FGM com programação virtual do Dois de Julho até dia 5


Fotos Marisa Vianna/Divulgação

O dia da Independência da Bahia é um orgulho que bate no coração de todos os baianos e baianas. A data representa a vitória de nosso povo e é uma homenagem aos nossos heróis.

Para celebrar esse evento histórico, a Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove uma programação especial entre os dias 1 e 5 de julho, que terá a tradicional cerimônia cívica, bem como diversas atrações artístico-culturais.

Com o tema “A Chama da Esperança”, a edição deste ano homenageia a atuação de nossos heróis da independência, mas reverencia também a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia do Covid-19. Essa demonstração é um reconhecimento da luta dessas pessoas pela vida de nossa população e por manter a luz de um futuro melhor acesa.

Por conta da pandemia, a programação acontecerá de forma híbrida. Os atos institucionais acontecerão presencialmente, com acesso permitido apenas para as autoridades e imprensa, sem aglomeração e com os cuidados sanitários orientados por nossas equipes competentes. Enquanto que as atrações artísticos-culturais serão realizadas de forma remota, com acesso gratuito e aberto para o público através da internet.

Programação presencial – No dia  2 de julho deste ano, é celebrado o 198º aniversário de independência da Bahia. Para marcar a data, às 8h, no Largo da Lapinha, é realizado o hasteamento das bandeiras, que contará com a presença do prefeito da capital, Bruno Reis, o governador da Bahia, Rui Costa, o deputado Adolfo Menezes, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais de Castro. Por conta da pandemia, não haverá acesso do público.

Durante a cerimônia, os Caboclos estarão posicionados do lado de fora, vestidos pelo artista plástico João Marcelo, de “Verde Esperança”. Ao final do ato solene, eles serão recolhidos.

Na sequência, a Pira do Fogo Simbólico, aqui nomeada simbolicamente como a “Chama da Esperança”, é acendida por dois profissionais de saúde, em um gesto que representa a luta do povo da Bahia na batalha contra a pandemia. Na ocasião, ainda acontece uma coletiva de imprensa com as autoridades presentes, como também a deposição de flores aos heróis da independência no busto do General Labatut.

Programação virtual – Dando início as atrações artístico-culturais, no dia 1 de julho, às 9h, é lançada a campanha #Meu02Julho. Através do perfil da FGM no Instagram (@fgmoficial) uma série de vídeos traz as memórias marcantes de personalidades de nossa cidade sobre o cortejo. O público também pode participar com seu vídeo através do site: culturafgm.salvador.ba.gov.br. Cada novo vídeo será lançado ao longo da programação.

A programação virtual apresenta, sempre às 9h, o filme “Dois de Julho: Um Sonho de Liberdade” no projeto #ConexãoFGM. Dirigido por Yuri Rosat, o curta-metragem retrata a importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural do povo baiano. O documentário mostra como a história se manifesta através do protagonismo do povo e do seu desejo por liberdade. O filme será exibido no canal da FGM no Youtube.

Ainda no mesmo horário, o projeto “Brincando com o 2 de julho” traz ao público diversos jogos de tabuleiro para se divertir e aprender sobre essa data com amigos, familiares e colegas. Os jogos estarão disponíveis no site da FGM.

Durante todos os dias, às 10h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) lança em suas redes sociais (Facebook e Instagram) a exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia”, uma ação que explora e traz curiosidades sobre as principais personalidades envolvidas nesse marco histórico.

Em seu canal do YouTube, o IGHB ainda apresenta, às 16h, a live de lançamento do livro “O processo da Independência do Brasil no Recôncavo Baiano (Política, Guerra e Cultura) 1820-1823”, do historiador Manoel Passos Pereira.

No livro, o autor compreende os episódios do 25 de Junho de 1822, em Cachoeira, e do 2 de Julho de 1823, em Salvador, como marcos inicial e final, respectivamente, da Guerra pela Independência do Brasil. A transmissão é apresentada pelo historiador Jaime Nascimento e conta com a participação do jornalista e pesquisador Jorge Ramos.

