próximo sábado (6), vai alterar o trânsito entre os bairros da Liberdade e Lapinha, a partir desta sexta-feira (5) até domingo (7). Para a celebração, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai instalar barreiras e ordenar o tráfego de veículos a fim de garantir a segurança viária de condutores e pedestres.

Com o desfile dos Ternos de Reis, o trânsito será alterado no Largo da Lapinha, Largo da Soledade (retorno antes das barreiras de trânsito), e Estrada da Liberdade (até o Colégio Pirajá, retorno para o Largo da Lapinha), na sexta-feira (5) e no sábado (6).

Das 17h da sexta-feira (5) às 1h do domingo (7) será proibido a circulação e o estacionamento de veículos nas vias laterais à Praça da Lapinha. Na sexta (5) e no sábado (6), a partir das 17h, o tráfego de veículos será interditado nas seguintes vias: Estrada da Liberdade (trecho compreendido entre a Rua Pero Vaz e o Largo da Lapinha), Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua São José de Cima, Rua Emídio dos Santos (trecho compreendido entre a Rua São José de Cima e o Ifba).

Haverá instalações de Barreiras Fixas (BF), a partir das 17h, na sexta (5) e no sábado (6), nos seguintes pontos: Rua Brigadeiro Pessoa da Silva, Rua Campos França e Rua Francisco Blanco. Também haverá instalações de Barreiras Móveis (BM), a partir das 17h, na sexta (5) e no sábado (6), na Estrada da Liberdade/Rua Pero Vaz (desvio) e Estrada da Liberdade/Largo da Soledade/Rua Saldanha Marinho.

Os veículos que circulam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego, no sentido Centro, a Rua Pero Vaz, Rua Doutor Eduardo Santos, Rua Conde de Porto Alegre, Largo do Tamarineiro, Rua Rodrigo de Menezes e Baixa de Quintas (Rua General Argolo / Estrada da Rainha). Já no sentido Liberdade, os motoristas podem seguir pela Rua Emídio dos Santos, Ladeira da Soledade, Largo da Lapinha, Largo do Queimadinho, Rua Saldanha Marinho, Largo do Tamarineiro, Rua Conde de Porto Alegre, Rua Doutor Eduardo Santos, Rua Pero Vaz e Estrada da Liberdade.

O acesso aos residentes e/ou domiciliados nas vias interditadas será liberado mediante comprovação de endereço. O tráfego voltará à normalidade tão logo a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) conclua os serviços de limpeza. (Texto: Ascom/Transalvador )

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.