Praças são opções de lazer para o verão em Salvador


Fotos: Jefferson Peixoto/Secom-PMS

As praças de Salvador têm sido também opções de lazer no verão, período de férias escolares e de clima convidativo para realização de atividades ao ar livre. Desde o início de 2021, já foram construídos ou requalificados 267 espaços do tipo em toda a capital.

As ações, realizadas pela Prefeitura, englobam praças como a Unidom (Patamares), Rei Pelé (Imbuí), Criança Esperança da Paz (Santa Mônica), Olga Pereira Mettig (Jardim Baiano) e Ana Lúcia Magalhães (Pituba).

Nos locais, a população pode aproveitar para fazer exercícios físicos nas academias de ginástica e academias da saúde. As crianças podem aproveitar o parque infantil, com escorregadeira, gangorra, balanço e até mesmo Casa de Tarzan. Quem gosta de jogos pode aproveitar as mesas para jogar dama, dominó ou xadrez, ou até mesmo pingue-pongue.

Praças Viram Opção de Lazer no Verão_Foto_Jefferson Peixoto_Secom Pms

Em praças maiores, há campos, quadras, pista de cooper/caminhada e até mesmo dog park – um espaço específico para os cãezinhos se divertirem. É claro, tudo isso com acessibilidade, paisagismo, comunicação visual e moderna iluminação em LED – e o melhor, pertinho de casa.

Um dos mais recentes destaques é a Praça José Augusto Saraiva, em Stella Maris, inaugurada em outubro do ano passado. O local, que conta com mais de 6,5 mil m², possui parque infantil, academia, pet park, banco pré-moldado, gramas sintética e natural, jardim em forma de labirinto, iluminação em LED e wi-fi. Além disso, é o primeiro espaço de convivência e lazer da cidade que abriga uma pista olímpica de skate de 1,2 mil m².

O militar das forças armadas Aristóteles Borges, de 61 anos, conta que estava buscando um espaço como a praça de Stella Maris para que o neto Anthony Uchôa, de 12 anos, pudesse aproveitar as férias e praticar skate. “Meu neto veio do Rio de Janeiro passar as férias comigo e estávamos buscando uma estrutura que promovesse a prática esportiva do skate. Meu neto elogiou bastante a pista olímpica”.

Praças Viram Opção de Lazer no Verão_Foto_Jefferson Peixoto_Secom Pms

Por sua vez, Anthony disse nunca ter visto uma estrutura semelhante, em área pública, para a prática do skate. “Meus pais e avós já me levaram para algumas pistas, mas aqui na Bahia essa é a primeira que vejo, estou impressionado. Além disso, toda a área permite que outras crianças também possam brincar e ter mais lazer”, declarou.

Qualidade de vida – O aposentado Raimundo Oliveira, de 70 anos, e morador de Stella Maris há mais de dez anos, afirmou que visitar a Praça José Augusto Saraiva tem sido mais um motivo de reunir a família. “Diariamente, realizo exercícios aqui. Mas é aos finais de semana que me sinto muito mais feliz, quando chamo minha família para vir para cá passear um pouco. Todos estão de parabéns pela entrega desse espaço”.

De férias, a professora Natacha Rodrigues, de 35 anos, conta que tem aproveitado o tempo para levar a filha para brincar nos parques presentes no local. “Ela ama demais esse lugar, é a diversão dela. Aqui é um momento também de interação com outras crianças. Gosto muito de trazê-la aqui”, disse.

Mobiliário próprio – Todas as mobílias montadas nas praças e em outros equipamentos de lazer espalhados pela cidade são feitas na fábrica da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), localizada em Porto Seco Pirajá. O órgão segue a linha de peças em argamassa armada, obedecendo aos conceitos criados pelo arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé). Desde o ano de 2013, a Desal já ultrapassou mais de 800 praças e equipamentos de lazer entregues à população.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.