Eventos gratuitos em celebração ao mês das mulheres


Doutora Honoris Causa, Dalva Damiana de Freitas, 95 anos, “Dona Dalva do Samba” é uma das personalidades mais importantes para a cultura de Cachoeira e de todo o Recôncavo Baiano. Divulgação / Prefeitura de Cachoeira

 

Programação do “Março Mulher na Cultura” tem shows e atividades na Concha Acústica, Plataforma do Metrô no Campo da Pólvora, museus e bibliotecas públicas

Para celebrar as conquistas sociais, culturais, políticas e econômicas das mulheres baianas, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) promove uma série de eventos gratuitos durante todo o mês de março.

A programação “Março Mulher na Cultura” inclui contação de histórias, oficinas, bate-papos e lançamentos de livros em bibliotecas públicas; lançamento de exposições no Museu de Arte Moderna (MAM) e Museu de Arte da Bahia (MAB); batalha de rap, doação de livros e intervenções musicais na plataforma do Metrô no Campo da Pólvora; além do Festival Elas À Frente, com shows na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), no dia 28 de março. A programação integra as ações do Março Mulher do Governo do Estado da Bahia e é uma realização da SecultBA em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPMBa) e a CCR Metrô.

No dia 08 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, será realizada a live “Mulheres, Vivências e Compreensões do Patrimônio Cultural”, no canal do YouTube da Hansen, com as presenças de Dona Dalva Damiana, Mãe Lúcia, Makota Mama, Mãe Nara e mediação da professora Clara Amorim. A live tem o apoio do Fundo de Cultura da Bahia e será transmitida às 18h. As mulheres de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, também serão homenageadas com o evento “Projeto Mulher e Poder”, no Cine Teatro Lauro de Freitas, também no dia 08 de março, às 18h.

Ainda no dia 08, o Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, lança a instalação “Quebrando Silêncios”, da fotógrafa Rose Nascimento. A instalação irá ocupar o hall do museu com fotografias em formato de colcha de retalhos, tratando narrativas das problemáticas acerca do corpo feminino e suas violações. E no dia 10 de março, às 16h, acontece uma roda de conversa sobre o livro A Luz da Maternidade, da escritora Fernanda Carvalho na Biblioteca José Pedreiro do MAB.

Já o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) lança, no dia 14 de março, às 17h, ocorre o lançamento do Programa Entreatos do Acervo do MAM, que tem como objetivo dinamizar a coleção do MAM Bahia, com recortes pequenos e mostras de curta duração. Esta primeira mostra reunirá obras de dez pintoras de diferentes gerações, revelando um pequeno panorama dos últimos cem anos da história da arte brasileira por meio do olhar feminino.

A cronologia temporal se inicia com a ícone modernista Tarsila do Amaral, nascida em 1873, e chega até Ani Ganzala, jovem artista baiana, que nasceu em 1998. Além delas, fazem parte da mostra, as artistas Djanira Mota e Silva (1914); Ismênia Coaracy (1918); Emma Valle (1923); Yêdamaria (1932); Sônia Von Bruscky (1941), Márcia Castro (1963); Panmela Castro (1981); e Isabela Seifarth (1989). No Palacete das Artes, ocorre o Projeto Conversas Compartilhadas: “Toda mulher quer ser amadas, toda mulher quer ser feliz! – E sem amor dá pra ser feliz?”, no dia 11 de março (sábado), às 15h.

Ultrapassando os muros dos museus e espaços culturais, a SecultBA realiza, em parceria com a CCR Metrô, o projeto Março Mulher no Metrô, que ocupará a Plataforma do Metrô no Campo da Pólvora, no dia 16 de março, das 16h às 18h, com uma série de atividades gratuitas, como intervenção musical, batalha de rap, doação de livros de escritoras baianas, talk show, além de ações com maquiagem e limpeza de pele.

Bibliotecas públicas – Com o tema “Março Mulher: Movimentos Feministas e Lideranças”, quatro bibliotecas públicas terão programação especial este mês: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Biblioteca Anísio Teixeira e Biblioteca Central do Estado da Bahia, todas em Salvador, e a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica.

Na programação consta o lançamento de três livros: no dia 11 de março, às 10h, será lançado do segundo livro “Amores Di-Versos” (Editora Trevo), de Rafaela Valadares, na Biblioteca Anísio Teixeira; no dia 16 de março, às 16h30, será lançado “Telúrica”, da escritora e poetisa Joice Lorena, na Biblioteca Central do Estado da Bahia; e no dia 28, às 16h30, acontece o lançamento do livro Sarau Mulher e Poesia! (Editora Cogito), oriundo do Edital Mulher e Poesia, também na Biblioteca Central do Estado da Bahia.

A programação se estende por todo o mês de março com contação de histórias, palestras, bate-papos, oficinas, saraus, dentre outras atividades abertas ao público. Confira programação completa:

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

Contação de História: Aziza, A preciosa contadora de sonhos. Autoras Cássia Valle e Luciana Palmeira

Dias: 08, 15, 22 e 29 de março (quartas-feiras) – 15h

11 de março (sábado) – 10h

Contação de História: Maria Felipa, Uma heroína baiana. Autora Lívia Prata da Silva.

Dias: 09, 16, 23 e 30 de março (quintas-feiras) – 10h

18 de março (sábado) – 10h

Oficina criativa Uma flor para uma mulher especial

Dias: 14, 21 e 28 de março (terças-feiras) – 15h

25 e 26 de março (sábado e domingo) – 10h

Projeto Saúde nas Bibliotecas com a palestra ‘Gravidez na Adolescência’

Convidada: Naiana Nascimento, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Manoel Victorino.

Dia: 08/03 (quarta-feira) – 10h

Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica)

Sarau Literário D’Elas com a participação de idosas do Centro de Referência

de Assistência Social – CRAS.

Dia: 07 de março (terça-feira) – 15h

Projeto Terça do Empoderamento – Roda de Conversa Fazeres e Saberes Ancestrais:

com a participação de mulheres e jovens do terreiro Omo N’Ilê Agboulá.

Dia: 28/03 (terça-feira) – 10h

Biblioteca Anísio Teixeira

Contação de Histórias: Princesas Negras. Autoras Edileuza Penha de Souza e Ariane Celestino Meireles:

Dia: 08/03 (quarta-feira) – 10h

Contação de Histórias – OMO-OBA: Histórias de Princesas. Autora Kiusam de Oliveira.

Dia: 08/03 (quarta-feira) – 15h

Lançamento do livro Amores Di-Versos, de Rafaela Valadares, Editora

Trevo.

Dia: 11/03 (sábado) – 10h

Sarau do Movimento Exploesia em comemoração ao Mês da Mulher.

Dia: 17/03 (sexta-feira) – 15h

Contação de Histórias: O cabelo de Cora. Autora Ana Zarco Câmara.

Dia: 22/03 (quarta-feira) – 10h e 15h

Biblioteca Central do Estado da Bahia

Beleza Inclusiva: o Setor Braille da BCEB, inspirado no movimento

multicultural, promove um dia dedicado às mulheres com deficiência, com bate-papos,

massagens e música.

Dia: 16/03 (quinta-feira) – 13h

Lançamento do livro Telúrica, da escritora e poetisa Joice Lorena.

Dia: 16/03 (quinta-feira) – 16h30

Lançamento de livro e Sarau Mulher Poesia! em parceria com a Editora Cogito.

Dia: 28/03 (terça-feira) – 16h30

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.