Vasta programação cultural no Palacete das Artes


Os Insênicos/Divulgação

A agenda cultural do fim de semana de semana no Palacete das Artes, que integra as ações comemorativas aos 15 anos do museu, apresenta cinema, literatura, música, arte, cultura e yoga para baianos e visitantes. Confira e participe! A entrada é gratuita.

Com o tema Grandes Artistas, o projeto Cinema no Palacete exibe nesta quinta (15) de dezembro, em sessão dupla, às 16h30, “A vida privada de uma obra prima”, Episódio 1 – A Natividade Mística e Episódio 2. A adoração do menino Jesus, ambos dirigidos por Ian Michael Jones.

No sábado pela manhã (17, às 8h30), o museu sediará mais um encontro do projeto “Meditação, autoconhecimento e neurociências”, coordenado pelo neurocientista, escritor e professor doutor (Ufba), Bruno Pitanga (Instituto Bruno Pitanga). O objetivo é ajudar o participante no controle e redução do estresse e da ansiedade do dia a dia.

Já na tarde de sábado (17, às 15h), o projeto Trocando Palavras, além da tradicional troca de livros e brinquedos, terá a apresentação do grupo de Teatro “Os Insênicos” (sob a direção artística da psicóloga Renata Berenstein), com a oficina ‘Doidos por Teatro’.

A proposta é compartilhar, através de jogos e exercícios teatrais, a metodologia de trabalho e criação do grupo, focando na experiência da promoção de saúde mental e na articulação da arte com a luta antimanicomial. Será ministrada pelos atores do grupo, trazendo seus conteúdos e experiências para a prática. Em 12 anos de experiência, esse é o primeiro momento em que os/as participantes invertem o papel na sala de ensaio, passando de alunos/as para professores/as.

Um show da cantora e compositora Emillie Lapa, com participação da poetisa Natalyne Santos completa a agenda do sábado, às 17h.  “Mariar um Mar de Poesias” apresenta em sua essência histórias que se passam no manguezal, vivenciadas por mulheres negras e marisqueiras, que têm o mangue como meio de subsistência, trabalho e lazer. O casamento da música com o teatro, a poesia e a força da ancestralidade negra é traduzido na história oral. O projeto alcança pessoas de todas as idades, com uma dinâmica única e diversidade rítmica, que inclui ritmos afro-brasileiros.

Domingo (18), das 8h30 às 9h30, é o último encontro de 2022 do projeto Amanhecer com Yoga no Palacete, coordenado pela professora Carla Dantas. Interessados em participar, basta levar algo para forrar o chão, além de boas energias para abrir os caminhos de 2023.

À disposição do público estão as exposições Ojú Okan Orixás, que apresenta como elo central os retratos dos Orixás feitos pelo fotógrafo baiano André Fernandes, que se unem às linguagens dos artistas plásticos Edmundo Reis, Sérgio Amorim e Sérgio Bordim, além de “Remember Me” – da fotógrafa italiana radicada na Bahia – Cristina Cenciarelli; “Triennaledi Milano: Uma História em Cartazes”; Espaço Mario Cravo Jr” e a loja de cerâmica (localizada no térreo).

O Palacete das Artes é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).

Programação

15 de dezembro, às 16h30

Exibição do filme “A vida privada de uma obra prima”

17 de dezembro

14h às 18h – Troca de Livros e Brinquedos

15h – Oficina e debate “Doidos por Teatro”

Relação da Arte com a Saúde Mental

Coord. Renata Berenstein (Diretora do grupo “Os Insênicos”)

17h – Show da cantora e compositora Emillie Lapa, com participação da poetisa Natalyne Santos

18 de dezembro

8h30 às 9h30 – Projeto Amanhecer com Yoga no Palacete

ENTRADA GRATUITA

Não precisa de inscrição prévia para participar das atividades

Obrigatório o uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacina

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.