Atrações de forró e sambas juninos no São João do Pelourinho


Foto: OQueFazernaBahia

As mais expressivas manifestações do São João integram a grade de programação do Pelourinho, que já está todo decorado para os quatro dias de festa. Sala de reboco, com o tradicional forró pé de serra, atrações itinerantes e os palcos armados, incluindo um em forma de coreto, vão dar o tom do São João da Bahia no Pelô, que acontece de 23 a 26 de junho, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Bahiatursa.

Nomes como Cangaia, Cicinho de Assis, Sarajane, Gereba, Genard, Pra Casar, Del Feliz, Carlos Pita e Zelito Miranda integram a grade de programação. Os largos do Terreiro de Jesus, do Pelourinho, do Cruzeiro de São Francisco, Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro d’Água, além de todas as ruas do Centro Histórico já estão enfeitadas.

A festa conta com um palco em forma de coreto em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho. Balões, bandeirolas, corações, bonecos gigantes representando um trio nordestino são alguns dos elementos decorativos do São João do Centro Histórico, que este ano tem como tema Valeu Esperar.

Por lá passam: dia 23, a partir das 18 horas, Veneno Letal, U Tal do Xote, Maviael Melo, Banda Renan Mendes, Bira S/A, #ColeComigo, Vinnicius; no dia 24, Dammys Monteiro, Banda 20xotear, Edy Xote, Kimimo do Forró, Diego Moraes, DJ Preta Forró Sound e Marcondes Moraes; 25, Edil Pacheco, Ellen Wilson, Forró Sarakura, Filé de Camarão, Forró Fura Chinela, Forró do Souza e Forroxote. A programação fecha, no dia 26, com Trio Anarrié, Bailinho de Quinta, Pedro Sampaio, Forrozão Saperkinha, Forrozão Maria Bonita, Xote de Anjo e Jaguarana.

Os shows começam a partir das 17 horas no Largo do Cruzeiro de São Francisco, onde está instalada a já tradicional Sala de Reboco, lugar do mais autêntico forró pé de serra. Apresentam-se, no dia 23, Dão Forró Black, Serravale e banda, As Nandas, Paulinha Oliveira, Menina Forrozeira e Sarapatel com Pimenta. No dia do Santo mais famoso, 24,  Forró dos Vizin, Luh Monteiro, Mara Magalhães, Ska no Xote, Arame Liso e Forró Passa Pé. No sábado, 25, Cláudia Assis, Samba e Sede, Gabriela Moraes, Nadja Meireles, Geruza Guedes e Nando Borges. O último dia da festa, 26, terá Resfulengo, Flor de Milho, Wellington Pacheco, Maria Odete, Sobe Poeira e Stilo da Raça.

O Largo Tereza Batista terá Genard, Vitrolab e Menina Faceira no primeiro dia, à partir das 18 horas. No dia de São João, Sarajane, Pablo Moraes, Marcia Short, Marquinhos Navas e Jô Miranda. Dia 25 conta com Emely Rodrigues, Del Feliz, Jorge Zarath, Rosy e Banda e Flor de Maracujá. No último dia, 26, Cangaia, Cicinho de Assis, Ícaro Mendes, Me Siga e Carlos Pita.

No Quincas Berro d’Água, tocam dia 23, a partir das 18, Júlio Caldas, Boa Viagem, Cida Martinez, Davi Dias e Melaço de Cana. Dia 24 tem Reinaldo Barbosa, Tenysson Del Rey, Lucas Maia, Denise Correia e Gereba. O dia 25 conta com Bandana, Vanera e Banda, Lukas Barreto, Pisa Macio e Diego Vieira. Por fim, 26, Paulinho Boca, O Pretinho, Pois É, Somos Cinco e Chaveirinho do Arrocha.

Foto: OQueFazernaBahia

Quinta-feira, tocam no Pedro Arcanjo, às 18,  Pra Casar, Caroline Leal, Fernando Ferraz, Sonora Amaralina e Forró Didaindoido. Dia 24, Dois Amores, Zé de Tonha, Cegueira de Nó e Forró Resfulengo . No sábado, Vitera e banda, Edu Casanova, Zelito Miranda, Viny Brasil e Rebeca Tarique. No domingo, 26, Júlio Cesar, Pinotte, João Almeida, Rafa Mendes e Aloisio Menezes.

O São João itinerante do Terreiro de Jesus terá Tiago Modesto da Silva, Arrastão do Lobo Mal, Circuladô e Grupo Cultura Sambão, na quinta-feira. Sexta-feira tem Grupo de Samba de Roda Junino, Grupo Jaké, Rubinho Pingo de Ouro, Os Bambas do Nordeste e Paroano Sai Milhó. Jorge Fogueirão, Samba de Roda Urbano, Samba do Folgueirão e Samba do Vai Kem Ké estão programados para o sábado. No domingo tem Samba Pepelão, Samba Skorpio, Shalon Adonai e Viola Paraguaçu, Só Samba de Roda e Samba Tororó.

