Tradicional Feira de Caxixis em Nazaré das Farinhas


Divulgação

Após três anos, o evento mais tradicional de Nazaré, na Bahia, ocorrerá durante a Semana Santa.

A tradicional Feira de Caxixis, organizada pela prefeitura de Nazaré, município da Bahia, será o palco para a exibição de diversos artesanatos fabricados pelos oleiros de Maragogipinho. As peças serão expostas em mais de 250 barracas espalhadas no centro de Nazaré, nas praças Alexandre Bittencourt e dos Táxis, entre os dias 06 a 09 de abril.

A prefeitura da cidade divulgou a programação musical completa da feira, que inclui os artistas Oh Polêmico, Silvanno Salles, Amado Batista, Anna Catarina e La Fúria. Em uma mistura de ritmos, Vitor Fernandes, Nadson O Ferinha, Filhos de Jorge, Kart Love, Mambolada, Danniel Vieira e Marcynho Sensação também estão entre as atrações confirmadas para animar a população e os turistas durante o evento.

Os caxixis, louças confeccionadas a partir do barro, são o destaque do evento. A produção desses artesanatos é típica das olarias da Vila de Maragogipinho, em Aratuípe (BA). A história narra que a feira foi idealizada por um oleiro chamado Patrício, que, há mais de 300 anos, viajou de Maragogipinho até Nazaré para comercializar os caxixis produzidos. Com o sucesso das vendas, outros oleiros se juntaram a ele, originando o evento. Desde então, anualmente, vários artesãos vão para Nazaré expor e vender as suas peças na famosa Feira de Caxixis.

A produção artesanal é uma tradição passada entre as gerações dos oleiros. “Eu aprendi a produzir caxixis com meus pais. Os dois são artesãos há anos e o trabalho de artesanato vai passando de pai para filhos”, revela Davi Lima, presidente da Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho (AAMOM).

Divulgação

Após três anos sem nenhuma edição da festa, os artesãos estão animados com a volta do evento. Davi conta que a preparação dos oleiros está a todo vapor e que há boas expectativas para a venda dos artesanatos. “Estamos muito empolgados pelo retorno da Feira de Caxixis. A pandemia nos afastou dessa belíssima tradição e agora, graças a Deus, estamos de volta”, relata o presidente da AAMOM.

Para além dos tradicionais artesanatos, a feira ainda reúne e celebra outros importantes aspectos da cultura nazarena. Através do “Espaço Tradição”, o evento dará destaque a elementos típicos da gastronomia de Nazaré: a farinha de copioba, a cachaça, os derivados de dendê e os defumados. Neste espaço, os visitantes irão entender o processo de produção desses itens e ainda poderão ver uma demonstração, ao vivo, da fabricação da farinha e dos caxixis.

Os turistas estarão bem servidos com a culinária local. O circuito gastronômico da feira conta com 30 restaurantes e lanchonetes, além de uma praça de alimentação, com diversas barracas e foodtrucks, que será instalada na festa.

A prefeitura de Nazaré está entusiasmada com o retorno do evento e estima que cerca de 100 mil visitantes participem desta edição. Com entrada gratuita, a exposição artesanal mais tradicional do Recôncavo Baiano volta a cativar turistas de todo Brasil, depois de 3 anos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.