Carnaval do Olodum tem participação especial de Mateus Vidal e Narcizinho


Divulgação

No ano em que o Olodum conta um pouco da história da percussão com o tema “Tambores: A Batida do Coração – Caminhos da Eternidade” a banda terá duas participações especiais. Mateus Vidal e Narcizinho foram convidados para compor a ala de canto do bloco e da pipoca do Olodum, nos dias 17, 19 e 21 de fevereiro.

Esta não é a primeira vez que a banda tem convidados na folia momesca. Já estiveram no Carnaval da banda mais internacional da Bahia nomes como os ex cantores Pierre Onassis, Tonho Matéria e Marquinhos Marques, além de cantoras como Margareth Menezes e Daniela Mercury. “Este é um modelo que começamos em 2017, trazer bons nomes para iluminar ainda mais a nossa festa”, disse o vice-presidente Jorginho Rodrigues.

Em 2023, o Olodum apresentará no Carnaval um tema que irá resgatar a história do instrumento que eternizou a banda para o mundo. O tema vem com um resgate da história da utilização dos instrumentos percussivos, mais especificamente os tambores, com foco nos tambores de Ghana e cultura dos povos Ashanti.

O tema traça um paralelo com a utilização dos instrumentos na contemporaneidade e da função ainda potente em reunir pessoas e comunicar por meio do toque. O bloco tem sua saída na sexta-feira (17/02) no Pelourinho e na sequência no Campo Grande e no domingo (dia 19/02) no circuito Barra Ondina. O terceiro lote está disponível na Central do Carnaval.

A história do Bloco Afro Olodum:

O bloco mais lindo de se ver no carnaval baiano, o Olodum, foi criado em Salvador no bairro do Maciel – Pelourinho por um grupo de moradores em 25 de abril de 1979, numa época em que este bairro era marginalizado e discriminado pela população baiana.

O Bloco Olodum surge para ocupar um espaço da expressão cultural contemporânea do continente africano que no Estado da Bahia tem sua maior representação e expressividade. No início, os foliões do Olodum eram apenas moradores do Pelourinho que tinham como objetivo celebrar a herança cultural africana, considerando que a maioria da população Soteropolitana é descendente de africanos.

A partir da década de oitenta o Olodum tornou-se uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro e desenvolve ações de combate à discriminação racial, estimula a autoestima e o orgulho dos afro-brasileiros, defendendo a luta dos direitos humanos na Bahia-Brasil.

A ação cultural do Bloco Olodum contribuiu e tem contribuído decisivamente para a revitalização do Centro Histórico de Salvador não só como um lugar de visitação turística, mas também como um lugar em que a educação revitaliza esperanças, como é o caso do Projeto Educacional da Escola Olodum que capacita, jovens e adolescentes em diversas áreas do conhecimento tais como, música percussiva, dança afro, informática, formação da cidadania e outros.

O Bloco que já homenageou países da África e as mulheres com temas como Deusas das Águas – rios, lagos e mares (2018), As Duas Histórias – O Perfume das Rosas e Olodum 40 Anos (2019) e Mãe, Mulher, Maria, Olodum – Uma História das Mulheres (2020) em 2023 levará às ruas o tema “Tambores – A Batida do Coração- Caminho da Eternidade”.

Agenda
O que é: Terceiro lote do Bloco Olodum
Local de vendas: Central do Carnaval
Lote: Vendas limitadas: https://vendas.centraldocarnaval.com.br/CompreAqui/Pacotes?cod_bloco=358

Redes Sociais
Instagram:@Olodum_oficial
Facebook:@olodum.oficial
Twitter:@olodum
YouTube: www.youtube.com/tvolodum

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.