Salvador e Irará: Festival de capoeira é celebrado no mês da mulher


Divulgação

Com a proposta de promover espaços de debate, visibilização, reflexão, formação e disseminação do conhecimento, o Festival Nossos Passos Vêm de Longe – FNPVL, visa também estimular mudanças significativas no enfrentamento à violência contra as mulheres e nas desigualdades de gênero. O Festival acontece no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com abertura no município de Irará, e programação na Biblioteca Pública dos Barris em Salvador nos dias 17, 18 e 19 de março aberto ao público.

O festival é realizado pelo Movimento Karapaça junto à Campanha Respeita as Mina na Capoeira, lançada em março de 2022, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). A capoeira é registrada como patrimônio cultural baiano desde 2006, e brasileiro em 2008. É um dos grandes símbolos culturais da Bahia, cartão postal utilizado pela indústria do turismo, instrumento de resistência e identidade cultural, ferramenta de educação social, e está espalhada por praticamente todos os municípios deste grande país, além de ter alcançado mais de 170 países ao redor do mundo.

A história da origem da capoeira, retirada dos registros de ocorrências criminais e das oitivas geradas a partir da partilha do conhecimento através da oralidade, acabou por invisibilizar a participação ativa e criativa de mulheres negras nesse contexto, oferecendo a impressão de que elas chegaram na capoeira apenas na década de 60, quando passam a ocupar lugares nos grupos e academias já constituídos em espaços fechados. Essa é uma das formas de violência com a qual essas capoeiristas precisam lidar até os dias atuais. Para além desse, outros tipos de violência têm feito parte da caminhada de mulheres, bem como da comunidade LGBTQIAPN+, alvo também desse machismo estrutural, e políticas públicas têm urgência de serem implementadas para esse público.

O fortalecimento do protagonismo feminino e a sensibilização e conscientização dos homens configuram a proposta principal dessa atividade. Promover o Festival Nossos Passos Vêm de Longe (MULHERES CAPOEIRAS) , que permitam a participação delas e que ampliem a perspectiva de meninas e mulheres, compartilhando histórias e debatendo estratégias coletivas de mudança desse cenário dentro da capoeira, expandindo para fora dela, na medida em que se almeja envolver as famílias, principalmente formadas por mulheres do Estado da Bahia em situação de vulnerabilidade social e econômica, que criam seus filhos e filhas sozinhas e que os mantém, praticando capoeira, pensando no seu bem-estar físico e psíquico.

Movimento Karapaça – Coletivo de mulheres capoeiristas da Bahia promove o Festival Nossos Passos Vêm de Longe, em parceria com a Associação Rural do Quebra Fogo de Irará, através do recurso financeiro do Edital de Chamamento Público nº 01/2022 – CAIAT/SPM – EDITAL RESPEITA AS MINA da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado da Bahia.

SPM – Secretaria de Políticas para Mulheres – A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) foi criada em 04 de maio de 2011, através da Lei 12.212. Tendo como missão elaborar, propor, articular e executar políticas públicas para todas as mulheres, respeitando suas diferenças, com prioridade para as mulheres em situação de pobreza e/ou vulnerabilidade social, atuando em eixos prioritários como a economia e inclusão produtiva no campo e na cidade, o empoderamento das mulheres, o enfrentamento à violência, a educação inclusiva e não sexista e Saúde e Direitos Reprodutivos em todo o Estado da Bahia.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.