I Feira de Artesanato de Utinga ressalta pluralidade artística e agricultura familiar


Fotos/ Divulgação

No dia 7 de maio acontece a primeira edição da Feira de Artesanato de Utinga, cidade localizada na região da Chapada Diamantina, rica por sua diversidade cultural e produção artesanal. Das 7h às 23h, o público poderá conferir na Praça Antônio Muniz uma diversidade de obras que vão desde cestarias, trançados, esculturas, pinturas, objetos em cerâmica, madeira, crochê e fuxico, até comidas e bebidas produzidas artesanalmente, como doces, sequilhos e a famosa cachaça Cabeceira do Rio.

A feira é idealizada e coordenada pela artesã e agitadora cultural, Urânia Viana, e organizada em conjunto com a comunidade de artesãos locais, com apoio de associações, sindicatos, poderes públicos e privados. As obras que serão apresentadas nas feiras e a programação podem ser acompanhadas através do instagram @arteemtracos.

Reunindo obras de mais de 50 artistas da cidade, a feira vem destacar a produção artesanal feita com matérias-primas vindas da agricultura familiar local, como a fibra da bananeira – que tem produção expressiva em Utinga e da qual também dá origem aos doces de banana -, a palha do licuri, o cipó e sementes diversas, além de ressaltar a pluralidade cultural e artística proveniente dos povos originários que compõem a cidade, entre eles os indígenas Payayás, que expressam suas tradições ancestrais através do artesanato e da produção artesanal de bebidas como a cachaça,  as cervejas de jambu, licuri e cambuí.

A cidade, que por 25 anos contou com a Semana de Arte e Cultura em sua programação de eventos anuais, já esteve em evidência como espaço de efervescência cultural na região da Chapada. De acordo com Urânia Viana, a feira surge como um movimento de resgate e estímulo aos artistas da terra, assim como uma iniciativa que visa fomentar o mercado cultural e turístico do município.

“Além das exposições, teremos apresentações de música e dança com artistas utinguenses. Queremos mostrar a grandeza e riqueza cultural que existe dentro de uma cidade de 19 mil habitantes, além de incentivar a geração de renda para os artesãos locais”, afirma a coordenadora da feira.

Urânia também ressalta o valor histórico da cidade no evento. “A praça será ornamentada com uma casinha, venda e igreja, feitos de taipa e palha, em referência às primeiras casas que povoaram a cidade de Utinga, que recebeu o primeiro nome de Palha. A região era pouso dos tropeiros que viajavam pela rota da estrada real, que passa pelo Riachão de Utinga.”
I Feira de Artesanato de Utinga

7 de maio, das 7h às 23h

Praça Antônio Muniz

Mais informações: (75) 98808-7807

Acompanhe em: @arteemtracos

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.