Quadrilhas juninas na Praça da Cruz Caída


Foto: Jefferson Peixoto/Secom – PMS

As quadrilhas juninas de Salvador terão um palco exclusivo no São João do Centro Histórico: a “Arena Arromba Chão”, localizada na Praça da Cruz Caída, Praça da Sé.

O espaço sedia o II Festival de Quadrilhas Juninas no Centro Histórico, promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), que contempla a apresentação dos grupos Brilho Dona Fé, Forró do Luar, Asa Branca, Germe da Era, Imperatriz do Forró, Forró do ABC e Arraiá das Marias. Quem abre a programação é a tradicional quadrilha Asa Branca, nesta sexta-feira (16), às 20h.

As apresentações das demais quadrilhas se estendem ao sábado e domingo (17 e 18) e acontecem, ainda, durante as vésperas e feriado do São João, nos dias 23, 24 e 25. Os shows dos grupos juninos são abertos ao público e acontecem sempre a partir das 20h.

Para Ubaldina Estrela Gomes, presidente da quadrilha mirim Germe da Era, o espaço criado pela Prefeitura no ano passado deu mais visibilidade aos grupos de dança. “Em 2022 tivemos essa valorização na Arena Arromba Chão e esse ano nossa expectativa é maior ainda”, diz entusiasmada. O grupo sobe ao palco, no domingo (18), às 20h

Além do fomento a cultura nordestina, a quadrilha que dançou pela primeira vez em 1981, ano de fundação, também desenvolve trabalhos socioculturais com crianças e jovens do Pero Vaz. “Na Arena Arromba Chão mostramos nossa dança junina que também é resultado das ações sociais que desenvolvemos na comunidade. A visibilidade é muito grande”, considera.

“Meus componentes se sentiram importantes e felizes e eu também”, conta. Sobre o tema da quadrilha, prefere guardar surpresa e promete surpreender baianos e turistas que forem ao Centro Histórico prestigiar as coreografias e figurinos. Ao longo da programação do ano passado, mais de três mil pessoas assistiram as apresentações.

II FESTIVAL DE QUADRILHAS – Arena Arromba Chão

– Dia 16 (sexta-feira): Asa Branca  
– Dia 17 (sábado): Arraiá das Marias  
 – Dia 18 (domingo): Germe da Era  
 – Dia 22 (quinta-feira): Forró do Luar  
– Dia 23 (sexta-feira): Arraiá das Marias  
 – Dia 24 (sábado): Imperatriz do Forró  
 – Dia 25 (domingo): Forró do ABC   

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.