Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) acontece em novembro


Amadinho. Foto de Rafaela Ventura/Divulgação

A sexta edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô acontece de 1 a 6 de novembro no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, e desta vez presta homenagem aos personagens de Jorge Amado. Realização da Fundação Casa de Jorge Amado e do Sesc, a Flipelô  mais uma vez promoverá uma ampla programação de forma inteiramente gratuita e para todas as idades.

A Flipelô , além de enaltecer a literatura, beneficia diretamente a comunidade do Pelourinho, contribuindo para o fomento do comércio local, o turismo e as atividades produtivas de todo o sítio histórico, além de movimentar e promover o mundo das artes. Assim comemora de maneira grandiosa mais um aniversário de Jorge Amado, que estaria completando 110 anos de vida em 2022.

“Será uma alegria realizar uma edição da Flipelô homenageando

Angela Fraga/Divulgação

os personagens de Jorge Amado, quando teremos a oportunidade de confirmar a atualidade e a importância da toda a sua criação literária, no Pelourinho, berço e cenário de parte da sua criação”, comemora Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado e curadora da Flipelô .

O que vai acontecer – Mesas de debates, com escritores locais, nacionais e internacionais, espetáculos de música e teatro, recitais de poesia, lançamentos de livros, Espaço das Editoras Baianas, contações de história e uma ampla programação infantil com oficinas e ações formativas.

Algumas atividades também serão exibidas no canal do Youtube da Flipelô  e redes socais do evento. Um apoio significativo está sendo programado para possibilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência e a maior parte dos eventos terá audiodescrição e tradução de libras.

Através da já tradicional Rota Gastronômica Amados Sabores, diversos restaurantes e bares do Centro Histórico irão participar e criar pratos exclusivos para a Flipelô 2022. A Rota das Artes comtemplará exposição de obras de arte de artistas visuais que atuam no Centro Histórico, vivem e têm ateliês no local.

A Flipelô  +, que reúne instituições e empresas sediadas no Centro Histórico, desenvolverá uma programação própria e diversas lojas situadas no Pelourinho vão oferecer descontos e produtos especiais.

A Estação de Metrô do Campo da Pólvora será mais uma vez ativada com a ação “Vá de Metrô para a Flipelô  – disponibilizando vans que farão o traslado gratuito da estação até o Taboão e os estacionamentos da região irão praticar uma tarifa especial durante os dias de programação.

O Tema – A Flipelô  2022 vai celebrar o legado deixado por Jorge Amado, através de seus personagens – criaturas que traduzem a imagem do povo, da cultura e da diversidade da Bahia marcada no imaginário de todos e que fazem com que o leitor se identifique como protagonista das suas histórias. Talvez seja esta uma das receitas do sucesso e da permanência da obra de Jorge Amado, um dos maiores patrimônios culturais do país, com mais de 37 romances publicado

Foto Ricardo Prado/Divulgação

Jorge Amado foi um dos mais premiados e populares escritores brasileiros. Dono de uma obra numerosa, sempre privilegiando a Bahia como cenário de suas narrativas, cativou o público com suas histórias que foram largamente adaptadas para outras linguagens artísticas. Traduzido para 49 idiomas, em 57 países, é até os dias atuais aclamado nacional e internacionalmente. Jorge Amado conciliou realismo e lirismo poético, a temática sobre as desigualdades sociais e erotismo, trazendo consigo uma identificação afetiva com o povo brasileiro e revelando ao mundo o “jeito baiano de ser”.

“O personagem é que faz o romance…”

Jorge Amado

Fundação Casa de Jorge Amado – A casa de fachada azul, no Largo do Pelourinho, é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Nessa casa emblemática está guardado o acervo de Jorge Amado e Zélia Gattai. A vida e a obra dos escritores são reconhecidas, estudadas e lembradas por cerca de 100 mil visitantes que vão à Fundação Casa de Jorge Amado anualmente. Com 35 anos de história, a Casa também dissemina a cultura e o fazer literário. A Fundação Casa de Jorge Amado é mantida com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Shopping da Bahia e é considerada um ponto de referência na geografia cultural de Salvador.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.