Barracão das Artes celebra final de ano


Divulgação

O Barracão das Artes, que tem como sede o Forte do Barbalho, apresenta em dezembro três ações para celebrar o ano de trabalho de formação, difusão, criação e produção artística realizado através do seu Núcleo de Teatro e Artes Integradas.

São o “Festival Barracão das Artes – BarracARTE”, no dia 03 de dezembro, a partir das 15h, no Cine Teatro Solar Boa Vista, os “Ensaios Abertos” do espetáculo cênico musical “A Primavera do Presente”, nos dias 10, 12 e 13 de dezembro, às 19h, no Barracão das Artes no Forte do Barbalho e a “Mostra das Oficinas Artísticas Barracão das Artes”, no dia 16 de dezembro, às 18h, também no Forte do Barbalho.

Festival – O “Festival Barracão das Artes – BarracARTE tem como objetivo integrar e fazer interagir jovens artistas de múltiplas linguagens, realizando um intercâmbio entre esses criadores e experimentadores e o público presente. As oficinas oferecem uma oportunidade para os interessados terem um breve contato com as expressões artísticas executadas no Barracão das Artes pela equipe de artistas e arte educadores e o festival apresenta o resultado final deste trabalho.

O BarracARTE acontecerá no dia 03 de dezembro com diversas atrações e atividades – oficinas, palestras, feira de arte e culinária, exposições, shows e apresentações artísticas de performances, dança, artes circenses e teatro. Alexis Ayala fará uma performance circense com tecido aéreo, Zitta Carmo uma oficina de teatro, será aberta a exposição “Be Manguezal, Paralhamas” e haverá pocket shows de Mc Onype, Icaro, Janaiê, Gee Sales, Janaina Noblah, Ori, Felupz, Wari e Oguhh.

Ensaios Abertos – Os ensaios abertos são uma mostra ao público do processo criativo do espetáculo “A Primavera do Presente”, que está em fase de criação. O espetáculo é uma fusão das linguagens artísticas do teatro, dança, música e canto, artes circenses e moda. Um diálogo poético intenso, vibrante, sensível e tocante que fala da Terra Mãe como personagem e organismo vivo interagindo com personagens mitos.

Um desfile de imagens contínuas em movimento que falam através das personagens de Amor, Liberdade, Natureza e exaltação à Vida após tantas perdas e tragédias. O roteiro é inspirado em autores, filósofos e poetas como Jorge Mautner, Rimbaud, Roberto Piva, Nietzsche, Glauber Rocha, dentre outros.

O espetáculo “A Primavera do Presente”  tem direção e transcriação de textos de Fábio Viana, assistência de direção de  Zitta Carmo e Jerusa Deró e elenco do Núcleo de Teatro Físico poético Barracão das Artes ; preparação, técnica e expressão corporal de  Wellington Reis, Jorge Silva e Jerusa Deró; artes circenses e treinamento de aéreos de Alexis Ayala; produção de Weyvans Tayllon; operação e montagem de luz e som de  Fernando Konday; e figurinos, adereços e elementos cênicos de Raul Willian e Weyvans Tayllon.

Divulgação

Mostra Artística – A Mostra das Oficinas Artísticas Barracão das Artes que acontece no dia 16 de dezembro, a partir das 18h, no Barracão das Artes (Forte do Barbalho) e é resultado das oficinas de artes integradas (Teatro, dança, artes circenses e canto com as turmas que cursaram o segundo semestre de 2022 no Barracão das Artes.

A partir do dia 05 de dezembro, abriremos inscrições para a formação das turmas de 2023. As oficinas capacitam os participantes para as áreas artísticas escolhidas. Cada inscrito pode participar de quantas oficinas tiver disponibilidade e condição.

Sobre o Barracão das Artes – O Barracão das Artes é um espaço de formação, difusão, criação e produção artística, que está instalado no Forte do Barbalho desde o início de 2011. A ocupação cultural é um espaço de fusão de linguagens – filosofia, teatro, dança, artes circenses, performance, artes plásticas, moda e música e é também a Casa do Bando de Teatro Sem Nome, do Núcleo de Teatro Físico Poético Ritual e de muitos outros artistas e criadores das artes da cena soteropolitana, baiana e brasileira.

O Espaço serviu também para abrigar a equipe de produções cinematográficas como o filme Irmã Dulce, dentre outros. Atualmente mais de 120 jovens participam das atividades no Barracão das Artes, que também oferece atividades esportivas (modalidades esportivas): karatê e boxe, à crianças, adolescentes e jovens.

“Neste terreiro cênico já passou tanta gente, tanta coisa, tanto querer, sonhos, alegrias, encontros e desencontros. O Barracão é isso: teatro, circo, tabuleiro de corpos em movimentos e danças, terreiro e oca onde ritos de culto e celebração a vida são experienciados e construídos sensivelmente; música e cantos vibrando; moda/identidade redescoberta de uma juventude que volta se ver, se conhecer.

As portas estão sempre abertas e o coração também! Aqui no Barracão das Artes o amor e a poesia nos alimentam”, descreve Fábio Viana, diretor de teatro e artista-educador, diretor do Barracão das Artes e do Núcleo das oficinas.

Integram o grupo de artistas e instrutores das oficinas: Fernando Konday (técnico de luz e som, arte educador, mobilizador social e técnico geral do Barracão das Artes)  Jerusa Deró (atriz, bailarina, arte educadora e instrutora de teatro físico e dança), Jorge Silva (coreógrafo, bailarino, arte educador e professor de dança afro, moderna e contemporânea), Lucas Gomes (ator, bailarino, capoeirista, instrutor de técnica corporal e expressão do movimento), Wellington Reis (instrutor e coreógrafo de contact improvisacion e dança contemporânea), Ariane Reis (educadora musical, instrutora de canto e canto coral, regente coral), Alexis Ayala (artista circense, técnicas para tecidos aéreo, lira e acrobacias).
https://barracaobtsn.wixsite.com/barracao

Serviço
Festival Barracão das Artes – 03 de dezembro – 15H
Valor ingresso: R$ 20,00
Local: Cine Teatro Solar Boa Vista
Ensaios abertos do espetáculo cênico musical  
Apresentações: 10, 12 e 13 de dezembro
Horário: 19h
Local: Barracão das Artes
Ingressos; pague quanto puder
Mostra das Oficinas Artísticas – Barracão das Artes

Dia 16 de dezembro

Horário: 18h
Local: Barracão das Artes (Forte do Barbalho) – Rua Marechal Gabriel Botafogo, s/n, Barbalho
Entrada gratuita – distribuição de senhas a partir das 17h no local.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.