Especial do Samba Junino com Augusto Conceição


Divulgação

Evento vai ao ar no próximo dia 29 de janeiro, às 19 horas, no Canal Conexão FGM, Youtube da Fundação Gregório de Matos

Ativista do movimento batizado, em meados dos anos 70, de samba junino, Augusto Conceição e banda darão o tom do Especial do Samba Junino: ”Pokett Nery convida suas estrelas”, que vai ao ar no próximo dia 29 de janeiro, às 19 horas, no Canal Conexão FGM, Youtube da Fundação Gregório de Matos. A rainha do Samba Junino Pocket Nery será a anfitriã do show gravado, que contará com as dançarinas Tininha e Jujuba, no Espaço Cultural Casa do Maestro.

O evento resultará em conteúdos que farão parte de um documentário que transversaliza o Samba Junino e o universo LGBT, realizado a partir da biografia de Pocket Nery. Moradora do Alto das Pombas, em Salvador, Nery é referência na cidade, enaltecida como mestra do samba duro, ritmo principal do Samba Junino, manifestação da cultura popular que em 2018 foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador, pela FGM.

Com a experiência de já ter tocado com nomes como Gerônimo, Carlinhos Brown, Edson Gomes e Lazzo Matumbi, Conceição é versado em música clássica. Toca pandeiro, surdo e timbal. Com forte influência do Candomblé, o samba de roda surgiu na sua vida com as “festas de caboclo” que aconteciam em sua casa.

Na Timbalada, foi arranjador, diretor, cantava e tocava trombone. Em 1993, com o estouro da Timbalada, Augusto levou a diversos países da Europa e também ao Japão toda sua musicalidade e conhecimento, aproveitando para aprimorar a sua já vasta cultura. Para Ivete Sangalo compôs as canções Bug Bug Bye Bye e Pererê.

Hoje atua no Samba do Vai Kem Ké, junto com produtor cultural Lomanto Oliveira, onde além dos dois, jovens percussionistas e “sambadeiras” tocam, cantam, dançam como as festas de caboclo da sua infância onde todos podem entrar cantando e dançando a vontade.

O evento acontece no Dia Nacional da Visibilidade Trans no Brasil. Nesta data, em 2004, pela primeira vez no Brasil, travestis e transexuais estiveram no Congresso Nacional para falar aos parlamentares brasileiros sobre a realidade desse segmento.

O projeto tem produção da Obá Cacauê, direção de Rick Caldas, roteiro de Fabíola Aquino e Moisés.A.Neuma. Com apoio financeiro da Fundação Gregório de Matos, via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Apoio institucional da Fundação Pierre Verger e da Iglu Loc.

Exibição do Especial do Samba Junino: “Pocket Nery convida suas estrelas”
Quando: dia 29 de janeiro de 2021; às 19 hs, dia da Visibilidade Trans
Onde:Canal Conexão FGM Youtube GRATUITO -https://www.youtube.com/channel/UCuY4L3rrfuCwAryRnsniPMg
Informações para a imprensa Fabíola Aquino – Contato: (71) 99145-7119

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.