30ª Edição do Roda de Capoeira Feminina


Divulgação/Acervo Pessoal do Grupo

Com objetivo de valorizar cada vez mais a presença das mulheres como protagonistas da Capoeira, o evento Roda de Capoeira Feminina realiza a 30ª edição na sexta (21), a partir das 17h30 no Memorial das Baianas localizado na Praça da Cruz Caída – Centro Histórico de Salvador. O evento é aberto ao público.São 30 rodas, a celebração dos 30 anos de mandingagem feminina. Neste ano o evento traz encontros, relata desafios, a aprendizagem, superação e união das mulheres que são protagonistas da Capoeira (Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade). Muitas delas passaram e deixaram suas marcas, memória, promovendo e perpetuando a capoeira, multiplicando as experiências femininas na capoeiragem.

Breve Histórico – Realizado desde 1991, pelo Mestre Cabeludo a primeira edição da Roda Feminina foi inspirada pelo pioneirismo do Mestre Romeu que à época já enaltecia a presença feminina nas rodas de capoeira, exaltando o protagonismo das mulheres nas grandes rodas. Neste mesmo ano o evento contou com a participação de grande elenco de capoeiristas, Cabeludo, recebeu sua graduação de Professor. Desde então, anualmente o Mestre Cabeludo homenageia e promove a participação das mulheres na capoeira.

A programação do evento traz exposição, roda de diálogos, roda de Capoeira, oficinas e homenagens e conta com a realização do Grupo de Capoeira Porto da Barra em parceria com Mulheres que Jogam a Arte de Educar, e apoio da Campanha Respeita As Mina na Capoeira.

Programação:

17h30 – Abertura da Exposição: “Mulheres do Porto da Barra”

18h às 19h – Roda de Diálogo: “Histórias que andei na capoeiragem”

19h às 19h50 – Oficina de Capoeira (Comando: Contramestra Princesa)

19h55 às 20h55 – Roda de Capoeira (Comando: Mestra Trança)

21h – Tributo ao Saudoso Mestre Vermelho 27 (Comando: Mestre Cabeludo)

21h50 – Encerramento

Serviço:

O que: 30ª Roda Feminina de Capoeira

Quando: 21 de outubro de 2022

Onde: Memorial das Baianas – Cruz Caída – Praça da Sé – Salvador/BA

Horário: 17h

Gratuito

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.