Feira Literária Internacional de Cabaceiras do Paraguaçu


Foto Jomar Lima/ Divulgação

Evento acontece entre 4 e 7 de maio com programação que contempla bate-papos, exibições de filmes, intervenções urbanas e lançamento de livros

Cabaceiras do Paraguaçu vai respirar literatura. A cidade recebe a segunda edição da FLIPAR – Feira Literária Internacional de Cabaceiras do Paraguaçu. O lançamento acontecerá nesta terça-feira (14) às 15h, no Museu Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçú. A abertura faz parte das comemorações dos 176 anos de nascimento do Poeta Castro Alves.

Este ano, a feira tem o tema “Vozes d’África”, poema de Castro Alves que traz a importância da história e da literatura com as discussões sobre a escravidão no Brasil. A data do evento foi escolhida por maio ser o mês da “Abolição” e do “Dia da África”.

Cabaceiras é conhecida por ser a terra onde nasceu Castro Alves. O evento acontecerá no Parque Histórico Castro Alves, equipamento cultural do Governo do Estado no município. A programação é composta por apresentações artísticas, encontros, bate-papos, exibições de filmes, intervenções urbanas, lançamento de livros, oficinas literárias, feira de livros , dentre outras atividades. Serão quatro dias com nomes da literatura internacional, nacional e baiana.

O ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e atual presidente estadual do conselho de Educação, Paulo Gabriel Soledade Nacif, será pelo segundo ano o curador, com alguns nomes já apresentados a exemplo de Cristiane Marques, Mirtes Santa Rosa, Camilla França, Erri Vance, Rita  Queiroz, Clara Amorim, Ivan Cláudio Siqueira, José Henrique de Freitas Santos e Liv Sovik (convidada internacional).

Entre os temas estão mesas como “A Mocidade Eterna”, “Surgências e insurgências dos eventos literários na Bahia”, “A Universidade do RAP: Uma experiência do recôncavo”, “As Juventudes: suas vidas, suas poesias”, “A música na prosa de Guimarães Rosa”, “Língua, poder e diversidade” e “A tropicália pós-moderna”.
O Festival tem a realização da Cali – Cachoeira Literária, a mesma realizadora da FLICA (Festa Literária de Cachoeira), e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçú.

A FLIPAR – Feira literária Internacional de Cabaceiras do Paraguaçu contará com quatro dias de realização.

Situado no município de Cabaceiras do Paraguaçu, o Parque Histórico Castro Alves é um museu biográfico dedicado à preservação e divulgação da vida e obra do poeta Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871). O Parque está instalado na antiga Fazenda Cabaceiras, onde nasceu o poeta, numa área de cerca de 52.000 m2. Foi criado em 1971, por ocasião dos festejos pelo centenário de sua morte.

Além do museu, cujo acervo guarda objetos que pertenceram a Castro Alves e a seus familiares, o Parque tem uma sala multimídia, um auditório e uma biblioteca, e realiza uma série de atividades socioeducativas como os projetos “Sopa de Letras”, “Sarau no Parque”, entre outros.

Rede Socias:
Site: https://www.cabaceirasdoparaguacu.ba.gov.br/
Instagram: https://instagram.com/prefeituracabaceiras?utm_medium=copy_link
Facebook: https://m.facebook.com/prefeituracabaceiras

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.