Paulo Afonso recebe ações do projeto “Avança Turismo Bahia”


Fotos: Divulgação/Setur-BA

O município de Paulo Afonso, considerado a capital da zona turística Lagos e Cânions do São Francisco, foi alvo do projeto “Avança Turismo Bahia”, que realiza ações estruturantes, com foco no incremento das atividades nas 13 zonas que movimentam o setor. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

No destino, uma equipe do órgão realizou visitas técnicas, fez o levantamento da oferta e controle de qualidade da rede hoteleira, ofereceu capacitação da mão de obra e o cadastramento no sistema nacional de prestadores de serviços turísticos (Cadastur), além de reuniões com o trade regional.

“Iniciamos o projeto em Salvador, na zona turística Baía de Todos-os-Santos. Depois, estivemos em Iguaí, nos Caminhos do Sudoeste. Agora, chegamos em Paulo Afonso, nos Lagos e Cânions do São Francisco. O objetivo é entender o atual status de desenvolvimento do turismo, em cada região, e qual a competência do Governo do Estado nesse processo de construção. A proposta é percorrer todas as 13 zonas do mapa do turismo baiano”,  explicou a superintendente de Promoção e Serviços da Setur-BA, Fabíola Mandarine.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Paulo Afonso, Nino Rangel, falou sobre a importância da presença da Setur-BA na cidade. “Diversas ações foram realizadas pela equipe que veio de Salvador, no sentido de analisar a estrutura turística do nosso município e os investimentos que precisam ser feitos. Vamos trabalhar em conjunto e levantar o que precisa ser feito para que Paulo Afonso seja fortalecido como destino turístico”.

A agente de viagens Joselma Rodrigues destacou as potencialidades turísticas da região banhada pelo Velho Chico, que podem ser mais exploradas. “Temos o turismo náutico nos cânions do rio, trilhas ecológicas e as usinas hidrelétricas, um marco na engenharia nacional, além da emblemática história do cangaço, que projetou o sertão baiano, e a rica gastronomia regional”.

Cidade à margem do São Francisco

Em pleno sertão baiano, a 460 km de Salvador,  Paulo Afonso está localizada à margem do São Francisco e faz divisa com os estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A região tem belas paisagens e muita água, sendo um dos grandes atrativos da cidade as formações rochosas do cânion do Rio São Francisco, o Velho Chico – considerado o maior cânion navegável do mundo.

O clima semi-árido e vegetação da caatinga por quase toda a área faz o diferencial da região que é ótima para quem gosta de ecoturismo. Tanto baianos como turistas não podem deixar de apreciar os cânions que compõem um cenário de beleza. Com paredões rochosos que serram as águas do Velho Chico, os cânions formam um vale cuja profundidade varia entre 30 e 170 metros e encostas que parecem ser esculpidas a mão, repleta de detalhes.

Lá em Paulo Afonso se encontra o maior complexo de usinas hidrelétricas subterrâneas do mundo, administrado pela Chesf, parque que possui águas que, além de energia, geram cultura, folclore, lendas que correm por trilhas e cavernas que são importantes para a atividade turística.

Outros pontos turísticos que podem ser explorados: a Serra do Umbuzeiro, a 20 km do centro, um lugar perfeito para um passeio que proporciona contato com a natureza e a vegetação típica do semi-árido. No ponto mais alto, o cruzeiro, de 536 metros de altura, é possível ter uma linda visão da cidade em 360º. A reserva ecológica e indígena do Raso da Catarina, região onde a vegetação se perde na imensidão, considerada uma das reservas mais antigas do mundo. Foi lá também onde o cangaceiro Virgulino (Lampião, líder do Cangaço) teria se refugiado com seu grupo depois de esconder armas e tesouros.

Para quem curte um passeio mais tranquilo e voltado para a história da cidade, não pode deixar de conhecer casa onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita de Lampião. A casa virou um museu e tem toda sua estrutura arquitetônica da época mantida. Fica no povoado Malhada da Caiçara, zona rural do município, e faz parte do Roteiro Cânion e Cangaço.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.