A programação do São João da Bahia acontece de 23 a 2 de julho em Paripe, no Pelourinho e, a novidade de 2022, no Parque de Exposições. No dia 23, a programação musical é aberta nos três polos: Paripe, Pelourinho e Parque de Exposições. No Centro Histórico e na Paralela acontece até o dia 26. Em Paripe, só nos dias 23 e 24. Festejando a Independência da Bahia, a comemoração segue de 30 a 2 no Parque.

 

Programação Pelourinho 

Zelito Miranda. Foto Clarice Miranda

 

 

Sala de Reboco 

 

Dia 23 de junho 

Dão Forró Black

Serravale e banda

As Nandas

Paulinha Oliveira

Menina Forrozeira

Sarapatel com Pimenta

 

Dia 24 de junho 

Forró dos Vizin

Luh Monteiro

Mara Magalhães

Ska no Xote

Arame Liso

Forró Passa Pé

 

Dia 25 de junho 

Claudia Assis

Samba e Sede

Gabriela Moraes

Nadja Meireles

Geruza Guedes

Nando Borges

 

Dia 26 de junho 

Resfulengo

Flor de Milho

Wellington Pacheco

Maria Odete

Sobe Poeira

Stilo da Raça

 

Tereza Batista 

Del Feliz. Divulgação

Dia 23 de junho 

Genard

Vitrolab

Menina Faceira

 

Dia 24 de junho 

Sarajane

Pablo Moraes

Marcia Short

Marquinhos Navas

Jô Miranda

 

Dia 25 de junho 

Emely Rodrigues

Del Feliz

Jorge Zarath

Rosy e Banda

Flor de Maracujá

 

Dia 26 de junho 

Cangaia

Cicinho de Assis

Icaro Mendes

Me Siga

Carlos Pita

 

Quincas Berro D´Água 

 

Dia 23 de junho 

Julio Caldas

Boa Viagem

Cida Martinez

Davi Dias

Melaço de Cana

 

Dia 24 de junho 

Reinaldo Barbosa

Tenysson Del Rey

Lucas Maia

Denise Correia

Gereba

 

Dia 25 de junho 

Bandana

Vanera e Banda

Lukas Barreto

Pisa Macio

Diego Vieira

 

Dia 26 de junho 

Paulinho Boca

O Pretinho

Pois É

Somos Cinco

Chaveirinho do Arrocha

 

Samba Junino 

Paroano Sai Milhó . Divulgação

 

Dia 23 de junho 

Tiago Modesto da Silva

Arrastão do Lobo Mal

Circuladô

Grupo Cultura Sambão

 

Dia 24 de junho 

Grupo de Samba de Roda Junino

Grupo Jakê

Rubinho Pingo de Ouro

Os Bambas do Nordeste

Paroano Sai Milhó

 

Dia 25 de junho 

Jorge Fogueirão

Samba de Roda Urbano

Sambão Folgeirão

Samba do Vai Kem Kê

 

Dia 26 de junho 

Samba Papelão

Samba Skorpio

Shalon Adonai e Viola Paraguaçu

Só Samba de Roda

Samba Tororó

 

 

Coreto Largo do Pelourinho  

 

Dia 23 de junho 

Veneno Letal

U Tal do Xote

Banda Maviel

Banda Renan Mendes

Bira S/A

#Colecomigo

Vinnicius

 

Dia 24 de junho 

Dammys Monteiro

Banda 20xotear

Edy Xote

Kimimo do Forró

Diego Moraes

DJ Preta Forró Sound

Marcondes Moraes

 

Dia 25 de junho 

Edil Pacheco

Ellen Wilson

Forró Sarakura

Filé de Camarão

Forró Fura Chinela

Forró do Souza

Forroxote

Dia 26 de junho 

Trio Anarrié

Bailinho de quinta

Pedro Sampaio

Forrozão Saperkinha

Forrozão Maria Bonita

Xote de Anjo

Jaguarana

 

 

Pedro Arcanjo  

 

Dia 23 de junho 

Pra Casar

Caroline Leal

Fernando Ferraz

Sonora Amaralina

Forró Didaindoido

 

Dia 24 de junho 

Dois Amores

Zé de Tonha

Cegueira de Nó

Forró Resfulengo

Geovana Lins

 

Dia 25 de junho 

Vitera e banda

Edu Casa Nova

Zelito Miranda

Viny Brasil

Rebeca Tarique

 

Dia 26 de junho 

Júlio Cesar

Pinotte

João Almeida

Rafa Mendes

Aloisio Menezes

 

Obs. – Grade Sujeita a Alteração 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.