Já para quem quiser conhecer sobre os territórios mais marcantes no processo de independência da Bahia, o historiador Ricardo George ministra a série Vídeo-aulas, no canal da FGM no Youtube, nos dias 1, 3 e 5, às 14h. Ele passeia pelo Recôncavo, pelo Subúrbio Ferroviário e pelos Quartéis e ruas de Salvador, a fim de compreender a importância desses territórios para a vitória de nosso povo contra os portugueses.

No dia 2 julho, o destaque fica para o Encontro de Filarmônicas, que acontece às 18h no canal da FGM no YouTube. Importante presença nos festejos da independência, 10 grupos de filarmônicas se apresentam de forma virtual. Com a curadoria do maestro Fred Dantas, o programa exibe a marcha de cada uma e, logo em seguida, bate um papo com seus coordenadores.

Para fechar as comemorações, no dia 5 de julho, às 18h30, acontece mais uma edição do projeto “Patrimônio é…”, desta vez com o tema: 2 de Julho e Territórios Virtuais de Memórias. São presenças confirmas a desenvolvedora do aplicativo 2 de Julho GO, Jamile Coelho, a idealizadora do RPG 2 de Julho, Josenilda Mesquita e a professora Kerollen Hagnyss. Eles contam sobre a experiência de aliar os fatos históricos dessa importante data, com a ludicidade dos jogos de tabuleiros, videogames e aplicativos.

Confira a programação completa:

• 1 de julho
9h – Projeto #Meu2deJulho, com a participação de personalidades contando uma memória marcante do Cortejo.

9h – Projeto Brincando com o 2 de Julho

9h – Projeto #ConexãoFGM – Filme “Dois de Julho – Um sonho de Liberdade”

10h – Lançamento da exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia”

14h – Série Vídeo-aulas | Territórios | Aula 01: O centro Ferve: Quartéis e ruas (Forte de São Pedro, Aflitos, Campo Grande e Gamboa: O levante e o motim pelas ruas/ Cidade Alta e Cidade Baixa: Praça Tomé de Souza e Partido da Praia)

17h – Lançamento do livro “O Recôncavo e a Guerra da Independência” (Edufba), do historiador Manoel Passos, em live transmitida pelo canal www.youtube.com/ighbba.
• 2 de julho

– Cerimônia Cívica

8h – Hasteamento das bandeiras – Saída dos Caboclos do Pavilhão

8h15 – Acendimento da Pira do Fogo Simbólico

8h30 – Coletiva de Imprensa

8h50 – Deposição de flores aos Heróis da Independência no busto do general Labatut
– Programação artístico-cultural
9h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram

9h – Projeto Brincando com o 2 de Julho

9h – Projeto #ConexãoFGM

10h – Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,

14h – #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram

18h – Encontro de Filarmônicas

• 3 de julho
9h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram

9h – Projeto Brincando com o 2 de Julho

9h – Projeto #ConexãoFGM

10h – Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,

14h – Série Vídeo-aula | Territórios | Aula 02: O Recôncavo, a Ilha e outros territórios de Independência na Bahia

• 4 de julho
9h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram

9h – Projeto Brincando com o 2 de Julho

9h – Projeto #ConexãoFGM

10h – Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,

14h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram

• 5 de julho
9h- Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram

9h – Projeto Brincando com o 2 de Julho

9h – Projeto #ConexãoFGM

10h – Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,

14h – Série Vídeo-aula | Territórios | Aula 03: Subúrbio e as rotas da Independência

18h30 – Patrimônio É…Tema: 2 de Julho e Territórios virtuais de memórias” com as participações de Jamile Coelho (Aplicativo 2 de Julho GO), Josenilda Mesquita (RPG 2 de Julho), Felipe Pereira (2 de Julho Tower Defense) e a professora Kerollen Hagnyss.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.