Fanfarras de escolas municipais voltam ao desfile do Dois de Julho


Fotos: Otávio Santos/Secom

Depois de dois anos suspenso devido à pandemia de Covid-19, o cortejo em celebração à Independência do Brasil na Bahia volta a ser realizado em Salvador neste ano de 2022. Em cinco escolas municipais, as fanfarras já estão nos preparativos finais para fazer uma linda apresentação ao público.

Um dos grupos a se apresentar é a Marcial Alexandrina Santos Pita (Famasp), em Pirajá. Composto por 85 músicos, sendo alunos e ex-alunos da Escola Municipal Alexandrina Santos Pitta, o grupo desfila na tarde de sexta-feira (1º), em Pirajá, e no sábado (2), também no turno vespertino, no trecho que vai da Praça Municipal ao Campo Grande.

Para o desfile de retomada, a Masp Show preparou um repertório especial, com músicas cívicas e sucessos da atualidade. De acordo com o regente Emerson Brito, este é o momento mais aguardado durante o ano.

“São mais de quatro horas de apresentação, adaptada a cada público presente ao longo do percurso. É um desfile pensado só para o Dois de Julho”, pontuou.

A Famasp existe desde 1998 e tem integrantes de diversas idades, desde crianças a adultos, que aprendem a tocar um instrumento, ler partituras, se capacitar como músicos e até mesmo competir com outras bandas marciais. A sede da banda coleciona troféus e boas histórias, que refletem na grande expectativa do grupo em poder voltar a representar a cidade durante o desfile de Independência.

“Estamos nos preparando para fazer uma ótima apresentação para o público. Eu mesmo venho de outro bairro duas ou três vezes na semana para ensaiar e aprimorar a execução das canções. Acredito que vamos dar uma animada legal no público na avenida”, declarou um dos músicos, Alexandre Souza.

Já a estandarte da Famasp, Emily Oliveira, disse que voltar a fazer os desfiles traz uma ansiedade muito boa. “Tô muito animada”, pontuou.

As demais fanfarras municipais que se apresentarão no desfile do Dois de Julho são, pela manhã, as da Escola Municipal Teodoro Sampaio (Famtesa), situada em Santa Cruz, e da Escola Municipal de Fazenda Coutos (Fanfac). À tarde, além da Famasp, também participam do ato cívico as fanfarras das escolas municipais da Palestina (Famup) e Barbosa Romeu (Bams’c), do bairro de São Cristóvão.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.