Instituto Geográfico e Histórico faz seminário “A música na Cidade da Música”


O escritor e coordenador do Projeto Cultural Cantina da Lua, Clarindo Silva. Divulgação

Acontece no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, no dia 23 de maio/23 (terça-feira), das 15h às 18h, o III SEMINÁRIO A MÚSICA NA CIDADE DA MÚSICA: tradição, modernidade e patrimônio. O encontro terá transmissão pelo canal youtube.com/ighbba, abertura e encerramento com a apresentação musical do Coral da Polícia Militar da Bahia e tributos de homenagens. A proposta é lembrar cinco séculos de memória musical alicerçados sob a égide da colonização portuguesa, em paralelo com a inevitável contribuição indígena, africana e afro-brasileira.

A programação será coordenada pelo professor Marcos Santana e terá as seguintes palestras: “Frei Hugo Fragoso, co-autor do livro Igreja e Convento de São Francisco da Bahia”, a ser proferida pela professora Maria Helena Flexor e “Jaime Cavalcanti Diniz: a trajetória de um homem multifário”, quando falará o professor Sergio Dias (PE). Na sequência, o escritor e coordenador do Projeto Cultural Cantina da Lua, Clarindo Silva, discorrerá sobre a memória de cantores, compositores e intérpretes baianos.

O Seminário surgiu da necessidade de estabelecer algum tipo de interlocução com representantes institucionais em torno da concessão, pela Unesco, do título de Cidade da Música a Salvador, em 2017. A primeira edição do evento ocorreu em 2018, ensejando os 200 anos de criação da Cadeira de Música, por D. João VI. Em 2019, o certame foi dedicado integralmente aos 460 anos da atividade organística no Brasil. Em 2023, o encontro retorna, no contexto de celebração da efeméride dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia e 25 anos do Projeto Memória Musical da Bahia.

Aberto ao público, as palestras acontecem no auditório do IGHB (Piedade) e contará com as presenças físicas e virtuais dos convidados. Haverá certificado de participação.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.

Saiba mais em www.ighb.org.br

Serviço
Seminário A MÚSICA NA CIDADE DA MÚSICA
23 de maio de 2023, das 15h às 18h
Sede do IGHB: Av. Joana Angélica, 43 – Piedade

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.