Festival Internacional da Sanfona de Juazeiro com oficinas, jam session e shows


Foto Juliana Cardoso/ Usina de Fotos

A VIII edição do Festival Internacional da Sanfona, em Juazeiro, está com inscrições abertas para a oficina “Sanfona para Todos”, que será nos dias 17 e 18 de novembro, das 8h às 12h, no formato híbrido, presencialmente, para os que puderem comparecer às aulas no Grande Hotel de Juazeiro, ou virtualmente, através da plataforma Google Meet.

As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 5 de novembro pelo link disponível no Instagram @festivaldasanfona ou clicando aqui https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScvftoFq8meoV_4x7Bb2U-VB2oa_gjzzuxFRtHzqdj1QtRk_g/viewform

Como o próprio nome já diz, é uma oficina para todos os sanfoneiros, independentemente do nível de habilidade com o instrumento, portanto, artistas iniciantes, intermediários ou avançados podem participar.

As aulas serão ministradas pelo professor paraibano Edglei Miguel, idealizador e fundador da escola “A Sanfonada”, integrada à Universidade Estadual da Paraíba, que já formou mais de 400 alunos.

Edglei Miguel é instrumentista, cantor e compositor. Filho do maestro Edmar Miguel, Edglei é natural de Campina Grande e teve seu talento revelado ainda na infância. Aos 7 anos de idade chegou ao quadro de músicos da Orquestra Sanfônica da Paraíba.

Realizou diversos trabalhos com artistas como: Inaudete Amorim, Os Três do Nordeste, Antônio Barros e Cecéu, Marinês, Carlos Moura e Jorge de Altinho. Em 2003 criou a banda “Forró de Mãe Joana”. E participou da Orquestra Sinfônica de Campina Grande, como membro solista tocando com a sanfona, do erudito ao popular. Gravou um CD musical e sete DVDs de aulas de sanfona.

O Festival traz uma vasta programação que contempla, além da oficina, jam sessions, shows de artistas nacionais e internacionais e um espaço democrático voltado para todos os sanfoneiros apresentarem um pouco do seu trabalho, na Jam Sanfona Session.

O evento tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, além de ser uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda.

Agenda

VII Festival Internacional da Sanfona

Quando: 17 e 19 de novembro
Onde: Juazeiro/Ba
Inscrição das oficinas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScvftoFq8meoV_4x7Bb2U-VB2oa_gjzzuxFRtHzqdj1QtRk_g/viewform
Inscrição das JAM SESSIONS : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScvftoFq8meoV_4x7Bb2U-VB2oa_gjzzuxFRtHzqdj1QtRk_g/viewform
Aberto ao PúblicoSanfoneiros do Brasil e do exterior podem participar da Jam Session

Com inscrições até 6 de novembro o evento conta mais uma vez na sua programação de um espaço dedicado aos apaixonados pelo instrumento. São artistas ou simplesmente anônimos que apreciam a sanfona ou acordeom, como é chamado em alguns lugares do Brasil e do mundo.

A Jam Sanfona Session é realizada desde a primeira edição do festival. Um momento para reunir talentos interpretando os mais diversos ritmos e melodias, voltado para divulgar e exibir os talentos de grandes artistas, músicos locais e amadores, sem discriminação. As apresentações acontecem nos intervalos dos shows do festival.

O termo jam vem das iniciais Jazz After Midinight, que no bom português significa Jazz Depois da Meia Noite, bastante É que nos anos 1950, depois da meia noite, os músicos nos Estados Unidos tinham o hábito, ao saírem dos seus concertos, de se reunirem para tocar de improviso. Assim surgiram as famosas jam sessions. Com os anos o termo passou a ser empregado em reuniões de músicos de outros estilos de música popular.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem enviar seu vídeo com até 3 minutos tocando a música de sua preferência até 6 de novembro através do formulário disponibilizado no Instragram @festivaldasanfona ou clicando aqui https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScvftoFq8meoV_4x7Bb2U-VB2oa_gjzzuxFRtHzqdj1QtRk_g/viewform

Programação dos Shows VIII Festival Internacional da Sanfona

17/11 (quinta-feira)
Janderson do Acordeon (Feira Santana-BA),
Adriana Sanches (São Paulo-SP)
Rafael Meninão (Rio de Janeiro-RJ)

18/11 (sexta-feira)
Jó do Acordeon (Juazeiro-BA)
Denise do Acordeon (São Paulo-SP)
Petar Ralchev (Bulgária)

19/11 (sábado)
Gervilson Duarte (Juazeiro-BA)
Edglei Miguel (Campina Grande-PB) e Alice D’Ângelo (9 anos)
Yilin Han (China)

Agenda

VII Festival Internacional da Sanfona

Quando: 17 e 19 de novembro
Onde: Juazeiro/Ba
Inscrição das oficinas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScvftoFq8meoV_4x7Bb2U-VB2oa_gjzzuxFRtHzqdj1QtRk_g/viewform
Inscrição das JAM SESSIONS : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScvftoFq8meoV_4x7Bb2U-VB2oa_gjzzuxFRtHzqdj1QtRk_g/viewform
Aberto ao Público

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.