O “Conversas Plugadas” voltará ao ambiente online no mês em que se celebra o Dia Internacional da Dança numa edição especial #BTCA40anos. Uma live, no dia 22 de abril, quinta-feira, às 19h, traz o documentário “Memórias em Movimento – A História do Balé Teatro Castro Alves” como o fio condutor das trocas entre Giovani Lima, diretor do filme, e do coreógrafo Antrifo Sanches, que estava à frente da direção artística do BTCA durante as gravações do longa.
A dupla será mediada pela bailarina Lílian Pereira, integrante do corpo artístico do Teatro Castro Alves (TCA). A conversa será transmitida na página de Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial). Criado em 2007, o projeto “Conversas Plugadas” reinventou-se no mundo digital, durante a pandemia, mas não deixa de compartilhar experiências de reconhecidos profissionais do campo da arte
No mês que marca as quatro décadas de nascimento do BTCA, com intensa produção artística, o papo do trio passeará pelo processo criativo do filme “Memórias em Movimento”, que traz um apanhado sobre a trajetória da primeira companhia oficial de dança do Norte-Nordeste.
A obra, produzida pela Malagueta Filmes, parte da contextualização da cena artística do final dos anos 1970, abordando a força da dança como expressão e o que representou o surgimento do BTCA para a cultural local, com a consolidação de um cenário de profissionalização em dança.
Giovani Lima – Diretor de filmes publicitários, pós-graduado em Criação Publicitária pela ESPM-SP, Giovani estudou direção em Londres, onde rodou seu primeiro curta em 16mm. Em 1999, criou a Malagueta Filmes e atende a agências de todo o Brasil com publicidade e branded content para clientes como O Boticário (premiado no MAA internacional 2018), Rede Globo, Grandene, Ambev e Itaú.
Seu repertório inclui filmes no Panamá, Argentina e República Dominicana. Coprodutor de “Reza a Lenda”, de Homero Olivetto, escreveu e dirigiu a série “Profetas da Chuva” – Canal Futura; codirigiu a série “O Mago do Pop” – Music Box Brasil; escreveu e dirigiu o telefilme “Memórias em Movimento” – Canal Curta!; escreveu e dirigiu o filme documental “Rogai por nós”; está em captação para seu longa “Desassossego”, em parceria com Telecine e O2 Play; e pré-produção dos telefilmes “A música não pode parar” e “3º Sinal”, para o Curta!, da série “Nocaute”, para a Band, e da série de “On Board”, para o Box Travel em parceria com a Liberato Produções.
Antrifo Sanches – Professor da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antrifo é dançarino, coreógrafo e produtor em dança. Com graduação em Dança pela Folkwang Hochschule (Alemanha), tem mestrado em Artes Cênicas e doutorado em Educação pela UFBA. Foi dançarino e diretor artístico do Balé Teatro Castro Alves (2015-2019), além de cofundador da Cia. Viladança. Atualmente, é vice-diretor da Escola de Dança da UFBA e coordenador do Curso de Licenciatura em Dança EAD, também pela mesma Universidade.
Lílian Pereira – Depois de iniciar seus estudos de balé clássico na Escola de Ballet do Teatro Castro Alves (EBATECA), em 1966, com experiências em jazz, dança moderna, capoeira e ballet moderno, Lílian torna-se membro da Royal Academy of Dancing. Aprimorou seus conhecimentos em técnicas de dança em escolas de Londres, Paris e São Francisco (EUA).
Ao retornar para Bahia, no ano de 1982, presta concurso público para o recém-criado Balé Teatro Castro Alves. Na companhia oficial de dança da Bahia, além de bailarina, já passou pelos postos de diretora (2005-2008), assistente de coreografia e diretora de cena. Com o BTCA, participou de turnês de sucesso por vários países da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Graduada em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Conversas Plugadas – Criado em 2007, o “Conversas Plugadas” proporciona aos profissionais, pesquisadores e estudantes de artes, bem como ao próprio corpo técnico do TCA, o contato direto com nomes de excelência dos diversos campos artísticos, em âmbito nacional e internacional. O projeto, assim, se alinha ao foco do Teatro Castro Alves de incentivar atividades de formação e desenvolvimento técnico de profissionais da cultura.
Teatro Castro Alves apresenta
“Conversas Plugadas” – Edição #BTCA40anos
Com: Giovani Lima, diretor do filme “Memórias em Movimento”, e Antrifo Sanches, ex-diretor artístico do Balé Teatro Castro Alves
Mediação: Lílian Pereira, bailarina do BTCA
Quando: 22 de abril (quinta-feira), 19h
Onde: Exibição ao vivo no Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)